sábado, 31 de agosto de 2013

'Umar Ibn Al-Khattab - O Segundo Califa do Islam


'Umar Ibn Al-Khattab foi o segundo Califa do Islam, sucedendo 'Abu Bakr após a sua morte em 634, e é considerado o mais poderoso dos Califas Bem Guiados e um dos mais poderosos e influentes governantes muçulmanos de toda a história.

'Umar recebeu o título de "Farouk" que quer dizer "aquele que faz a diferença" e foi o responsável pelas grandes conquistas que iniciaram a Era da Expansão Islâmica.

Inicialmente, 'Umar era opositor do Profeta Muhammad (saws) mas, por volta de 615 ele se reverteu ao Islam e partiu em 622 para Yathrib (Madinah) acompanhando o Profeta (saws) na Hégira, que dá início ao calendário islâmico.

Tendo apoiado a eleição de Abu Bakr como sucessor do Profeta (saws) após a sua morte em 632, 'Umar se tornou seu conselheiro, e foi escolhido por ele ainda em vida para sucedê-lo.

Durante o seu califado, o Islam conheceu uma grandiosa expansão não só territorial mas em termos de construção do conhecimento, registros e organização. Foi 'Umar que introduziu no Islam a nova cronologia contada a partir da Hégira e ele ficou conhecido como o homem que falou pouco, e fez muito.

'Umar morreu assassinado por um cristão persa em 644, e está sepultado junto ao Profeta (saws) e Abu Bakr no recinto da Mesquita do Profeta em Madinah.


Quando o Islam Entra na Alma de Grandes Líderes
Por  Kahlid B. Sayeed


O modo como `Umar praticava igualdade social foi melhor demonstrado quando ele entrou em Jerusalém como um libertador, de uma forma diferente de como outros líderes agiriam. Ele entrou em Jerusalém com humildade, andando a pé, com seu servo confortavelmente montando um camelo, uma vez que eles tinham revezado a equitação. Ele, então, deu aos muçulmanos outro exemplo prático de como tratar os cristãos e não-muçulmanos, quando o Prelado de Jerusalém pediu-lhe para orar no sepulcro, mas `Umar escolheu para orar um local um pouco distante da igreja: ele fez isto dizendo temer que, no futuro, os muçulmanos poderiam usar isso como uma desculpa para assumir a igreja para construir sobre ela uma mesquita, alegando que este é o lugar onde `Umar orou – o que é claramente uma lição prática sobre respeitar os outros. Havia inúmeros exemplos do califa se movimentando incógnito à noite para descobrir se alguém estava sofrendo de fome ou privação econômica. Houve um exemplo comovente de uma mulher tentando acalmar seus filhos para dormir, fingindo cozinhar em uma panela vazia. `Umar ficou chocado quando ele entrou nesta casa e perguntou à mulher por que ela não havia procurado ajuda do erário público. A mulher, sem saber a identidade de 'Umar, disse: "Quem se importa com os pobres?".

‘Umar então trouxe grão para ela, levou por si mesmo em suas próprias costas, e cozinhou para as crianças famintas. Ele foi tão gentil e generoso com eles, que a mulher disse: "Eu queria que você fosse o califa." 

‘Umar disse a seu servo, que estava protestando, que Allah poderia tornar o califa responsável pela fome e a pobreza que o seu povo sofreu. Durante seu reinado, ‘Umar deu aos pobres estipêndios do erário público, sem qualquer discriminação baseada na religião.

Depois de tomar a rendição de Jerusalém e completar a turnê da Síria, o Califa 'Umar fez um discurso importante que definiu claramente sua compreensão de seu papel como califa. Ele afirmou:

"Absorver os ensinamentos do Alcorão e, em seguida, praticar o que o Alcorão ensina. O Alcorão não é uma teoria; é um código de prática de vida. O Alcorão não só lhes trazem a mensagem. do além, ele também pretende principalmente ser um guia para orientá-los nesta vida. Molde sua vida de acordo com os ensinamentos do Islam, pois esse é o caminho do seu bem-estar. Seguindo qualquer outra forma, você estará convidando a destruição. Temei a Allah, e tudo o que você quer buscar isso Dele . Todos os homens são iguais. não bajule aqueles que têm autoridade. Não procurem favores de outros. por tais atos você rebaixa-se. E lembre-se de que você só vai conseguir o que é determinado para você, e não pode ser dado a você qualquer coisa contra a vontade de Allah. então, por que você procura favores de outras pessoas que não tem nenhum controle real? Só suplique a Allah , pois Ele é o único Soberano. E fale a verdade. Não hesite em nos dizer o que você considera ser a verdade. Diga o que você sente. Deixe sua consciência ser seu guia. Deixe suas intenções serem boas, porque Allah está ciente de suas intenções. Nos seus atos suas intenções contam. Allah, por enquanto, me fez seu governante. Mas eu sou um de vocês - nenhum privilégio especial pertence aos governantes. Tenho algumas responsabilidades para carregar, e nisto eu procuro a sua cooperação. Governo é um dever sagrado, e é o meu esforço para não trair a confiança de qualquer forma. Para o cumprimento dessa confiança eu tenho que ser um vigia ..."



