terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ser Uma Munaqaba

Muitas pessoas me perguntam como é ser uma munaqaba, pois vamos tentar explicar.

Ser uma munaqaba é aprender a sorrir com o olhar, e você pode sim aprender a fazer isto, eu creio que aprendi, porque eu sei que todos sabem quando eu estou sorrindo.

Eu vejo o mundo através do meu niqab. Meus olhos percorrem o horizonte e se comunicam com todos à minha volta.

Ser uma munaqaba é aprender a falar com a alma, a partilhar a sua existência com todos à sua volta mas também se recolher em seu coração.

Ser uma munaqaba é ser firme em suas convicções, e deste modo com o mundo dialogar.

Eu ando nas ruas da cidade e sim as pessoas sempre me percebem e me olham, muitas com admiração, outras já com espanto, umas poucas pessoas com olhares de desdém.

Algumas pessoas que nada sabem sobre o que é ser uma munaqaba me olham com pena "coitada tão oprimida e fechada sem nem poder direito respirar".

Eu compreendo, compreendo sim, porque ser uma munaqaba é também compreender. Compreender o olhar do outro e suas possibilidades de entendimento ou não.

Mas em geral o olhar é de admiração, e curiosidade.

Uma grande lição também aprendida é que tudo depende mesmo de como você interage.

Vou repetir à mim mesma citando a frase "O mundo sempre reaje da maneira como você age" e é uma grande verdade, e eu nunca vivenciei algo tão forte que comprovasse tanto esta frase quanto é a vivência de ser uma munaqaba.

Muitas vezes eu entro em lojas ou lugares e as pessoas olham espantadas sim para mim, não sabem como agir.

Mas basta que eu dê um sorriso e converse um pouco e por conta disto o jogo vira completamente, de uma hora para outra todos querem comigo falar, eu até desconfio que acabam achando muito legal o fato de estarem conversando com uma verdadeira munaqaba! Uma coisa inusitada! E difícil de acontecer por aqui, por estas "terras brasilis" =)

Sobre questões práticas?

Não eu não sinto dificuldade para respirar! Rs... as pessoas se esquecem de que panos podem ser leves e porosos, e não há problema nenhum nisto, respiro livremente e dentro do meu niqab com muita paz.

Para comer, sem problemas eu já me acostumei. basta levantar levemente o niqab no antebraço esquerdo por dentro e levar um garfo, um copo com canudinho ou um alimento à boca. Confesso que sofri alguns "acidentes de percurso" para aprender rs... o mais memorável deles foi com uma bomba de chocolate, um dos meus docinhos prediletos. eu a segurei, e estava indo tudo muito bem até que eu mordi e ela literalmente "explodiu" todo o creme do recheio pela outra ponta rs... sorte que meus niqabs são feitos de tecido realmente leve e prático, bastou um paninho com água e pronto, nova em folha para prosseguir naquele dia.

E sim eu sinto calor! Mas sinto como qualquer pessoa, porque o chador e o niqab e as luvas e tudo me protege do sol, e roupas como o chador costumam preservar uma camada de ar fresco por dentro, o que me leva em algumas situações a sentir até menos calor do que as pessoas à minha volta. Eu já parei do lado de muita mulher por aí semi-nua, ou com pouca roupa, ela pingava de suor e eu estava ali, toda coberta e beem tranquila sem nada sentir.

E uma pergunta que muitas pessoas me fazem, em especial quem não é muçulmano e não conhece o Islam: "Você sempre fica assim? Em casa também?"

Não, de forma alguma. em casa eu tiro o niqab e o chador (ou abaya, eu estou usando muita abaya ultimamente). Eu me cubro sempre na presença de homens. São os homens que não podem me ver, a não ser o meu noivo, que vê o meu rosto, e meus parentes como por exemplo irmãos.

Se eu estou na mesquita, na área reservada para nós mulheres, por exemplo, eu tiro o niqab, sem problemas. Então eu sempre me cubro na presença de homens que não sejam parentes, e nem o meu noivo.

E assim eu vou vivendo, vendo o mundo através do niqab...

Eu sou muito feliz por ser uma munaqaba, todos os louvores sempre são para Allah!

Salam!


Seguir em frente depois do Ramadan - lições aprendidas, mudanças adquiridas


Muitas pessoas dizem que o meu blog é um blog islâmico.

E sim é verdade, ele é sim um blog islâmico, mas é um blog onde o Islam é retratado através dos olhos da pele e dos sentimentos de uma mulher!

Neste sentido a linguagem aqui é totalmente feminina sim, é o que eu vivencio, o que eu vejo, o que eu sinto.

Eu poderia colocar aqui e ainda pretendo colocar mais posts sobre ensinamentos mesmo, com citações de ahadith e de trechos do Alcorão, com definições de escolas islâmicas e matérias mais didáticas. Mas o tema central do meu cantinho sempre será o sentimento, a emoção vivida, a vivência aprendida...

