segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O que o Islam diz sobre como os muçulmanos devem tratar os animais?


No Islam, maltratar um animal é considerado pecado. O Alcorão e a orientação do Profeta Muhammad (saws), como registrado no hadith, dá muitos exemplos e diretrizes sobre como os muçulmanos devem tratar os animais.


Comunidades animais


O Alcorão descreve que os animais formam comunidades, tal como os humanos: "Não existem seres alguns que andem sobre a terra, nem aves que voem, que não constituem comunidades semelhantes à vossa. Nada omitimos no Livro; então, serão congregados ante o teu Senhor." (Alcorão 06:38)

O Alcorão descreve ainda os animais e todas as coisas vivas, como muçulmanos - no sentido em que eles vivem da maneira que Allah as criou para viver, e obedecem as leis de Allah no mundo natural. Embora os animais não tenham livre arbítrio, eles seguem suas naturezas, que são os instintos concedidos por Allah - e, nesse sentido, "submeter-se à vontade de Allah", é o Islam. "Não reparas, acaso, em que tudo quanto há nos céus e na terra glorifica a Allah, inclusive os pássaros, ao estenderem as suas asas? Cada um está ciente do seu (modo de) orar e louvar. E Allah é Sabedor de tudo quanto faz (cada um)." (Alcorão 24:41)

Estes versículos nos lembram que os animais são seres vivos com sentimentos e conexões com o maior mundo espiritual e físico. Devemos considerar a vida deles como algo valioso e acalentado. "Aplainou a terra para as (Suas) criaturas." (Alcorão 55:10).


Bondade para com os animais


No Islam, tratar um animal com crueldade é proibido, assim como é proibido matá-lo, exceto conforme o necessário para a alimentação. O Profeta Muhammad (saws) frequentemente admoestava seus companheiros quando estes maltratavam animais, e falava com eles sobre a necessidade de misericórdia e bondade. Existem vários exemplos de hadith que instruem os muçulmanos sobre como tratar os animais.

Recompensa por misericórdia: Ela está relacionada a partir de Abu Umama que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe dê paz, disse: "Quem é misericordioso mesmo para um pardal, Allah terá misericórdia dele no Dia do Juízo.".

Os animais são como os humanos: "Uma boa ação feita a um animal é como um benefício feito a um ser humano, enquanto um ato de crueldade a um animal é tão ruim quanto a crueldade com um ser humano."

Os animais não podem falar por si mesmos: Está relacionado a partir de Sahl ibn Al-Handhaliyya que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe dê paz, uma vez passou por um camelo que estava tão emagrecido que as suas costelas quase eram visíveis até o seu estômago. Ele então disse: "Teme a Allah nestes animais que não podem falar.". (Abu Dawud)

Crueldade mental também é proibida: Está relacionado a partir de Abdulrahman bin Abdullah que um grupo de companheiros foram uma vez em uma viagem com o Profeta, que Allah o abençoe e lhe dê paz, e ele deixou-os por um tempo. Durante sua ausência, eles viram um pássaro com seus dois filhotes, e eles levaram os filhotes do ninho. A mãe estava circulando acima no ar, batendo suas asas na tristeza, quando o Profeta voltou. Ele disse: "Quem feriu os sentimentos desta ave, tomando dela os seus filhotes? Devolvam os filhotes a ela.". (Muslim)

O perdão dos pecados: Está relacionado a partir de Abu Huraira, do Profeta, que Allah o abençoe e lhe dê paz, que uma prostituta, uma vez viu um cachorro em um dia muito quente dando voltas e voltas de um poço, pendendo a língua por causa de sua sede. Ela ofereceu um pouco de água para ele usando seu sapato, e por causa desta ação todos os seus pecados foram perdoados. (Muslim)

Maltratar um animal é pecado: Está relacionado a partir de Jabir que o Mensageiro de Allah, uma vez viu um jumento que tinha sido marcado em seu rosto e ele disse: "Que Allah amaldiçoe aquele que o marcou." (Muslim)

Dê descanso aos animais de carga: Está relacionado a partir de Abu Huraira que o Profeta, que Allah o abençoe e lhe dê paz, disse: "Não use as costas de seus animais como cadeiras. Allah tornou-os sujeitos a você, para que através deles você possa chegar a lugares que não seria capazes de chegar a não ser com grande fadiga." (Abu Dawud)


Animais


Um muçulmano que opta por manter um animal de estimação assume a responsabilidade do cuidado e bem estar deste animal. Estes devem ser fornecidos através da alimentação adequada, água e abrigo. O Profeta Muhammad (saws) descreveu a punição de uma pessoa que se esqueceu de cuidar de um animal de estimação:

Está relacionado a partir de Abdullah ibn Umar que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe dê paz, disse: "Uma mulher que já foi punida após a morte por causa de um gato que ela havia mantido confinado até que ele morreu, e por isso ela entrou no fogo. Ela não tinha dado a ele comida ou bebida enquanto o confinou, e nem havia deixado ele livre para comer as criaturas da terra." (Muslim)


Caça / Desporto


No Islam, a caça esportiva é proibida. Os muçulmanos só podem caçar o que é necessário para satisfazer as suas necessidades de alimento. Isso era comum durante a época do Profeta Muhammad, e ele condenou-o em todas as oportunidades:

·         É narrado por Ibn Umar que o Profeta, que Allah o abençoe e lhe dê paz, amaldiçoou aqueles que usaram qualquer coisa viva como alvo. (Muslim)

·         Está relacionado a partir de Ibn Abbas que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe dê paz, proibiu incitar os animais a lutar entre si. (Abu Dawud e Tirmidhi)

·         Está relacionado a partir de Abu Al-Darda que o Mensageiro de Allah, que Allah o abençoe e lhe dê paz, proibiu comer animais mujaththama, ou seja, animais que foram amarrados e mortos com flechas. (Tirmidhi)


Abate para Alimentação

As regras alimentares islâmicas permitem que os muçulmanos comam carne. Certos animais não podem ser usados como alimento, e quanto ao abate, várias orientações devem ser seguidas para minimizar o sofrimento do animal. Os muçulmanos devem reconhecer que, quando há o abate, eles estão consumindo uma vida apenas com a permissão de Allah, a fim de suprir a necessidade de alimento.


Desorientação Cultural

Como vimos, todos os animais devem ser tratados com respeito e bondade. Infelizmente, em algumas comunidades muçulmanas essas orientações não foram seguidas. Algumas pessoas acreditam erroneamente que as necessidades humanas têm prioridade, e que os direitos dos animais não são um problema importante. Outros acham desculpas para maltratar certos animais, como cães. Essas ações são contrárias aos ensinamentos islâmicos, e a melhor maneira de combater essa ignorância é através da educação e do bom exemplo. Os indivíduos e os governos têm um papel importante a desempenhar na educação do público sobre o cuidado dos animais e criação de instituições para apoiar o bem-estar animal.


"Quem é bondoso para com as criaturas de Allah, é bondoso consigo mesmo." - Profeta Muhammad (saws)

Um comentário:

ATÉ TÚ BRUTUS ? disse...

Maravilhoso e quero completar os animais foram criado e toda a natureza antes do homem para que eles soubessem o quanto são insignificantes.