Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O Meu Sorriso (Sob do Véu)

Agora eu vou escrever um post muito pessoal, tá bom? =)

Sim sim, eu sei que tenho escrito pouco por aqui, mas sabe muitas coisas vêm acontecendo nesta parte inicial deste ano (me refiro ao ano islâmico, of course rs...) e isto tem desviado um pouco a minha atenção, peço desculpas aos meus queridos leitores tá bom? Prometo ser mais assídua.

Uma coisa boa que aconteceu foi a volta da minha mana querida Halima para São Paulo, e isto aliado a outras coisas boas e outras "ansiedades" têm me mantido um pouquinho fora de foco em termos de criação, mas vamos lá, seguir em frente, alhamdulillah! =)

Uma pessoa que olha para mim, pode não perceber, se não olhar com o coração, mas eu estou sempre sorrindo, estou sempre felizinha e de bem com a vida, e agradeço a Allah por isto, porque eu de fato me sinto feliz =)

Mas é fácil perceber o meu sorriso. Basta querer perceber, basta olhar para os meus olhos, meus olhos estão sempre sorrindo, será que só eu sou assim? Será que eu sou a única munaqaba que sorri? Meus caros amigos e minhas caras amigas, é evidente que não!

Quando eu tenho um tempinho eu sempre pesquiso na internet sobre mulheres que assim como eu se cobrem totalmente, usam niqab burca isdale ou isdal e chador, e é engraçado porque sempre vejo mulheres assim fortes, participativas, decididas e sempre envolvidas em manifestações e reivindicações, mulheres de personalidade, que se dobram sim mas são flexíveis e não se quebram com o vento, ao passo que a rigidez precede a fratura e consequentemente a fraqueza.

Muitas vezes vejo mulheres assim enfrentando com coragem e orgulho o preconceito, a violência, os obstáculos naturais da vida. Agora uma foto de uma irmã munaqaba segurando em seus braços um homem ferido foi premiada, e isto mostra exatamente o que somos, a força que temos.

"Ah, tudo isto por conta de um pano que cobre o rosto?" - indagarão alguns...

Não, mas você já parou para pensar sobre a coerência, a firmeza de propósito, a certeza de fé que é expressada em um comportamento assim? E já parou para pensar na força que este mesmo comportamento de se cobrir por fé, por modéstia, por temência a Allah e amor por Allah, tem sobre a vida destas mulheres? Força capaz de modificar de verdade a sua vivência de fé, e também de vida?

A história se inverte quando eu começo a encontrar na net as opiniões sobre isto.

Eu tenho lido tantas BOBAGENS, tantas MENTIRAS, tanta DESINFORMAÇÃO e OPINIÕES PRÉ-CONCEBIDAS à respeito de munaqabat, de mulheres de niqab, de burca, de todas as minhas irmãs que assim como eu se cobrem de maneira integral...

E o mais engraçado é que sempre estas opiniões partem de pessoas que nunca na vida conversaram ou sequer conhecem uma de nós. Em geral são pessoas que nada sabem nem sobre o Islam, muito menos sobre nós muçulmanos e menos ainda sobre nós munaqabat.

Sim sim eu me divirto muitas vezes lendo estas verdadeiras aberrações formatadas em textos imagens e charges por aí.

Mas isto me faz pensar, e refletir sobre a imensa capacidade do ser humano. O ser humano é capaz de realmente surpreender, tanto quando ele usa esta capacidade para o bem, para a construção do conhecimento, para ações positivas, quanto quando ele insiste na falta total de conhecimento, na burrice, na mediocridade, e em especial no preconceito.

A diferença é de fato gritante, quando você lê o que uma munaqaba escreve, quando você vê o que uma munaqaba faz, e qando você tem contato com a opinião desinformada das pessoas em especial aqui no Ocidente.

Eu de minha parte continuo sorrindo, sob o meu niqab, tá bom? =)

Se você me ver andando por aí, repare bem nos meus olhos, quem sabe assim você consiga entender que nós munaqabat estamos sorrindo, estamos vivas, e somos mulheres fortes!

Salam! =)


ps: Ah esta aí em cima na foto sou eu tá bom? =D

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A Insustentável Leveza de Ser...


Eu


                                            Estou


                                                                                    CANSADA!!!!


                                            Só isto,


Cansada!!


                                           Magnificamente,


                                                                                       Imensamente


                                           Cansada....


Tão cansada,


                                           Que não consigo sequer


                                                                                       dormir...


                           

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Maringá (PR)


Vamos conhecer neste post a linda Mesquita de Maringá, no Paraná.

Confesso que não foi fácil pesquisar sobre a história da Mesquita de Maringá (PR) e espero não ter cometido alguma gafe, mas vamos lá:

A Mesquita de Maringá foi construída em 1982, e ela é mantida pela Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá.

Em 15 de maio de 2008 foi criado o ILAEI – Instituto Latino-Americano de Estudos Islâmicos, na sede da Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá. O Instituto é uma instituição acadêmica cujo objetivo é ensinar as ciências islâmicas na sua sede ou à distância, formando desta forma um quadro de divulgadores destacados no Brasil, de acordo com métodos científicos modernos.

A Mesquita de Maringá está localizada na rua Itália, nº 26 – Jardim Guaporé, e é de fato uma linda mesquita, ampla e com um lindo minarete que se destaca da construção, este sim em estilo marcante, lembrando em alguns aspectos os minaretes das mesquitas da Arábia Saudita.



Este aspecto é de se destacar como diferencial desta mesquita, porque salvo os minaretes da Mesquita Brasil, em São Paulo, a maioria das mesquitas brasileiras apresenta um design original, que surge da congruência do estilo islâmico tradicional com um estilo novo e marcantemente brasileiro contemporâneo, em uma fusão muito interessante. Mas é de se destacar este minarete da Mesquita de Maringá.

O exterior da mesquita é revestido de mármore branco, com a sua cúpula pintada na cor marrom.



Ela apresenta um amplo páteo revestido em cerâmica na parte da frente, e o conjunto todo se destaca na paisagem por estar em um terreno elevado.

Por dentro, a mesquita se caracteriza pelo estilo "clean" apresentado também por outras mesquitas brasileiras.



Destaque para a cúpula branca no seu interior, e para o mishrab e o mimbar, ambos executados em lindo e artístico trabalho em madeira.

O salão de orações é amplo e único, sendo que o setor das mulheres é no mesmo salão atrás dos homens.

A Mesquita de Maringá participa ativamente da vida social da cidade, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados de Maringá. Além disso, ela tem sido usada como importante local de promoção de campanhas humanitárias, de saúde pública e de cultura e movimentos sociais.

A Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá se caracteriza por uma atuação verdadeiramente beneficente, e todo o trabalho se complementa pela atuação do ILAEI, que de fato contribui para a formação  do conhecimento.

O Amplo páteo da Mesquita de Maringá

No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos conhecer mais uma linda mesquita da região sul do Brasil.

Salam =)