Olha só que bonitinho isto que eu achei! =) Eu tinha de colocar aqui no meu cantinho!
Uma linda imagem que mostra várias muçulmanas e sua diferentes maneiras de se vestir =)...
Atualmente eu me visto mais neste estilo aqui:
Mas também me visto como a do centro da figura, de saia roxa, batinha e hijab combinando com a saia.
Mas o meu objetivo agora é me vestir assim:
Assim que eu tiver chador eu me vestirei assim, é minha meta e escolha pessoal =), pode ser também como a outra que está de preto...
Bem eu gosto muito de pesquisar e ler na net, eu estava navegando no site do Portal ISLAMBr (http://www.islambr.org.br/) e encontrei lá uma matéria que me emocionou ao ler, porque mostra a verdade que há sobre nós mulheres dentro do Islam, e ler esta matéria me encheu de orgulho por ser muçulmana!
Aí eu resolvi escrever aqui, como um comentário baseado na matéria que se intitula "AS MULHERES MUÇULMANAS CONTINUAM A SUA JIHAD CONTRA A VIOLÊNCIA".
Nesta matéria, cujo link eu vou colocar no fim deste post, pode-se perceber que o Islam nos dá uma coisa muito simples e singela porém fundamental: dignidade.
É uma resposta clara às informações equivocadas e estereótipos enganosos que vemos na mídia todos os dias, e eu tenho certeza que muitas vezes temos de responder a perguntas baseadas neste grande equívoco, eu mesma apesar de recém revertida ao Islam já tive de fazer isto, porque se formos nos guiar pelo que a mídia diz, teremos a idéia errada de que o Islam é opressor em relação às mulheres, e isto é uma grande injustiça, um grande engano!
Porque o Islam deu à mulher desde o seu início, há precisos 1432 anos atrás:
01. O direito à individualidade e independência econômica - individualidade porque sempre fomos vistas como objetos e inferiores antes do Islam, como até propriedade, e o Islam surgiu afirmando que não, que a mulher é parceira completa e individual do homem porque tem os mesmos direitos e responsabilidades. Além disto, no Islam somos independentes economicamente porque desde o surgimento da religião foi estabelecido que podemos possuir bens, gerar negócio próprio e pai, marido, irmão e ninguém pode interferir nisto;
02. O direito à educação e à instrução - o Islam conclama os muçulmanos para a busca do conhecimento, desde o berço, até o túmulo! E não faz distinção entre os sexos, homens e mulheres têm o direito a educação e o dever de procurar construir o conhecimento. Este é um dever para todos os muçulmanos e muçulmanas. O Islam é uma religião que fomenta o estudo, basta ver o número de mulheres com PHD que existem no Oriente Médio hoje em dia por exemplo, o fato da Mesquita ser também um centro de estudos e cultura, e sempre foi assim, desde os tempos mais remotos, e o fato de que estudamos até mesmo sobre a nossa própria religião, sempre!
03. O direito à liberdade de expressão - a mulher tem voz! Sua voz e suas opiniões têm de ser sempre levadas em consideração. Se é obrigação da muçulmana se instruir, logicamente ela tem o direito a opinar e falar, e não há como alegar que sua opinião vale menos por ser a opinião de uma mulher. Há na história do Islam diversos relatos sobre a participação efetiva feminina inclusive questionando e participando de discussões com o Profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja sobre ele).
04. O direito à participação política e social - este tópico eu vou até copiar do artigo porque não encontrei melhor maneira de comentar: "Em toda a história do Islam há relatos suficientes que comprovam a participação da muçulmana nas questões públicas, nas funções administrativas, na erudição, e ensinamentos e mesmo nos campos de batalha ao lado do Profeta(SAAS). Não há no Alcorão ou na Sunnah qualquer texto que impeça a mulher de exercer qualquer posição de liderança. No Brasil, por exemplo, o voto feminino foi aprovado apenas em 1934." No Islam foi aprovado a mais de 1430 anos atrás.
05. O direito à herança - além de sermos consideradas independentes, recebemos do Islam o direito à receber herança. Antes do Islam as mulheres não só eram privadas deste direito, como na verdade faziam parte da herança como propriedades dos homens...
06. O direito da mulher ao divórcio - o Islam foi a primeira organização no mundo a dar à mulher o direito ao divórcio e à partilha de bens do casal! Isto repito, a mais de 1430 anos atrás! No Brasil, somente em 1977 a Lei do Divórcio diminuiu a injustiça e diferença entre homens e mulheres nesta questão.
07. O direito à sexualidade - totalmente ao contrário do que pensa a grande maioria das pessoas que não conhecem de fato o Islam, ele estabelece a sexualidade como um direito! E de forma igualitária para homens e mulheres. O sexo é expressão de amor, fonte de prazer, dádiva de Deus, e quando praticado de forma lícita, ou seja dentro do casamento, que é o que o Islam determina, até garantia de continuação da sociedade e da família, já que impede o ilícito que destrói.
08. O direito de vestir-se conforme os preceitos religiosos - este é um ponto que provoca muita confusão. Como muçulmana eu posso dizer claramente: COBRIR-SE É ANTES DE TUDO NOSSO DIREITO! Assim como tem mulheres que escolhem se expor e andar semi-nuas, nós ESCOLHEMOS nos cobrir e somos orgulhosas disto. O costume surgiu na época do Profeta Muhammad(SAAS), em uma realidade social em que as mulheres estavam expostas a todo o tipo de agressão (como se a coisa tivesse mudado muito rs...). Naquele tempo as que se cobriam davam um sinal claro de que não deviam ser molestadas porque eram mulheres de fé, muçulmanas. E isto perdura até hoje, porque eu posso dizer sobre a experiência, antes do hijab era devorada através de olhares desrespeitosos, mesmo sendo sempre casta em meu modo de me vestir, recatada. Ouvia cantadas infames e coisas assim. Depois do hijab o olhar em geral é de - RESPEITO. E é o que nós, muçulmanas, preferimos.
09. O direito ao direito - enquanto no ocidente as mulheres tiveram que travar uma verdadeira e louvável batalha, não sem derramamento de vidas e de sangue, para obter o direito a ter direitos, o Islam garantiu este acesso às mulheres desde o seu início.
Além disso somos protegidas, já que fazemos parte de uma grande Nação mundial, e existe um forte sentimento de proteção coletiva entre os muçulmanos: mexeu com um, mexeu com todos!
Estas são coisas que me fazem ter orgulho de ser muçulmana, e amar o Islam como de fato eu amo!
Existem lugares sim em que todos estes direitos claramente garantidos são negados.
Só que aí não é questão de religião, é questão de injustiça social, de sociedades que se dizem islâmicas mas se distanciam do Alcorão, da palavra de Deus, e da Sunnah, do Islam verdadeiro e original, como ensinado pelo Profeta Muhammad(SAAS).
É por estas e outras, que eu amo o Islam! =)
Salamo aliekom irmã Gisele!
ResponderExcluirFoi com muita alegria que conheci mais um blog de revertidas ao Islam, masha Allah, parabéns !! Eu também, alhamdulillah sou uma apaixonada pelo Islam e inshaAllah dedicarei o resto dos meus dias na divulgação da religião de Allah, (louvado seja). Allahu Akbar !
Aproveito para divulgar o meu blog também: http://muslimahcomorgulho.blogspot.com/.
Salam !!!
Aleikom Salam irmã Maryanna!
ResponderExcluirSeja bem vinda, sua visita me honra tá bom? =)
Que Allah abençoe sempre a sua vida e a sua casa, que Ele abençoe a disposição pela Dawah, já estou no seu blog, e o seu blog já está aqui linkado no meu =)
Salam!