sábado, 5 de novembro de 2011

O Dia de Arafah


Estamos no 9º dia do mês de Dhul Hijja de 1432 A.H. segundo o calendário islâmico, e este é o dia de Arafah.

O Dia de Arafah é um dos dias mais importantes do Hajj, a peregrinação à Makka (Meca), um dos 5 pilares do Islam que se iniciou ontem.

Neste dia, o Profeta Muhammad (saws) se dirigiu ao monte Arafah, em Makka, e proferiu o lindo e importante Sermão da Despedida. Foi neste dia que o Islam foi aperfeiçoado, foi neste dia que o Islam foi concluído, a partir de então temos a Religião de Deus perfeita e concluída como a temos até hoje, e os nossos irmãos e irmãs que se encontram na peregrinação neste exato momento com as graças de Allah, se dirigem então ao Monte Arafah para lembrar e celebrar este importante dia para todos os muçulmanos.

No mundo todo, fazemos jejum e orações para nos lembrarmos do Dia de Arafah e dos nossos irmãos e irmãs que estão fazendo o Hajj neste momento, que Allah aceite a peregrinação e o esforço deles.

O Jejum do Dia de Arafah é altamente recomendado porque serve como expiação para os pecados do ano passado e do próximo ano.

Então é de fato um dia importante para nós, e eu quero celebrar este dia aqui no meu cantinho falando do Sermão da Despedida e do Profeta Muhammad (saws).

O Sermão da Despedida é para mim o fechamento perfeito da mensagem de Allah, Louvado seja para sempre, para toda a humanidade. Esta mensagem teve início com o Profeta Adão (a paz esteja com ele) e se concluiu com o último dos mensageiros de Allah, Louvado seja, Muhammad (saws). Ele contém passagens belíssimas que falam sobre igualdade, sobre a importância de se passar a mensagem adiante, sobre o compromisso que todos nós temos de sempre, para sempre, até o Dia do Juízo, repetirmos estas palavras que ecoam no tempo desde aquele dia memorável e chegam até nós.

Há muito que ser falado sobre o Profeta Muhammad (saws), certamente, e só quem conhece a VERDADEIRA HISTÓRIA dele, a sua biografia verdadeira registrada na íntegra, sabe de verdade o homem mais perfeito que ele foi.

O Profeta (saws) era um homem humilde, simples, iletrado, que nunca aprendeu a ler e escrever assim como todos os de sua época e da sua região, órfão criado por um tio, conhecido por sua sinceridade, fidelidade e senso de justiça, que consumiu a sua própria vida em sua missão de trazer para toda a humanidade o selo da revelação de Allah, cristalizado na forma de um livro que é um milagre em si mesmo, o Alcorão, e nas suas práticas e ditos, na narrativa da sua própria vida, que é a Sunnah.

Sendo um homem simples e iletrado, ele foi surpreendido pelo início da revelação, e muito sofreu com isto, sendo rejeitado e combatido pela sua própria gente, acostumada com a idolatria da Era da Ignorância, até o ponto de ter de sair de sua própria cidade natal para não ser assassinado.

O tempo passou, até que um dia ele conquistou Makka, de forma pacífica, sem vingança, sem punição, sem luta, e estabeleceu a religião.

Este homem simples se tornou o unificador de uma nação imensa, fundador de mais de 8 grandes impérios, por sua missão, uma língua que é uma verdadeira obra de arte foi condensada e refinada, todo um conjunto de conhecimento científico, tecnológico e matemático foi construído e as bases de nosso mundo atual foram lançadas.

No entanto, ao contrário de outros grandes líderes do mundo antigo e até do atual, quando ele já tinha toda a península árabe sob o seu comando, em sua casa havia pouco mais do que sua cama e uns poucos móveis, ele deixou como herança apenas um animal de montaria, e tudo o que ele recebia ou conquistava incluíndo presentes e oferendas, era totalmente dividido entre os muçulmanos.

O Profeta (saws) realizou a sua última peregrinação à Makka, e sentindo que se aproximava a sua hora, proferiu o Sermão da Despedida no Monte Arafah.

