terça-feira, 31 de julho de 2012

O Verdadeiro Jejum no Mês de Ramadan

Todo mundo sabe que eu procuro sempre escolher com muito carinho e critério as imagens que ilustram este meu cantinho.

Desta vez eu não tive paciência de escolher muito porque eu queria aproveitar para escrever sobre algo importante para este mês e não queria correr o risco de ver a idéia do post "fugir" de mim como acontece algumas vezes.

Então, sem demora vamos lá:

Queridos irmãos e irmãs no Islam, estamos entrando no segundo terço do Mês Sagrado do Ramadan, Alhamdulillah!

Que Allah, Subhana wa Taala, aceite as nossas orações e o nosso jejum.

Mas afinal de contas, e aqui eu falo para muçulmanos e não muçulmanos, qual é o verdadeiro jejum no Ramadan? Qual é o seu verdadeiro significado?

Jejuar quer dizer penitência? E afinal, jejuar quer mesmo dizer apenas privar-se do alimento e da água???

Somos seres humanos e falhamos sim porque só Allah é infalível. Isto não quer dizer que somos "defeituosos". Não, de forma alguma, somos perfeitos sim enquanto criação de Allah porque Allah é perfeito, e também é perfeito em tudo o que Ele faz.

Mas, enfim, somos falhos, e isto é humano.

Em minha modesta opinião falhar é tão humano quanto também deve ser característica da pessoa que segue o Caminho da Senda Reta, procurar sempre a sua superação e o seu desenvolvimento, e isto quer dizer também corrigir os seus próprios erros.

Aliás aqui vale um parênteses: antes de querer apontar os erros dos outros, aponte o seu dedo para si mesmo e se preocupe com os seus erros em primeiro lugar.

Mas, continuando a minha linha de raciocínio... mais um Ramadan, e novamente eu vejo sempre atritos discussões acusações distenções e outros comportamentos entre irmãos.

E onde fica o verdadeiro jejum do Ramadan em uma hora destas?

Porque sinceramente de nada adianta você acordar as 4:30hs. da manhã, comer o Sohor (desjejum reforçado), rezar o Salat Fajr (a oração da Alvorada) e ficar até em torno das 17:40hs. sem comer ou beber nada, se no meio disto você não pratica também o jejum da língua, o jejum do coração, o jejum das intenções, o jejum dos pensamentos.

Porque este sim é o jejum verdadeiro e completo. O jejum que traz de fato o sentido do mês de Ramadan, o jejum que nos traz a reflexão, que nos traz sempre que permitirmos a verdadeira TRANSFORMAÇÃO em nossa vida.

O Ramadan é o mês da revelação do Alcorão, e neste sentido é um mês de orações, de compartilhamento, de acolhimento, onde se deve procurar muitas coisas. Por exemplo, o perdão e reconciliação são recomendados antes do Ramadan. A maior convivência entre irmãos e irmãs também. A reflexão, assim como as orações em comunidade, a maior vivência familiar e comunitária, tudo isto faz parte do Ramadan.

Então não nos esqueçamos disto, deste real sentido do jejum, do real sentido e das reais intenções do Ramadan, tá bom?

Eu escrevo isto para todos, para muçulmanos, para não muçulmanos, e para eu mesma também.

Que Allah abençoe o nosso Ramadan, aceite o nosso esforço e o nosso jejum e orações, facilite os nossos passos e nos conceda a dádiva da reflexão verdadeira, da consciência, e da capacidade de aprender cada vez mais.

Salam...

2 comentários:

Eliana disse...

Meu nome é Eliana Maria. Sou simpatizante do islã, pois de 6 meses para cá,fiz amizades muito boas no oriente médio pela internet com muçulmanos; hoje, amigos verdadeiros que me acrescentaram muito, principalmente no interesse de explicar o significado do Deus único e a importância na fidelidade e entrega a Deus. Estou orgulhosa de visitar você por aqui Eu estou em meu primeiro ramadam e me sentindo muito bem, fisicamente e espiritualmente próxima ainda mais do islã. Para mim é uma nova fase de minha vida. Quem sabe me converto.
eli-ensina@ig.com.br
Que Allah à abençoe.

Gisele Marie Rocha disse...

Eliana, que a paz de Deus esteja com você.

Fico feliz por sua visita ao meu cantinho tá bom? =)

E mais feliz ainda porque você está em seu primeiro Ramandan. Mashallah!! Que Allah abençoe a sua vida e a sua casa, que Allah te encaminhe à senda reta e facilite os seus passos tá bom?

Salam =)