quinta-feira, 13 de junho de 2013

O que é uma Madhab? Por que é necessário seguir uma?



© Nuh Ha Mim Keller, 1995


"Os slogans que ouvimos hoje sobre 'seguir o Alcorão e a sunna em vez de seguir as madhhabs' estão longe da verdade... Na realidade, é um grande salto para trás, uma chamada para abandonar séculos de estudos islâmicos detalhados e realizados caso a caso no intuito de encontrar e explicitar os mandamentos do Alcorão e sunna" - argumenta Nuh Ha Mim Keller.


A palavra madhhab é derivada de uma palavra árabe que significa "ir" ou "tomar como caminho", e refere-se à escolha de um mujtahid no que diz respeito a uma série de possibilidades interpretativas em derivar a regra de Deus a partir dos principais textos do Alcorão e um hadith sobre uma questão particular.

Em um sentido mais amplo, a madhab representa toda a escola de pensamento de um determinado Imam mujtahid, como Abu Hanifa, Malik, Shafi'i, ou Ahmad - juntamente com muitos estudiosos de primeira linha que vieram depois de cada um destes em suas respectivas escolas, que verificaram as suas evidências, e refinaram e atualizaram o seu trabalho. Os Imames mujtahid foram, assim, explicadores, que operacionalizaram o Alcorão e a sunna nas decisões da sharia específicas em nossas vidas que são conhecidas coletivamente como fiqh ou "jurisprudência".

Em relação ao nosso din ou "religião", este fiqh é apenas uma parte dele, porque cada um de nós possui três tipos de conhecimento religioso.

O primeiro tipo é o conhecimento geral dos princípios da crença islâmica na unicidade de Deus, em Seus anjos, Livros, A profecia de Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), e assim por diante.

Todos nós podemos derivar esse conhecimento diretamente do Alcorão e de um hadith, como é também o caso do segundo tipo de conhecimento, que se refere aos princípios éticos gerais islâmicos para fazer o bem, evitar o mal, cooperar com os outros em boas obras, e assim por diante. Todo muçulmano pode tomar estes princípios gerais, que formam a maior e mais importante parte de sua religião, do Alcorão e de hadiths.

O terceiro tipo de conhecimento é o da compreensão específica de determinados mandamentos divinos e proibições que compõem a sharia. Aqui, por causa tanto da natureza quanto do grande número de textos do Alcorão e hadith envolvidos, as pessoas diferem na capacidade acadêmica para compreender e deduzir as decisões deles.

Mas todos nós temos sido ordenado a vivê-los em nossas vidas, em obediência a Deus, e por isso os muçulmanos são de dois tipos, aqueles que podem fazer isso por si mesmos, e eles são os imãs mujtahid, e quem deve fazê-lo por meio de outro, isto é, seguindo um Imam mujtahid, de acordo com a palavra de Deus na Sura al-Nahl:

"Pergunte a aqueles que se recordam, se você não sabe" (Qur'an 16:43)

 e, em Surat al-Nisa:

"Se eles tivessem remetido a questão para o Mensageiro e às de autoridade entre eles, em seguida, aqueles cuja tarefa é encontrá-lo teria conhecido as matéria" (Alcorão 4:83 )

Onde a frase “aqueles cuja tarefa é encontrá-lo”, expressa as palavras "alladhina yastanbitunahu minhum", referindo-se àqueles que possuem a capacidade de fazer inferências diretamente a partir da evidência, o que é chamado em árabe istinbat. Estes e outros versos e hadiths obrigam o crente que não está no nível de istinbat ou derivando diretamente decisões do Alcorão e hadith a perguntar e seguir alguém em tais decisões, que está neste nível. Não é difícil ver por que Deus nos obrigou a pedir a especialistas, pois se cada um de nós é pessoalmente responsável por avaliar todos os textos preliminares relativos a cada pergunta, uma vida inteira de estudo dificilmente seria suficiente para isso, e teria de desistir de ganhar a vida ou desistir do nosso querido Din, e é por isso que Deus diz em Surat al-Tawba, no contexto da jihad:

"Não deverão os crentes sair todos juntos. Deve permanecer um contingente de cada grupo, para instruir-se na religião, e assim admoestar a sua gente quando regressar, para se resguardarem." (Qur'an 9:122)

O slogan que ouvimos hoje sobre "seguir o Alcorão e a sunna em vez de seguir as madhhabs" estão longe da verdade, pois todos concordam que devemos seguir o Alcorão e a Sunna do Profeta (saws).

O fato é que o Profeta (saws) não está mais vivo para nos ensinar pessoalmente, e tudo o que temos dele, seja o hadith ou o Alcorão, foi transmitido a nós através de estudiosos islâmicos. Portanto, a questão não é se devemos ou não devemos aprender sobre o nosso din através de estudiosos, mas sim, a partir de qual dos estudiosos devemos aprender. E esta é a razão pela qual temos madhhabs no Islam: porque a excelência e a superioridade dos estudos dos Imames mujtahid - juntamente com os acadêmicos tradicionais que os seguiram em cada uma de suas escolas, e avaliaram e atualizaram o seu trabalho depois deles - passaram no teste de investigação acadêmica e ganharam a confiança de pensamento e da prática dos muçulmanos ao longo de todos os séculos de crescimento islâmico.

A razão pela qual madhhabs existem, o benefício que vem delas, passado, presente e futuro, é que elas fornecem milhares de som, respostas baseadas em conhecimento para as perguntas dos muçulmanos sobre como obedecer a Deus. Os Muçulmanos perceberam que seguir uma madhhab significa seguir um super- estudioso que não só tinha um conhecimento abrangente dos textos do Alcorão e hadith referentes a cada questão que necessita de julgamento, mas também viveu em uma época de um milênio mais perto do Profeta (saws) e seus companheiros, quando taqwa ou "temência a Allah" era a norma – e ambas as condições estão em flagrante contraste com os estudos disponíveis hoje.

Apesar da chamada para um retorno ao Alcorão e a sunna parecer ser um slogan atraente, na realidade, é um grande salto para trás, uma chamada para abandonar séculos de estudos islâmicos detalhados e realizados caso a caso no intuito de encontrar e explicitar os mandamentos do Alcorão e sunna, um sofisticado esforço interdisciplinar feito por mujtahids, especialistas em hadith, os exegetas do Alcorão, lexicógrafos e outros mestres das ciências jurídicas islâmicas. Abandonar os frutos desta pesquisa, a sharia islâmica, em favor dos estudos de Sheikhs contemporâneos que, apesar das alegações, não estão no nível de seus antecessores, é uma substituição de algo testado e comprovado por algo, na melhor das hipóteses, que é ainda uma tentativa.

A retórica de se seguir a sharia sem seguir uma madhhab particular é como uma pessoa indo para uma loja de veículos para comprar um carro, mas exigindo que este não seja um carro de procedência conhecida - nem um Volkswagen, nem um Rolls-Royce e nem um Chevrolet - mas sim "um carro, pura e simples." Essa pessoa não sabe realmente o que ele quer; os carros não são assim, eles se diferenciam por tipos de carros. O vendedor provavelmente vai expressar um leve sorriso, e pode eventualmente tentar explicar que produtos mais sofisticados vêm de sofisticados meios de produção, das fábricas, com uma divisão de trabalho entre aqueles que testam, produzem e montam as várias partes do produto acabado.

Esta é a natureza dos esforços humanos coletivos para produzir algo muito melhor do que cada um de nós o faria sozinho se fôssemos produzir algo a partir do zero, mesmo se for dada a uma pessoa uma forja e as ferramentas, e 50 anos de prazo, ou mesmo mil anos. E assim é com a sharia, que é mais complexa do que qualquer carro, porque ela lida com o universo das ações humanas e uma grande variedade de interpretações dos textos sagrados.

É por isso que descartar o estudo monumental dos madhhabs na operacionalização do Alcorão e da Sunna, a fim de adotar o entendimento de um sheikh contemporâneo, não é apenas uma opinião equivocada. É desmontar um Mercedes, e fazer com ele um kart.

Nenhum comentário: