sexta-feira, 7 de junho de 2013

Qual é o caminho mais certo para chegar ao Islam?

"Bismillahir' Rahmanir' Rahím" (Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador)...



Muitas pessoas tomam contato com o Islam e acabam chegado ao Islam por meio de diversos e diferentes caminhos, e sempre foi assim. Algumas pessoas chegam para ficar, outras passam durante um tempo em suas vidas, algumas nunca chegam até o Islam, mas afinal qual é o caminho mais certo para se chegar até o Islam?

Ao longo do tempo em que eu sou muçulmana, eu vi diversas pessoas chegarem ao Islam, aparecerem na Mesquita pela primeira vez, e também vi algumas pessoas partirem. Há os casos em que, durante um tempo, a pessoa se afasta, mas por alguma razão acaba voltando. Algumas dizem que não conseguiram ficar longe do Islam, outras por variados motivos, porque precisavam de um tempo de amadurecimento, cada pessoa tem as suas curvas, pedras, retas, ladeiras e particularidades em seu caminho, cada pessoa é sempre um caso único diferente das outras e também igual em valor e individualidade.

As que eu vi chegarem, assim como eu, sempre chegam da sua maneira, no seu tempo, em determinado momento de sua vida.

Algumas chegam porque conheceram alguém que já era da Religião, outras chegaram porque assistiram uma novela ou leram um livro. Há mesmo casos em que a pessoa se aproxima simplesmente porque... acha bonito, ou se interessa pela "cultura" do Oriente Médio, ou até mesmo porque gosta das roupas.

Há os casos em que irmãs se envolveram com irmãos, e depois do casamento ou até mesmo durante o tempo em que se conheceram, acabaram fazendo a Shahada, e há também algumas que declaradamente chegam ao Islam porque por alguma razão sonham em se casar com "homens árabes".

Quando eu me tornei muçulmana, eu nunca havia entrado em uma mesquita, e eu não conhecia ninguém que era muçulmano. Eu havia conhecido o Islam através de um homem que não era muçulmano, o meu pai.

Desde pequena eu tive contato com os conceitos islâmicos e com muitos elementos também da cultura árabe, lembrando aqui que o Islam não é cultura árabe, o Islam é uma religião determinada por Allah para toda a humanidade.

Mas este foi apenas um dos muitos elementos da minha infância, não foi algo único, mas me marcou para sempre.

Então um dia eu resolvi aprender a falar a língua árabe, e por conta disto eu acabei lendo o Alcorão.

Eu não me tornei muçulmana por causa de seres humanos, por causa de comunidade, por causa de outro motivo.

Eu me tornei muçulmana unica e somente por Allah! E nada mais....

Eu me reverti ao Islam porque eu li o Alcorão, e o Alcorão mudou a minha vida para sempre, para sempre...

Então este é o caminho "MAIS CERTO"?

Sinceramente?

Eu acho que NÃO.

Como assim?

Simples: este foi o caminho mais certo para mim. Porque foi assim que Allah me levou ao Islam, e se foi Allah que me levou ao Islam, é porque era o certo.

A verdade é que somente Allah conhece de fato o coração de uma pessoa, suas razões, o que a faz caminhar, o que a faz agir, e como ela se comporta, esta é a verdade, só a Allah cabe o conhecimento verdadeiro, e tudo na vida acontece segundo o que Allah determina.

E cada ser humano é um universo único, ao mesmo tempo diferente e ao mesmo tempo igual ao seu semelhante.

Então, qual o caminho mais certo para chegar ao Islam?

A resposta a esta pergunta é: O caminho mais certo é aquele que Allah determina para que isto aconteça, e no momento em que Allah determina que aconteça na vida da pessoa.

Temos recentemente exemplos de pessoas no mundo todo que combatiam de forma radical o Islam, e mesmo assim acabaram se tornando muçulmanos religiosos e tementes a Allah. Porque ao estudar o Islam para combater o Islam, encontraram o caminho para a senda reta e a verdade sobre o Islam.

Então, como podemos julgar o motivo ou caminho pelo qual um irmão ou uma irmã chegou ao Islam?

Acho que não há desmérito em nenhum destes caminhos porque no fim de todas as contas não importa o caminho que a pessoa trilhou até o Islam, mas sim a sua chegada ao Islam, se é determinado por Allah.

Acho também que a Shahada, que é a declaração de fé que torna alguém um seguidor do Islam, já traz em si uma nova vida conforme aprendemos e conforme é mesmo falado no momento da Shahada: "todos os seus pecados anteriores estão perdoados, e você agora tem uma nova vida..."

Então cada pessoa tem a sua hora, e o seu caminho, determinados por Allah, e para nós seres humanos pequenos em conhecimento e limitados em percepção perante a Sabedoria Infinita e a Visão Ilimitada de Allah, muitas vezes este caminho pode parecer tortuoso, mas não somos nós capazes de perceber a linda poesia traçada no livro da vida através das curvas do caminho de vida de alguém, só Allah percebe, e só Allah determina estas curvas, e o que cada curva destas representa no livro da vida daquela pessoa.

Não devemos julgar, porque só a Allah cabe o julgamento...

A paz de Deus esteja com todos.

Salam 



2 comentários:

Denise Bomfim disse...

Assalam Alaykum, mana!

Mash´Allah! Que belo texto!
Sempre achei que você deve juntar todos os textos e colocar numa coletânea. Assim, transformando num livro, muitas outras pessoas irão ler e aprender como é bom ser muçulmano.

Beijos e um lindo fim de semana!
Denise Bomfim

Gisele Marie disse...

Wa Aleikum Salam mana Denise, obrigada por sua visita e por seu comentário, tá bom? =)

Talvez um dia quando eu tiver tempo, eu faça isto Insha Allah =)

Bjo fofo e que seu fim de semana seja abençoado, tá bom?