A Ascensão de 'Umar ao Califado (Khilafah)
Extraído do livro A História de Al-Khilafah Ar-Rashidah

Após a morte de 'Abu Bakr (ra),' Umar ibn Al-Khattab (ra) tornou-se o líder da 'Ummah. No início, havia uma incerteza sobre seu título oficial. Ele sucedeu 'Abu Bakr cujo titulo oficial foi Khalifatu mensageiro de Allah. 'Umar foi chamado pela primeira vez Khalifatu Khalifati-mensageiro de Allah, ou seja, sucessor do sucessor do mensageiro de Allah. Mas a repetição do termo “Khalifah” se provaria complicada de usar na fala diária. Portanto, os muçulmanos introduziram um novo termo para o posto: ‘Amir ul-Mu'mini ou "o líder dos crentes". Isso soou atraente para muitos muçulmanos. 'Umar aceito isso como o título oficial do líder da' Ummah.

Quando o bai'ah ou declaração de fidelidade do povo acabou, 'Umar abordou os muçulmanos, dizendo: 

"Meus caros amigos muçulmanos! 'Abu Bakr não está mais conosco. Ele executou com sucesso os negócios da 'Ummah para mais de dois anos e realizou com sucesso algumas das tarefas incompletas do Profeta (saws). Eu desejei que a responsabilidade de liderar a ‘Ummah tivesse caído em outra pessoa. Eu nunca desejei tal posição. Contudo, eu lhes garanto que não vou fugir dessa responsabilidade. Vou cumprir meu dever com o melhor de minha capacidade. Vou buscar a orientação do Alcorão, os ensinamentos do Rasulullah (saws) e exemplos dados por 'Abu Bakr (ra) na gestão dos assuntos do governo. Nesta tarefa, eu vou também procurar a sua participação e ajuda. Se estou certo, sigam-me. Se eu desviar, corrijam-me, para que nós não nos desviemos."

Então, ‘Umar (ra) orou para Allah (swa) dizendo:

“Ó ALLAH, POR FAVOR FAÇA-ME SUAVE E BRANDO PARA PROMOVER A VERDADE E ME AJUDE A ALCANÇAR A PAZ E A PROSPERIDADE NESTA VIDA E NA VIDA FUTURA.

Ó ALLAH, FAÇA-ME FORTE PARA QUE EU POSSA SER DURO COM TODOS QUE OPRIMEM OUTRAS PESSOAS E ESPALHAM A INJÚRIA NA SOCIEDADE.

Ó ALLAH, SALVE-ME DA HIPOCRISIA, AJUDE-ME A FAZER AS COISAS QUE EU DIGO.

Ó ALLAH, SUAVISE O MEU CORAÇÃO PARA OS CRENTES PORQUE ASSIM EU POSSO SER ÚTIL PARA ELES.

Ó ALLAH, CONCEDA-ME O ENTENDIMENTO DO QUE É BOM E DO QUE É RUIM PORQUE ASSIM NÓS PODEREMOS CULTIVAR O BEM E NOS ABSTER DO QUE É RUIM.

Ó ALLAH, SE EU SOU NEGLIGENTE, FAÇA-ME RESPONSÁVEL PORQUE ASSIM EU PODEREI SENTIR O PROBLEMA DOS OUTROS COMO OS MEUS PROBLEMAS.

Ó ALLAH, CONCEDA-ME A FORÇA DA AUTO-CRÍTICA, PORQUE ASSIM EU PODEREI ENTENDER OS MEUS ERROS E CORRIGÍ-LOS. 

Ó ALLAH, CONCEDA-ME A FORÇA DE ASSUMIR AS MINHAS RESPONSABILIDADES.
AMIM.”

 ‘Umar novamente dirigiu-se aos muçulmanos dizendo:

“CAROS COMPANHEIROS MUÇULMANOS! MUITOS DE VOCÊS DIZEM QUE EU ERA CONFUSO QUANDO O PROFETA (SAWS) ESTAVA VIVO, E EU ERA DESCOMPROMISSADO DURANTE O CALIFADO DE ‘ABU BAKR (RA). SIM, SEMPRE QUE ELES SE CONSULTARAM COMIGO, EU EXPRESSEI A MINHA OPINIÃO. ALGUMAS VEZES, ELES ACEITARAM A MINHA OPINIÃO E, ALGUMAS VEZES, ELES A REJEITARAM. MAS GRAÇAS A ALLAH (SWA), O MENSAGEIRO DE ALLAH (SAWS) ESTAVA SEMPRE SATISFEITO COMIGO E ASSIM FOI TAMBÉM COM ‘ABU BAKR (RA). AMBOS APROVARAM A MINHA CONDUTA. AGORA QUE A RESPONSABILIDADE CAI SOBRE MIM, EU VOU TENTAR SER SUAVE E MACIO. ENTRETANTO, SEREI DURO E RIGOROSO CONTRA UM AGRESSOR EM FAVOR DOS FRACOS E POBRES. NA GESTÃO DO GOVERNO, VOCÊS SERÃO OS MEUS PARCEIROS. POR FAVOR, AJUDEM-ME COM O TRABALHO E A CONSULTORIA DE VOCÊS. SE EU ME DESVIAR, PAREM-ME. VAMOS ORAR PELA GLÓRIA DO ISLAM.”.


Nenhum comentário: