Todo mundo sabe que eu procuro sempre escolher com muito carinho e critério as imagens que ilustram este meu cantinho.
Desta vez eu não tive paciência de escolher muito porque eu queria aproveitar para escrever sobre algo importante para este mês e não queria correr o risco de ver a idéia do post "fugir" de mim como acontece algumas vezes.
Então, sem demora vamos lá:
Queridos irmãos e irmãs no Islam, estamos entrando no segundo terço do Mês Sagrado do Ramadan, Alhamdulillah!
Que Allah, Subhana wa Taala, aceite as nossas orações e o nosso jejum.
Mas afinal de contas, e aqui eu falo para muçulmanos e não muçulmanos, qual é o verdadeiro jejum no Ramadan? Qual é o seu verdadeiro significado?
Jejuar quer dizer penitência? E afinal, jejuar quer mesmo dizer apenas privar-se do alimento e da água???
Somos seres humanos e falhamos sim porque só Allah é infalível. Isto não quer dizer que somos "defeituosos". Não, de forma alguma, somos perfeitos sim enquanto criação de Allah porque Allah é perfeito, e também é perfeito em tudo o que Ele faz.
Mas, enfim, somos falhos, e isto é humano.
Em minha modesta opinião falhar é tão humano quanto também deve ser característica da pessoa que segue o Caminho da Senda Reta, procurar sempre a sua superação e o seu desenvolvimento, e isto quer dizer também corrigir os seus próprios erros.
Aliás aqui vale um parênteses: antes de querer apontar os erros dos outros, aponte o seu dedo para si mesmo e se preocupe com os seus erros em primeiro lugar.
Mas, continuando a minha linha de raciocínio... mais um Ramadan, e novamente eu vejo sempre atritos discussões acusações distenções e outros comportamentos entre irmãos.
E onde fica o verdadeiro jejum do Ramadan em uma hora destas?
Porque sinceramente de nada adianta você acordar as 4:30hs. da manhã, comer o Sohor (desjejum reforçado), rezar o Salat Fajr (a oração da Alvorada) e ficar até em torno das 17:40hs. sem comer ou beber nada, se no meio disto você não pratica também o jejum da língua, o jejum do coração, o jejum das intenções, o jejum dos pensamentos.
Porque este sim é o jejum verdadeiro e completo. O jejum que traz de fato o sentido do mês de Ramadan, o jejum que nos traz a reflexão, que nos traz sempre que permitirmos a verdadeira TRANSFORMAÇÃO em nossa vida.
O Ramadan é o mês da revelação do Alcorão, e neste sentido é um mês de orações, de compartilhamento, de acolhimento, onde se deve procurar muitas coisas. Por exemplo, o perdão e reconciliação são recomendados antes do Ramadan. A maior convivência entre irmãos e irmãs também. A reflexão, assim como as orações em comunidade, a maior vivência familiar e comunitária, tudo isto faz parte do Ramadan.
Então não nos esqueçamos disto, deste real sentido do jejum, do real sentido e das reais intenções do Ramadan, tá bom?
Eu escrevo isto para todos, para muçulmanos, para não muçulmanos, e para eu mesma também.
Que Allah abençoe o nosso Ramadan, aceite o nosso esforço e o nosso jejum e orações, facilite os nossos passos e nos conceda a dádiva da reflexão verdadeira, da consciência, e da capacidade de aprender cada vez mais.
Salam...