&***************************************&

Apenas uma introdução, para o assunto que quero abordar.

Porque muitas coisas eu vou deste meu Ramadan levar.

Vou levar comigo com toda a certeza e de forma nítida a minha fé alimentada, reforçada, a minha certeza de que eu saio mais firme em minha convicção de fé deste Ramadan do que quando nele entrei. Este foi um verdadeiro alimento para o meu Iman, para a minha fé, e eu levo comigo.

Vou levar comigo também uma grande lição que me mudou para sempre: O Perdão.

Porque eu precisava encontrar um meio de aprender sobretudo a me perdoar, e também a perdoar pessoas que de fato tiveram uma atuação catastrófica na minha vida. Eu levarei comigo esta grande e sábia lição, algo que era de fato necessário em minha vida.

Estou animada com isto! E começo a me sentir novamente energizada...

Vou levar...

Vou levar comigo a certeza de que não é fácil não ser uma muçulmana, mas é algo que nos engrandece e nos eleva em direção a Allah! Porque, minha impressão de "primeira viagem" não pensem que é fácil fazer jejum durante um mês islâmico inteiro, ainda mais vivendo em um país TEORICAMENTE LAICO, onde não se tem as facilidades de um país de maioria islâmica, com mudanças de horários de trabalho e estudo, feriados, todo mundo em jejum.... não meus amigos e minhas amigas, aqui temos de ser fortes e fazer muitas orações, muitas vezes me senti só no meio do mar, mas permaneci forte e firme e esta verdadeira alegria em meu coração de ter feito o jejum completo eu vou comigo levar.

Vou levar, comigo o agradecimento a Allah pela dádiva do alimento, pela pureza cristalina da água, pelo vento, pela vida, pelo mar.

Vou levar comigo a fraternidade vivida em momentos marcantes ao lado de queridas irmãs e de todos os meus irmãos.

Levo também para sempre a recordação.

A recordação do meu primeiro intenso e lindo Ramadan...

Tudo isto são coisas que eu vou para sempre comigo levar...

Salam!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Está Oficialmente Confirmado - Eid Al Fitr amanhã, terça-feira, dia 30 de Agosto de 2011.



O Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, anuncia oficialmente que dia 30 de Agosto de 2011, Terça-feira é o dia do Eid Al Fitr(Feriado do Desjejum) e parabeniza a todos por esta data, pedindo a Deus que abençoe e guie a todos! Kul Am wa antum bikhair!

Aproveito para desejar a todos os meus irmãos e irmãs do mundo inteiro um Feliz Eid!


EID MUBARAK!


Desejos de dádivas para toda a Ummah, a Grande Nação do Profeta Muhammad (saws) em todos os cantos do mundo e que Allah nos abençoe e nos encaminhe à senda reta!

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de São Bernardo do Campo (SP)




Vamos conhecer neste post umas das mesquitas mais imponentes, em minha opinião, entre as Mesquitas do Brasil, emblemática, e facilmente reconhecível pelos seus dois robustos e harmônicos minaretes, a Mesquita Abu Bakr Assidik - a Mesquita de São Bernardo do Campo (SP).

A Mesquita de São Bernardo foi construída em 1984 mas pelo que eu pude constatar na internet, a conclusão de um dos dois minaretes só foi realizada a pouco tempo, ela se localiza na Rya Henrique Alves dos Santos, nº 205, no bairro Jardim das Américas em São Bernardo do Campo (SP) - telefone (11) 4337-3434 -  www.islambr.com.br .

Um dos traços mais marcantes da mesquita são os seus dois minaretes, com 27 metros de altura cada um, e encimados por cúpulas verdes.

Por dentro, um amplo salão que em alguns aspectos me lembra o salão de orações da minha mesquita, a Mesquita Salah el-Din, Mesquita do Pari, já retratada aqui na série MESQUITAS DO BRASIL, porque é um salão amplo, de desing clean, branco e claro, e guarnecido de vidraças transparentes que inundam o seu interior com a luz do sol.


Interior da Mesquita de São Bernardo visto à partir da "mesquita das mulheres" da mesquita.


O lindo lustre central da Mesquita de São Bernardo. Por detrás do lustre, podemos ver uma pequena parte do mimbar da mesquita.

Outra característica que lembra a Mesquita do Pari, é a "mesquita das mulheres" localizada acima do salão dos homens, como um mezanino, um tipo de arranjo muito prático e confortável.


O salão de orações para as mulheres da Mesquita de São Bernardo, em uma configuração que lembra a Mesquita do Pari.


Anexo à mesquita existe uma quadra e lindos e bem cuidados jardins.


Portão lateral da mesquita que dá acesso à quadra e a um estacionamento.


