sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Doze Dicas Para o Muçulmano Recém Convertido

1. Pratique o Islam, tanto quanto você puder

"Quem ama a minha Sunnah me ama, e aquele que me ama estará comigo no paraíso."
Profeta Muhammad (saws) (Tirmidhi)


Como um novo muçulmano, você terá problemas para manter-se com as orações todos os dias, o jejum durante o Ramadã, e as muitas outras práticas nesta religião. A luta que enfrentamos, com uma mudança tão radical no estilo de vida, é difícil e vai demorar algum tempo. Momentos difíceis irão acontecer, mas não se preocupe. Não se espera que você, sendo um novo muçulmano, já acorde às 04:00h todas as manhãs para orar o tahajjud (orações extras voluntárias noturnas). Se você tem problemas com certas práticas, então, gradualmente, então gradualmente vá se adaptando a esta prática. Um conselheiro me disse uma vez, quando eu era jovem, "Como você come um elefante? Apenas uma mordida de cada vez." Pense nisso como um passo de cada vez. Ore a Deus e peça a Ele para tornar mais fácil para você e o resto virá naturalmente.

Manter-se com suas práticas devocionais é algo que vai reforçar a sua fé imensamente. Leia o Alcorão sempre que possível. Encontre uma coleção de hadith, como Riyadh us-Saliheen, e leia-o muitas vezes. Você vai começar a sentir uma conexão com Deus e você vai se acostumar com o Islam como uma religião e um modo de vida.



2. Respeite seus pais

"O céu encontra-se sob os pés de sua mãe."
Profeta Muhammad (saws) (Ahmad, Nasa'i)


Manter um bom relacionamento com sua família é essencial. Tente evitar trazer ou tomar parte em assuntos polêmicos sobre religião. Isso é quase inevitável, mas seus pais acabarão por aceitar que o Islam não vai transformá-lo em um terrorista, se você mantiver a calma durante esses momentos de tensão. Aos poucos, seus pais vão ganhar um pouco de respeito e compreensão sobre o Islam e poderão começar a tornarem-se genuinamente interessados. Este é um grande sinal e insha'Allah, Deus fará um caminho para eles aceitarem o Islam.

O que você não deve fazer é agir como se você soubesse de tudo, pronto para debater tudo, ou defender-se de uma forma excessiva, o que pode fazer com que você pareça estar com raiva ou chateado. Isso só vai causar dor de cabeça e mal-estar. A sua prioridade, agora, deve ser Concentrar-se em si mesmo.



3. Encontre um professor

"Para aquele que segue um caminho para a busca de conhecimento, Deus vai aliviar para ele o caminho para o Paraíso."
Profeta Muhammad (saws) (Muslim)


Encontrar um professor para trocar idéias é uma ótima maneira de aprender o seu din (religião). Eu penso que é bom encontrar alguém com tanto conhecimento quanto possível. Alguém que, além do vasto conhecimento islâmico, também tenha uma boa compreensão do seu próprio idioma e cultura. É difícil ouvir alguém com um sotaque ou alguém com uma mentalidade presa em suas próprias raízes, caso esta pessoa seja um estrangeiro de origem árabe. Quando eu me reverti ao Islam, eu visitava o meu professor todos os dias, e eu tinha a necessidade de lhe fazer um número interminável de perguntas. Às vezes, ele parecia confuso! Esta é uma ótima maneira de esclarecer as coisas que você ouve de Sheikhs no Youtube ou no Google ou sobre qualquer parte do Alcorão que você está lendo no momento.

Isso também irá ajudá-lo a ter uma base real na tradição islâmica. Você acabará por ter passado mais tempo aprendendo o Islam do que a maioria de famílias muçulmanas de origem. Mantenha o senso de humildade, se você construir um grande e bom conhecimento, sempre haverá alguém que vai estar mais bem informado do que você. Saiba tudo o que puder em pequenos pedaços, ninguém está pedindo para você ser um estudioso!



4. Mantenha-se afastado de debates e argumentos

"Em verdade a ira estraga a fé assim como o aloe estraga o mel."
Profeta Muhammad (saws) (Abu Dawud, Tirmidhi)


Tentar defender constantemente a sua religião é algo que vai causar-lhe um monte de estresse. Lembro-me quando eu me reverti ao Islam, parecia que o mundo inteiro estava contra mim. Isso pode acontecer com pessoas diferentes em diferentes níveis, mas foi uma experiência muito grande para mim. A melhor coisa a fazer é evitar esses argumentos a todo custo. Se você é maduro sobre a sua religião e mostra o desejo de se explicar sem refutar os outros, então muitas portas se abrirão para você. É sua obrigação dar a alguém uma visão refrescante do Islam, que é o que muitas pessoas procuram depois de ver o Islam de uma forma tão negativa na mídia.

Ficar longe dessas discussões vai colocá-lo em paz e dar-lhe espaço para respirar. Muitos convertidos não se sentem muito confortáveis em um primeiro momento ao demonstrar a sua religião por causa da reação que recebem. Pessoalmente, percebi que se eu apenas mencioná-la quando necessário, eu obtenho uma reação mais positiva. Você ficará surpreso ao ouvir "Oh, isso é legal, o que fez você escolher esta religião?" Esta é sempre uma oportunidade para da'wah (Divulgação do Islam).



5. Procure ter uma conexão com a língua árabe

"Por certo, fizemo-lo descer em Alcorão árabe, para razoardes." – Alcorão (12:02)


Esta é uma das minhas partes favoritas de se tornar um muçulmano. Para ser honesto, eu sou um amante de línguas e eu percebo que nem todo mundo é igual em relação a isto. Só porque você não se saiu bem no estudo da sua língua na escola, não significa que você terá problemas com o árabe. Há muitos truques para aprender a língua que eu não vou escrever aqui, mas há maneiras de fazer isso de maneira mais fácil. Estes métodos podem ser encontrados on-line ou em livros, com um pouco de pesquisa você pode abrir o caminho para ganhar uma compreensão da língua árabe.

Comece aprendendo o alfabeto e formando palavras. Você pode aprender isso em uma tarde se você conhece alguém que é de origem árabe (mas faça no seu próprio ritmo). Sente-se que por um tempo e, eventualmente, você será capaz de acompanhar no Alcorão se você ouvir uma recitação em seu computador ou MP3. Você vai começar a reconhecer as palavras, depois do qual você pode entrar em regras gramaticais simples. Eu recomendo aprender substantivos e preposições comuns primeiro (palavras como "em", "sobre", "para" e "com").

A língua árabe pode ser muito agradável, e você é obrigado a ganhar um vocabulário islâmico depois de ouvir palestras ou aulas. Eventualmente, você vai conhecer os significados de palavras como "furqaan" e "sajdah", e você vai ser capaz de usá-los em conversas com outros muçulmanos. Sabr (paciência) é essencial!



6. Compreenda a natureza orgânica do Islam

"Aqueles que fazem as coisas difíceis para si mesmos serão destruídos. (Ele disse isto três vezes)."
Profeta Muhammad (saws) (Muslim)




7. Mantenha a sua identidade

"Ó homens, por certo nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos como nações e tribos, para que vos conheçais uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso. Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor." - Alcorão (49:13)


Ser muçulmano é uma grande parte de sua identidade agora. Isso não significa que você não pode encontrar com os amigos ou assistir ao futebol aos domingos. Se há coisas em sua cultura que não se contradizem diretamente com a crença islâmica básica, então é saudável que você mantenha as coisas em sua vida. Você não precisa começar a usar roupas árabes ou indianas. Enquanto suas roupas cobrirem o que elas devem cobrir de acordo com a Shariah, você está agindo de forma lícita.

Muitos convertidos também são expostos a uma alimentação estranha à sua cultura ou hábito, muitas vezes com sabor picante ou até mesmo divertido. Isso pode nos levar a pensar que comer curry é sunnah ou algo justo. Nós ainda podemos ter a nossa própria cultura e gostos em alimentos: Há muitos outros exemplos de coisas as quais você estará exposto a que são de culturas estrangeiras e não necessariamente têm algo a ver com o Islam. Nosso objetivo como novos muçulmanos é adorar a Allah, e não trocar a nossa identidade por uma identidade árabe ou paquistanesa.

É bom ter um professor que entende as sutilezas das diferentes opiniões em fiqh (jurisprudência islâmica) e você pode se informar sobre as diferenças entre os estudiosos em relação às questões que são de seu interesse. A maioria das pessoas em masajid terá uma visão muito limitada das possibilidades jurídicas dentro da tradição islâmica. O Islam é uma grande tradição e não devemos fazê-lo pequeno. Estas opiniões diversas estão lá para nos ajudar, e não para causar pressão sobre nós mesmos.



8. Obrigue-se a ir para a mesquita

"A pessoa que recebe a maior recompensa para o Salah é aquele que vive mais longe e tem o maior caminho para percorrer."
Profeta Muhammad (saws) (Bukhari, Muslim)


Ir à mesquita às sextas-feiras é algo bom, mas eu recomendaria também tentar encaixar algumas orações (pelo menos) por semana na mesquita. Isso irá abrir muitas portas para você e vai insha'Allah conceder muitas boas obras para a sua conta. Você vai conhecer pessoas que estão ligadas ao Islam; oportunidades de networking são mais facilmente disponíveis, e você é obrigado a fazer amigos de longa duração. Esta é uma das coisas que eu realmente amo sobre o Islam: você pode encontrar quase sempre as pessoas na mesquita.

Embora isso possa ser difícil inicialmente, tente e vá para a mesquita. A recompensa será enorme, mesmo se você acabar de orar e sair logo depois. Você acabará por reforçar a comunidade e você pode se sentir mais confortável para ir à mesquita sempre que quiser.



