sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eid Al-Fitr anunciado para o domingo...


Acaba de ser anunciado pela Arábia Saudita que o EID AL-FITR será no domingo, dia 19 de agosto de 2012.

O Eid marca o fim do mês sagrado do Ramadan, e é o dia mais importante do calendário islâmico, um dia de orações e festas, quando nós muçulmanos no mundo todo comemoramos o fim do jejum do Ramadan.

Como é determinado quando o Eid acontece? Pela observação da lua no céu. Quando há a mudança da lua, termina o mês, assim como é no início do Ramadan.

Os observadores anunciam quando a lua é vista...

Todos são convidados para participar das festividades do Eid, muçulmanos e não muçulmanos, e é uma data para nós que em termos de importância, E NÃO DE SIGNIFICADO, tem o peso semelhante ao Natal para os cristãos.

Encerro assim um mês abençoado sim para mim, mas o Ramadan este ano foi de fato extremamente complicado, em especial porque eu tive alguns probleminhas de saúde e por conta do tratamento e medicação, tive de interromper o jejum do Ramadan.

Por causa disto, vou ter de repor vários dias de jejum, mas mesmo assim foi um aprendizado e um mês de intensas reflexões e muitas orações, e agradeço a Allah por ter vivenciado mais um Ramadan.

O Eid começa de manhã bem cedinho com o sermão e com a oração comunitária. Em seguida temos as festividades e banquetes, em geral as crianças ganham presentes neste dia, vestimos as nossas roupinhas mais novas e mais lindas, é um feriado festivo em países cuja maioria da população é de muçulmanos, mas em todas as mesquitas do mundo há comemorações e festas, inclusive aqui no Brasil, Alhamdulillah!

Eid Mubarak para todos os meus irmãos e irmãs no Islam ao redor do mundo!!

Que Allah nos abençoe sempre, e que possamos de fato vivenciar a irmandade verdadeira que existe entre nós!

Salam =)

2 comentários:

Valter S. R. Lucas disse...

Salam

Fiquei contente e honrado com o seu comentario e o facto de agora seguir o meu blog. No entanto devo dizer que vai encontrar grandes diferenças entre nos, como por exemplo o facto de eu ser ateu.
Mas espero que esse facto nao me impeça de lhe dizer: Eid Mubarak!

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Bruno, seja bem vindo ao meu blog islâmico tá bom? =)

Eu me sinto honrada com a sua presença e obrigada por suas palavras tá bom?

O fato de você ser ateu não te impede de me desejar Eid Mubarak tanto quanto o fato de eu ser uma guitarrista de uma banda de heavy metal não me impede de ser uma muçulmana temente a Allah e ter uma vida islâmica, tá bom? ;)

Salam