Detalhe do lindo e muito bem cuidado jardim da Mesquita de São Bernardo


A Mesquita de São Bernardo oferece aulas e cursos de religião e desenvolve inúmeras ações sociais.

As fotos deste post são de autoria da irmã Mariam Tieppo.


Mais detalhes do entorno da Mesquita, aqui é interessante observar o bonito trabalho que foi executado nos vidros das janelas.


Detalhe do jardim da mesquita com sua aconchegante iluminação.


Infelizmente eu não consegui localizar fotos do curioso mimbar da mesquita, executado em madeira em estilo tradicional, mas que contém também o mishrab. E também não encontrei uma foto sequer retratando a cúpula da mesquita, se alguém tiver fotos assim eu agradeço a colaboração =).


A Mesquita de São Bernardo adquire novas cores com o cair da noite e o acionamento de sua iluminação.



Não há uma sequência pré-determinada para a ordem das mesquitas a serem retratadas na série MESQUITAS DO BRASIL.

Eu comecei falando da Mesquita dos Malês, em Salvador (BA) que é considerada a primeira mesquita de que fato existiu no Brasil mas foi demolida, em seguida retratei a Mesquita Brasil, em São Paulo (SP) que é a mais antiga mesquita da América Latina já que a dos Malês não deixou sequer imagem ou localização precisa, e passei a retratar as mesquitas brasileiras a partir da cidade de São Paulo apenas por este fato e pelo fato de que eu sou paulistana, com a intenção de retratar todas as mesquitas do Brasil, ao menos as que eu sei de sua existência.

Mas eu vou quebrar a sequência paulista um pouco no próximo post e, à pedidos (e não foram poucos!), vamos conhecer a Mesquita do Rio de Janeiro!

Salam!

domingo, 28 de agosto de 2011

Amor



É sempre o amor que me move, é sempre o amor que me faz viver, na verdade foi o amor que me fez estar viva até hoje, porque sem amor eu não estaria aqui escrevendo estas palavras.

É sempre o amor que me move, o amor intenso e verdadeiro por Allah em primeiro lugar, algo que herdei de minha mãe e que desde pequena eu tive presente em minha vida, e ela nem é muçulmana, mas desde pequena me ensinou a amar a Allah sobre tudo, e em primeiro lugar, é este amor que me fez me tornar muçulmana, é este amor que me fez sobreviver...

Sempre é o amor que me move, o amor intenso pelo Profeta Muhammad (saws), por seu exemplo e por seus ensinamentos, o amor por sua vida que foi também coragem e resistência na paz, o amor por tudo que ele nos ensinou e nos deixou como legado, este amor me fez me tornar submissa a Deus, e feliz todos os dias por ser uma muçulmana.

Há sempre o amor a me mover, o amor pelo Milagre em forma de Livro, que veio de Allah para o Profeta (saws) em uma noite solitária, perdida e escura entre as pedras de uma caverna nas montanhas de Makka, uma noite que brilhou para sempre e seu brilho atravessou todas as eras, e até hoje nós relembramos esta linda noite. É o amor que nos faz celebrar Lailatu-l-Qadr, é o amor que nos faz jejuar, é o amor que nos faz rezar, é o amor que nos faz sempre ler exatamente como disse a voz ecoando entre as estrelas "Leia, em nome de Teu Senhor, leia..."

Há sempre o amor pela vida, o amor que foi a corda segura com que eu me pendurei no penhasco da morte e da destruição e me fez deixar o abismo, há sempre o amor que talvez eu mesma pequena e tola nunca percebi que existia, hoje eu sei que existe o amor, que foi o amor que me fez andar perdida sim pela noite tenebrosa mas nunca me deixou morrer para sempre, sempre foi o fio condutor que me fez pisar em pedras cortantes sem com isto me esvair totalmente, há sempre o amor, o grande e intenso amor...

É o amor que me faz humildemente estender minha mão e ajudar, é o amor que me faz aqui escrever, é o amor que me faz respirar, é o amor que me faz viver!

Curiosamente eu não conheço até hoje o amor por um homem, porque este direito me foi arrancado quando eu fui destroçada pelos dois lobos no campo de flores!

Mas agora eu sei que estou pronta para sentir, agora eu sei que sinto algo muito forte pelo meu habiby, e que ele será o primeiro de muitas coisas, inclusive o primeiro a ter para si o meu coração, inshallah! Inshallah!

Porque este mesmo amor me fez entender de fato o que é perdoar, neste meu primeiro e intenso Ramadan. Perdoar os lobos, perdoar a mim mesma, e só com o perdão verdadeiro é que nos tornamos prontos para amar, eu lutei muito para aqui chegar, e agora eu sei o que é perdoar...

Porque eu lutei?

Talvez por amar...

E este foi o grande tesouro que Allah me trouxe no meu Ramadan, saber perdoar, e estar pronta para enfim poder sentir amor.

Porque há sempre o amor, sempre o Amor...

sábado, 27 de agosto de 2011

Laylatu-l-Qadr

1. Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
2. Louvado seja Deus, Senhor do Universo,
3. Clemente, o Misericordioso,
4. Soberano do Dia do Juízo.
5. Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
6. Guia-nos à senda reta,
7. À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.



Esta é a minha oração, a oração final da noite mais linda do ano, da Noite do Decreto, pois permaneci em silenciosa oração, porque atravessei a noite rezando e refletindo...

Esta é a minha oração, me volto para uma noite distante onde um homem distante de mim se recolheu sozinho em sua solidão distante em uma montanha distante e ao mesmo tempo tão próxima de mim.

Duas pontas da corda do tempo que se entrelaçam, como se entrelaçam as flores e traços em lindos mosaicos e arabescos gravados nas paredes de mesquitas do mundo que atravessam as eras e chegam até nós.


"Leia! Em nome de Teu Senhor! Leia!"


"Leia!..." Estas palavras ecoaram pela caverna e encontraram eco no coração de um homem simples, iletrado, e que mudaria o mundo e a história a partir daquelas palavras...

"Leia! Em nome de Teu Senhor! Leia!"... E estas palavras ecoam até hoje nas pedras de uma montanha desde que foram pronunciadas, a mais de 1.400 anos atrás...

Ecoam em todas as mesquitas e no coração de todos os que são verdadeiramente tementes a Deus. Ecoam nas páginas do Milagre em forma de Livro que Allah, louvado seja fez descer em forma de graça para toda a humanidade, através do coração daquele homem simples, de um único homem que mudou a sua história...

Não foi saboroso se alimentar de fel.

Assim como não foram agradáveis todas as pedradas, todas as batalhas, todas as flechas lançadas e espadas cruzadas e entrelaçadas nem toda perseguição, no entanto ele se recolheu em sua fé e paciência, e exemplo de compreensão.

Hoje estamos aqui terminando esta noite no mundo todo, em muitos lugares ela já terminou... E ainda hoje ouvimos os ecos da voz que trouxe a Mensagem de Deus.

Hoje somos muitos, e seguimos os passos daquele homem que tanto nos deu, que acima de tudo entregou sua vida como exemplo para ser seguido por todo temente a Deus.

Hoje a estrela brilha cada vez mais forte por cima do céu.

Hoje eu me recolho em meus pensamentos de dentro do véu...

E assim como todos os meus irmãos e irmãs espalhados por todos os cantos do mundo eu leio sim, exatamente como a voz falou:


"Leia, em nome de Teu Senhor!

Leia...

Leia..."

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Mogi das Cruzes (SP)

Sim eu estou com insônia então vou aproveitar que estou com insônia e vou fazer algo de útil, apresentar para vocês mais uma mesquita da série....



MESQUITAS DO BRASIL!



E desta vez vamos conhecer a linda Mesquita de Mogi das Cruzes (SP).

A Mesquita de Mogi das Cruzes foi fundada no ano de 2003, mas a SOCIEDADE CULTURAL E BENEFICENTE ISLÂMICA DE MOGI DAS CRUZES já existe a muito tempo.

A Mesquita é realmente bela e foi reverenciada pela cidade de Mogi com uma linda praça triangular ao seu lado, a Praça da Mesquita, contendo uma passarela central que começa em um lindo e imponente obelisco islâmico e termina na direção da Mesquita em lindos e imensos blocos em forma de páginas do Alcorão, contendo textos do Alcorão. Eles se parecem com folhas soltas do Livro, em posição vertical.

A "Praça da Mesquita" em Mogi das Cruzes (SP), uma linda praça triangular localizada ao lado da Mesquita de Mogi das Cruzes. 

 O obelisco islâmico da Praça da Mesquita em Mogi das Cruzes (SP)

Trechos do Alcorão na Praça da Mesquita em Mogi das Cruzes

Com um design muito particular e um acabamento interno realmente lindo e colorido, a Mesquita apresenta um lindo mishrab com iluminação especial ladeado pelo mimbar. Sua cúpula é revestida de lindas pastilhas e os seus minaretes são avistados por grande parte da cidade.


A Mesquita de Mogi das Cruzes vista da Praça da Mequita

A Mesquita faz parte de roteiros culturais da cidade e também é palco de inúmeros eventos municipais.

Ela se localiza na Avenida Henrique Eroles, nº 200 - Alto Ipiranga - Mogi das Cruzes (SP).


Detalhe do acabamento interno da mesquita, evocação das tradições em design atualizado.

O mishrab, com sua iluminação especial, e o mimbar da Mesquita de Mogi das Cruzes (SP) 

Vista do Salão de orações da Mesquita de Mogi das Cruzes

Uma Mesquita realmente linda, vale a pena conhecer!


A linda cúpula da Mesquita de Mogi das Cruzes, vista por dentro da mesquita

A Mesquita de Mogi das Cruzes (SP), retratada no trabalho do artista Luan de Morais, em trabalho de grafite e hidrocor

No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos conhecer a linda e suntuosa Mesquita de São Bernardo do Campo.

Salam!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Eu serei para sempre uma Munaqaba!



Eu passo por você, a bordo do meu véu...

Meus olhos brilham refletindo todo o céu...

Você não pode me ver,
a não ser,
que saiba traduzir,
o mais puro brilho da alma, nos meus olhos, a me refletir...

Você pensa "O que está acontecendo com aquela mulher?"

"Porque ela se cobre assim, o que será que ela quer?"

Talvez você possa compreender,
se souber,
traduzir,
Todo o amor por Allah, o verdadeiro véu, a me cobrir...


Há sim, neste ato de amor, o desejo de me entregar, apenas a Um, apenas a um Olhar...
Há sim, neste ato de amor, temência e submissão, apenas a Deus, Criador de toda a criação...


Você passa por mim, a mulher atrás de um véu!

"Quem será que é ela? O que será que há por detrás daquele céu?"

Meus olhos verdes a refletir,
apenas a esperança,
de dias melhores,
do Grande Dia que está por vir...

Amor no meu coração,
no olhar uma canção,
que se canta através do niqab
refletindo em mim, uma imensidão...

Eu serei para sempre, uma munaqaba!

Eu serei para sempre, para sempre uma munaqaba!

Eu agradeço a Deus, porque sou uma munaqaba

Eu vejo o mundo por trás do véu, e a minha paz, nunca nunca

se acaba!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Somente por Amor



Vou deixar aqui na praia esta casca, sentada no mesmo lugar, onde estive eu sentada nos  últimos dias, a pensar...

Vou deixar com ela todas as correntes, vou deixar bem aqui neste lugar, uma luz, um sinal,

Para quem aqui chegar

Depois de mim, porque estou de partida, para viver tudo aquilo que ainda não vivi.

Vou deixar aqui na praia esta marca, e não vou nunca mais aqui voltar, agora eu vou, eu sei que vou, partir deste lugar.

Tantas vezes eu vivi em outras vidas, e elas insistiram em me marcar, tantas vezes eu revivi no passado, o que eu ainda tinha pra contar

Agora não, não há mais nada, agora tudo está de fato consumado, as contas feitas, o livro fecha, agora tudo está de novo em seu lugar...

Vou levar comigo todas as lições, que foram feitas no caderno desta estrada, eu sei que vou agora conhecer de fato, outros lugares nesta minha caminhada.

O Ramadan me fez olhar para o espelho, e refletir sobre tudo que passou, agora sim, fechei o livro, não há mais dívidas nem culpas a saldar.

Eu agradeço a Allah por esta dádiva, porque fui forte e corajosa para voar, porque eu pude ter eu mesma neste instante, porque agora eu posso novamente

 ... sonhar.....


Somente por amor, podemos caminhar, e ir de encontro à luz, que é de fato vida, que sempre irá brilhar...

Somente por amor, podemos transcender, ir de encontro ao mar, suas ondas vencer, e não se afogar

Somente onde há amor, há também perdão, e talvez compreensão, de tudo que passou, de tudo que ficou, somente por amor,

Seguimos sempre em frente, nascemos novamente, o novo se faz sol, e brilha em meu olhar,

Eu vejo novas nuvens, eu vejo novo céu, eu quero alcançar...

Somente com amor, podemos caminhar, seguindo sempre o vento, a luz deste momento, nunca irá terminar...

É mesmo por amor, que eu deixo por aqui, bagagens que juntei, pesos que carreguei, as lágrimas pra chorar,

Eu não vou mais voltar... agora olho para trás, está tudo acertado, vou embora e fica a casca velha em meu lugar...

Somente
                  por
                            Amor...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Jundiaí (SP)


A linda mesquita retratada na foto acima é o Centro Islâmico e Mesquita de Jundiaí (SP).

A Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz se localiza na Rua José do Patrocínio, 165 - Vila Argos Velha - Jundiaí (SP) e os telefones de contato da Mesquita são os seguintes: (11) 4583-9417 e 4586-7990 (o DDD de Jundiaí é o mesmo de São Paulo mas deve ser discado para permitir ligações da capital para lá).

A Mesquita não possui site, ao menos eu não consegui localizar o site da mesquita depois de extensa pesquisa na net.

E assim como outras mesquitas do Brasil, nada achei sobre a sua história, neste caso nem ao menos o ano de sua inauguração.

Bem bem, temos de nos acostumar a isto. Sabem eu procuro fazer esta série com o maior carinho e atenção, mas faltam muitas informações sobre as mesquitas e eu sei que haverá vezes em que eu terei apenas fotos para motrar, talvez nem isto.

O pouco que sei sobre esta mesquita é através de relatos de amigas e o que eu li na net.

Uma amiga me contou que ela possui dois mishrabs, porque assim como outros casos, houve um erro no cálculo da posição de Makka em sua construção, então foi construído um segundo mishrab que é o usado hoje em dia posteriormente.

Vista do interior da Mesquita de Jundiaí, retratando o lindo entalhe em madeira do segundo pavimento, o lustre da mesquita, e atrás do mesmo podemos ver o parte do mimbar também em madeira, e o mishrab ao seu lado.

Eu li algo na net que me fez entender que o Centro Islâmico de Jundiaí possui um time de futebol! Sim sim e o nome do time seria "Mesquita de Jundiaí". Mas eu não tenho certeza a respeito disto.

Mas, uma coisa que é muito falada, é o famoso lustre da Mesquita de Jundiaí. Ele é realmente impressionante não só no tamanho como também na aparência, pende do centro da igualmente impressionante "Cúpula dupla" da mesquita, uma grande cúpula que é encimada por outra cúpula central menor, ambas totalmente pintadas à mão.



Outro detalhe que merece destaque é o acamento em madeira do segundo pavimento do salão de orações.

De fato uma linda mesquita, eu não a conheço ainda, espero conhecê-la em breve.


Vista do salão de orações da Mesquita de Jundiaí




No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos conhecer a linda e simpática Mesquita de Mogi das Cruzes.

Salam!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mas afinal de contas, o que é e como é o Ramadan?


Eu sempre consulto as estatísticas do meu blog e, uma coisa que me chama muito a atenção é a lista de palavras-chaves usadas em pesquisa pela net através da qual meu blog é localizado (coisa de blogueira né?).

E eu venho notando que, naturalmente, nos últimos dias tem aumentado o número de pesquisas à respeito do Ramadan.

Levando isto em consideração, e também o fato de que meu blog é muito procurado por pessoas que estão querendo aprender sobre o Islam de verdade, seja por interesse pessoal ou porque estão se preparando para se reverter ao Islam, eu decidi escrever este post, beem simplificado, em formato de perguntas e respostas, para explicar um pouquinho do que é o Ramadan, e como ele acontece em si.

Então vamos lá! Yalla bina!

Acho que a primeira pergunta que deve ser respondida é: O QUE É O RAMADAN?

O Ramadan é um dos meses do calendário islâmico, que é lunar e cujos meses duram 29 dias. Este é o mês sagrado para nós muçulmanos no mundo todo e é sagrado porque foi no mês de Ramadan que o Alcorão foi revelado por Allah, Louvado seja, ao Profeta Muhammad (saws), através do Arcanjo Gabriel.

Celebramos o Ramadan como comemoração pela revelação do Alcorão, o último dos Livros Sagrados de Deus, a revelação para toda a humanidade, e um verdadeiro milagre em forma de livro, um milagre por si só.

COMO ACONTECE O RAMADAN?

Nós jejuamos durante os 29 dias do mês de Ramadan.

O jejum é feito da seguinte maneira: comemos o Zuhur, um café da manhã bem reforçado, antes da oração da alvorada, o Salat Fajr, todos os dias. O Fajr entra normalmente por volta das 05:15 hs. (lembrando que o horário da oração varia de dia para dia conforme a posição do sol no céu), o que quer dizer que deveremos estar plenamente alimentados e saciados de água até a hora da oração.

Quando entra o Fajr, nós fazemos a ablução (purificação com água), rezamos e iniciamos o jejum.

Isto quer dizer que ficaremos sem consumir água, e sem nos alimentarmos, e sem colocar nada na boca (cigarro, remédios, nada, salvo em casos de extrema necessidade de horário de medicamentos em que o horário não pode ser alterado) até a quebra do jejum.

A quebra do jejum acontece depois da oração do crepúsculo, o Salat Maghrib, que entra normalmente por volta das 17:50 hs.

Então quebramos o jejum com água, é sunnah também comer tâmaras, em seguida rezamos, e depois da oração nos alimentamos.

Depois da quebra do jejum podemos nos alimentar e beber água naturalmente.

Mas é sempre recomendável o equilíbrio e a moderação. Sabem tem muitas pessoas que engordam no Ramadan! Isto não é recomendado e não faz bem para a saúde, e se não faz bem para a saúde, então é ilícito porque cuidar da saúde e ter vida saudável é também uma forma de louvar à Deus.

O JEJUM É PENITÊNCIA?

Não, de forma alguma! O jejum não é penitência mas sim oferenda à Allah e mais do que isto lembrança e um meio de se lembrar das dádivas com que Allah nos agracia. Além disso o jejum é também da alma, da língua, das más ações e maus pensamentos, um momento de se desprender das coisas desta vida e lembrar-se de Deus.

ALÉM DO JEJUM, O QUE MAIS CARACTERIZA O RAMADAN?

Também temos o Tarawih, a oração dos dias do Ramadan, que é realizado todos os dias depois do Salat Isha, a oração da noite.

O Tarawih consiste em 8 ou mais PARES DE RAKÁS. Raká é o conjunto de movimentos da oração islâmica, que inclui prostração, inclinação, e as recitações da surata Al Fatiha (a surata de abertura do Alcorão) e mais outras suratas.

O Tarawih é como se rezássemos 8 Salats Fajrs juntos, já que o fajr é feito com duas rakás, e em cada uma delas se faz o tashahud e a saudação final.

Além do Tarawih, é sunnah ler o Alcorão durante o mês de Ramadan, refletir sobre a Mensagem de Allah, e fazer as orações em comunidade nas mesquitas.

Nas últimas 10 noites do mês de Ramadan acontece a Noite do Decreto, a noite em que houve o princípio da revelação, e só Allah Louvado seja e o Profeta (saws) sabem com exatidão qual é esta noite. Portanto nas últimas 10 noites do mês nós muçulmanos rezamos a noite do decreto nas mesquitas em congregação e a noite inteira.

QUANDO TERMINA O RAMADAN?

O Ramadan termina no dia 29 do mês de Ramadan, que este ano coincide com o dia 29 de agosto do calendário gregoriano, no EID AL-FIRTH, o dia mais importante do calendário islâmico, um dia de confraternização nas mesquitas do mundo todo, um dia em que há um lindo banquete e todos são convidados a participar, e um dia em que as crianças ganham presentes e as cidades dos países onde há maioria islâmica brilham com as luzes das lanternas do Ramadan e com as pessoas na rua.

É altamente recomendável praticar a caridade durante o mês de Ramadan, rezar em comunidade, compartilhar, convidar as pessoas para o iftar, a quebra de jejum, e reforçar os laços da comunidade islâmica.

É uma ocasião de visitas à família, de união das famílias, e sobretudo de se lembrar de Allah, louvar a Allah , fazer orações e leituras do Alcorão.

Basicamente, este é o Ramadan! Espero que seja útil para quem está aprendendo sobre o Islam, eu posso ter me esquecido de algum detalhe que eu queira comentar, mas se fiz isto eu comento nos próximos posts, tá bom? =)

Salam!

Ramadan Kareen!



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Santo Amaro - São Paulo (SP)


Esta é a última das 4 grandes mesquitas de São Paulo a ser retratada aqui na série MESQUITAS DO BRASIL, no próximo post eu vou falar da Mesquita de Jundiaí, e então vamos conhecer outras mesquitas de outras cidades do Brasil.

Assim como as outras mesquitas, eu encontro pouca informação sobre a história da Mesquita de Santo Amaro, a não ser uma menção sobre a data de sua fundação: 1982.

Ela se localiza na Av. Yervant Kissijkian, 106 - no bairro de Santo Amaro em  São Paulo - SP e é também a sede da FAMBRAS - FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES MUÇULMANAS BRASILEIRAS (http://www.fambras.org.br/).

Uma característica muito interessante à respeito da Mesquita de Santo Amaro é o seu acabamento externo todo executado em ladrilhos multicoloridos que compõem lindos mosaicos e motivos islâmicos, dando à mesquita um colorido especial, além dos dois lindos minaretes que a completam.

O acabamento da Mesquita de Santo Amaro, lindos ladrilhos que compõem lindos mosaicos e arabescos em todo o seu exterior 

Os dois minaretes da Mesquita de Santo Amaro

dentro, um magnífico salão de orações todo ornamentado por finas pinturas e arabescos, encimado por linda e magnífica cúpula inteiramente pintada.


O Magnífico salão de orações da Mesquita de Santo Amaro 

Detalhe da cúpula da Mesquita de Santo Amaro 

Detalhe do acabamento interno da Mesquita de Santo Amaro 

O mishrab e o mimbar da Mesquita de Santo Amaro, em estilo tradicional 

A mesquita possui salão de eventos anexo e um lindo jardim lateral, e é palco de inúmeros cursos, eventos e reuniões.


Foto mostrando o jardim lateral à Mesquita de Santo Amaro, onde se vê também a magnífica cúpula da mesquita

Com esta linda mesquita, eu encerro então a série das grandes mesquitas da cidade de São Paulo, perfazendo um total de 4 mesquitas.

ALÉM DESTAS

Temos a dádiva de ter na cidade de São Paulo inúmeras mussalas, que são pequenas mesquitas ou salas de oração, como a Mussala da Praça da República e a Mussala do Paraíso.

 Como exemplo cito aqui a querida Mussala do Paraíso, que eu também costumo frequentar durante a semana. E as fotos que se seguem foram tiradas no interior da Mussala, durante a halaqa que sempre acontece na mussala a cada 15 dias, sempre aos domingos.

Mussala do Paraíso colorida pela presença de muitas irmãs queridas e lindas. Eu sou a munaqaba láá no fundo. esta cortina delimita do reservado para mulheres que está à frente, sendo que além delas é o salão reservado para os homens. 

Foto que mostra o mimbar e parte do mishrab da mesquita, lateral ao mimbar

A Masjid Al Firdaus (Mussala do Paraíso) localiza-se à Rua Estela, 64 - no bairro da Vila Mariana.

Entre mesquitas e mussalas, a cidade de São Paulo tem em torno de 10 mesquitas no total. Mashallah!

No próximo post da série, como eu disse no começo deste, vamos conhecer a Mesquita de Jundiaí.

Salam!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Meu Primeiro Iftar na Mesquita


Hummmm.... nada melhor para ilustrar este post do que uma linda e grande bandeja de tâmaras fofas e doces =)

E eu gosto muito muito mesmo mesmo de tâmaras mechy?

São lindas e nutritivas e docinhas e uma verdadeira dádiva de Allah, eu nunca comi uma fresca, a rutah, apenas a ballah ou tamr que são as em forma de passas, mas elas são realmente apetitosas e eu gosto muito! Ana ba'heb el tamr awy! =P

Eu tive a alegria de passar o meu primeiro iftar na minha querida Mesquita do Pari neste sábado agora, e eu nunca mais vou me esquecer deste dia.

O iftar é a quebra do jejum que acontece depois do Maghrib, a oração do crepúsculo, por volta das 18 horas (dependendo do dia).

Como fazemos o iftar? É assim: entra o horário da oração (atham, o canto de chamado para a oração) e então quebramos o jejum com tâmaras e água.

Em seguida fazemos a oração. E depois da oração comemos. E isto acontece todos os dias do mês sagrado de Ramadan.

O Ramadan é muito importante para nós muçulmanos, é o mês em que dedicamos á adoração a Allah e à lembrança de que foi neste mês que o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (saws).

E o último dia do Ramadan é o Eid al-Firth, o dia mais importante para nós, uma data que seria importante equivalentemente ao Natal para os cristãos. Mas o significado é outro, não confundam o significado, não tem nada a ver.

Este é o meu primeiro Ramadan! Sim eu sou novinha no Islam! =)

E além disso, marca exato 1 ano de minha reversão porque eu me reverti logo depois do Eid do ano passado.

Me lembro que eu estava prestes a fazer a minha Shahada e me deliciei com as fotos do Eid veiculadas na net, em sites e blogs de pessoas que eu nem imaginava que um dia seriam minhas amigas como são hoje, eu nem as conhecia. Ah! Como senti vontade de estar lá também!!! Foi uma vontade que me envolveu de verdade.

Este ano estarei no Eid inshallah!

Como é tudo novo para mim, vou me acostumando com o clima, os aromas, os gostos, as orações e tudo no que se refere ao Ramadan. E uma coisa marcante foi chegar na mesquita e sentir o delicioso e delicado aroma das comidinhas que estavam sendo preparadas na cozinha do salão de eventos da mesquita, um cheiro inconfundível que tomou toda a mesquita!

A mesquita estava cheia! Muitas irmãs e muitos irmãos se encontravam lá. Eu fico muito feliz quando vejo a mesquita assim! É uma confraternização de fato, muitas irmãs e amigas queridas, meu coração sempre sorri quando nos cumprimentamos e nos abraçamos em fraternidade verdadeira, cada uma mais linda do que a outra com suas roupas e véus islâmicos, estou entre iguais, é muito bom me sentir assim!

Eu cheguei à tarde e rezamos o Asr. Logo depois do Asr, teve a recitação do Alcorão e para variar eu me emocionei e chorei de emoção. Eu sempre me emociono com a recitação do Alcorão, é algo que me faz sentir de fato a fé em Allah e que marca de fato o Islam.

Então fiquei em companhia das minhas irmãs queridas na mesquita das mulheres da Mesquita do Pari, e quando entrou o Maghrib, surgiu uma linda bandeja cheia de tâmaras como a que ilustra este post, lindas e deliciosas!

Quebramos o jejum e fizemos a oração, o Maghrib. A mesquita estava toda iluminada, acenderam as luzes verdes da cúpula e por detrás do mishrab, e tudo estava envolvido por um clima especial no ar.

Depois da oração, subimos para o salão da mesquita para a refeição da quebra de jejum, uma delícia, comidinhas árabes e a companhia das irmãs e dos irmãos de fé! Algo realmente especial.

Voltei para casa muito feliz, sorrindo no carro, e vontade de participar de mais dias como este até o Eid.

O Ramadan está sendo de fato um Ramadan lindo e especial para mim alhamdulillah.

Que Allah abençoe a todos nós muçulmanos em nosso esforço e em nossas orações.

Salam!