9. Tenha amigos muçulmanos e evite romper os laços

"No Dia da Ressurreição Deus Todo-Poderoso irá proclamar: ‘Onde estão aqueles que têm amor mútuo por causa da minha Glória? Hoje eu vou protegê-los em minha sombra onde não haverá outra sombra além da minha.’"
Profeta Muhammad (saws) (Muslim)


Dizer "As-salamu 'Alaykum" ("A paz esteja convosco") para as pessoas que você vê no campus ou no supermercado é uma verdadeira bênção no Islam. Ele imediatamente permite que as pessoas saibam que você é um muçulmano e elas costumam se sentirem felizes ao responder a saudação e esperam compartilhar algumas palavras com você. Possibilidades de amizade serão abertas e você vai conhecer muitas pessoas. Experimente passar algum tempo com outros muçulmanos quando você puder. É benéfico para lembrá-lo que você não é a única pessoa muçulmana no planeta e você compartilha sua religião com quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Além disso, não corte suas amizades com os seus amigos não-muçulmanos, a menos que eles estão constantemente festejando ou usando a lista dos principais pecados como suas atividades de fim de semana. Você pode ser uma luz para o cristão, agnóstico, judeu, ou amigos ateus. Você nunca sabe quem Allah vai guiar e, mostrando que você está vivendo uma vida ética, pode ser um incentivo para essas pessoas aprenderem um pouco sobre o Islam ou alterar a sua mente para ter uma visão positiva da religião.



10. Evite a Solidão


"O Islam começou como algo estranho e vai voltar a ser estranho como começou, para dar boas-novas para os estrangeiros."
O Profeta Muhammad (saws) (Muslim)


Este é um grande problema na comunidade revertida. Estamos sós. A melhor coisa que podemos fazer para combater o sentimento de solidão é passar o máximo de tempo possível com boa companhia. Ter jantares com pessoas algumas noites por semana é uma maneira de manter uma boa atitude. A prática de se tornar uma freira ou um monge é alheio ao Islam, somos criaturas sociais e o Islam reconhece isso.

Tente não bloquear a si mesmo se isolando em sua casa a fim de evitar o mundo. Isso só vai causar um ciclo vicioso que pode trazer profunda depressão e pode levar à busca de consolo em haram (ilícito).

Torne uma obrigação para você mesmo permanecer um ser humano social. Isto pode dar algum trabalho, mas o resultado é felicidade e satisfação na vida.



11. Fique longe do extremismo

"E, assim, fizemos de vós uma comunidade mediana, para que sejais testemunhas dos homens e para que o Mensageiro seja testemunha de vós." - Alcorão (2:143)


A maioria dos convertidos não entra no Islam à procura de um ponto de vista extremista. Infelizmente, temos visto alguns convertidos que acabam no exterior trabalhando para organizações terroristas. Isso é algo que pode acontecer a partir de uma sensação pessoal de vitimização ou ao ostracismo por sua própria cultura e é transformada em raiva.

Eu, pessoalmente, não tive problemas com pessoas tentando me "radicalizar". No entanto isto acontece em quantidade suficiente para ser considerado um problema. Será melhor para você manter sua cabeça em seus ombros e não ser pego com pontos de vista extremos. Saibam que todos os estudiosos estrangeiros e também no continente americano têm absolutamente refutado o terrorismo em seu Fatawa (decisões judiciais). Extremismo é algo que está fora do pensamento islâmico. Faça o seu melhor para ficar em um meio termo.



12. Não se desespere

"Então saiba que a vitória é com paciência, e alívio é com angústia e que, com a dificuldade vem a facilidade."
- Profeta Muhammad (saws)


Sendo um revertido ao Islam, você vai enfrentar uma série de tribulações. Porém não há nada que você não possa superar, e nunca se desespere em Allah.

Allah guiou você para o Islam, você procurou a resposta e você a encontrou. Seja feliz e lembre-se sempre das bênçãos em sua vida. Há um monte de coisas boas que vão acontecer para você e você está na estrada reta para o Jannah (paraíso). Alegrai-vos em ser muçulmano. Lembre-se dos Sahabah (companheiros) que eram todos convertidos ao Islã e eles eram seres humanos que vieram de Adão e Eva como você! Seja forte e encontre conforto em suas orações e adoração a Allah. Os primeiros seis meses foram os mais difíceis para mim, e insha'Allah todos nós vamos continuar a crescer como uma comunidade convertida no mundo todo.

Fonte: SuhaibWebb - pelo irmão Alex (Dallas, TX)

2 comentários:

Eonius Muslim disse...

Excelente postagem! Parabéns.

Anônimo disse...

Bom dia!

Minhas saudações a comunidade islâmica no Brasil e no mundo. Meu bisavô (já falecido) nasceu na Síria e quando mocinho veio para o Brasil com sua família. Tenho muita afinidade com a cultura árabe e com a religião islâmica (apesar de ter sido criado pelos meus pais dentro da igreja católica). Mas gostaria muito de aprender a língua árabe e integrar a comunidade muçulmana na Mesquita de São Bernardo do Campo. Vocês podem me ajudar.
Fico aguardando um retorno. Meu email é: marciarbmorelatto@gmail.com

Desde já agradeço a valiosa atenção.

Marcia