Pouco tempo depois, ele viria a falecer, deixando para nós o legado da conclusão da mensagem. O Profeta (saws) está enterrado no lugar exato onde ele morreu, no quarto da casa de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) sua esposa, que hoje é exatamente abaixo da famosa cúpula verde do anexo da mesquita Al Nabawi, a Mesquita do Profeta (saws) em Madina, na Arábia Saudita.

Que Allah aceite o esforço de nossos irmãos e irmãs que estão no Hajj este ano, que Allah aceite o nosso jejum, e nos renove a fé, a união, porque hoje somos a Nação do Profeta Muhammad (saws), espalhados pelo mundo todo, somos bilhões de pessoas, e repetimos as suas palavras, para que sejam ensinadas e lembradas para sempre, até o Dia do Juízo quando compareceremos diante do Senhor dos Mundos.

O Sermão da Despedida

“Ó Povo, preste atenção, porque eu não sei se estarei entre vocês novamente depois desse ano. Portanto, ouçam o que estou dizendo com muita atenção e levem essas palavras para aqueles que não puderam estar presentes aqui hoje.

Ó Povo, assim como consideram esse mês, esse dia e essa cidade como sagrados, considerem a vida e a propriedade de todo muçulmano como sagrados. Devolvam os bens que lhes forem confiados aos seus legítimos donos. Não prejudiquem uns aos outros para que ninguém os prejudique. Lembrem que encontrarão seu Senhor, e que Ele pedirá contas de seus atos. Deus proibiu a usura (juros) e, portanto, todas as obrigações baseadas em juros devem ser renunciadas. O seu capital, entretanto, deve ser mantido. Não devem infligir nem sofrer qualquer injustiça. Deus julgou que não deve haver juros e que todo o juro devido a Abbas ibn Abd’al Muttalib deve, portanto, ser renunciado...

Tenham cuidado com Satanás, pela segurança de sua religião. Ele perdeu a esperança de desviá-los nas grandes coisas, então fiquem atentos para não o seguirem nas pequenas coisas.
Ó Povo, é verdade que têm certos direitos em relação às suas mulheres, mas elas também têm direitos sobre vocês. Lembrem que as tomaram como esposas somente sob a custódia de Deus e com Sua permissão. Se elas mantiverem os seus direitos então a elas pertence o direito de serem vestidas e alimentadas com gentileza. Tratem bem suas mulheres e sejam gentis com elas, porque elas são suas parceiras e ajudantes dedicadas. É seu direito que elas não façam amizade com quem não aprovem, e também que sejam castas.

Ó Povo, me ouçam com atenção, adorem a Deus, façam suas cinco orações diárias, jejuem durante o mês de Ramadã, e paguem o Zakat. Façam o Hajj se tiverem os meios.
Toda a humanidade descende de Adão e Eva. Um árabe não é superior a um não-árabe, nem um não-árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; o branco não tem superioridade sobre o negro, nem o negro é superior ao branco; ninguém é superior, exceto pela piedade e boas ações. Aprendam que todo muçulmano é irmão de todo muçulmano e que os muçulmanos constituem uma irmandade. Nada que pertença a um muçulmano é legítimo para outro muçulmano a menos que seja dado de livre e espontânea vontade. Portanto, não cometam injustiças contra vocês mesmos.
Lembrem que um dia se apresentarão perante Deus e responderão pelos seus atos. Então fiquem atentos e não se desviem do caminho da retidão após eu partir.
Ó Povo, nenhum profeta ou apóstolo virá depois de mim, e nenhuma nova fé nascerá. Reflitam bem, portanto, ó povo, e compreendam as palavras que eu lhes transmito. Eu deixo duas coisas, o Alcorão e o meu exemplo, a Sunnah, e se os seguirem jamais se desviarão.
Todos aqueles que me ouvem devem passar minhas palavras adiante muitas vezes; e que os últimos compreendam melhor as minhas palavras do que aqueles que me ouvem diretamente. Seja minha testemunha, Ó Deus, de que eu transmiti a Sua mensagem para o seu povo.”

Nenhum comentário: