sábado, 5 de março de 2011

Acordar e sorrir =)



Hoje acordei e a primeira coisa que fiz ao abrir meus olhos foi... sorrir =)

Sim sorrir, tem uma frase que está circulando pela net que diz tudo sobre isto:

SORRIA! SORRIR É SUNNAH!

E é mesmo, o Profeta Muhammad (que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele) nos ensinou que sorrir para o seu amigo, para o seu companheiro, para o outro, para o seu hóspede, para as pessoas à sua volta, é também caridade.

Faz bem a todos e faz bem ao coração sorrir e vivenciar a vida com alegria em nossos corações, enfrentar os momentos difícies sabendo que não há melhor Protetor e Socorredor do que Allah, que a Ele pertencem todas as coisas e todos os caminhos, e sempre confiar em Allah, e vivenciar a vida com alegria emanada desta certeza, desta confiança.

Eu estou participando de uma comunidade muito grande do orkut dedicada à novela "O Clone", da Rede Globo, que está sendo reprisada agora, e eu não havia assistido a esta novela antes, agora quando posso eu assisto motivada pela participação na comunidade que está sendo altamente positiva e muito simpática.

E escrevi uma coisa lá que eu gostaria de escrever aqui também, sobre o Islam.

Tem algumas características do Islam que são realmente impressionantes. Uma delas é o fato de que o Islam sempre é atual, moderno, avançado, sempre está em sintonia com o tempo em que vivemos e isto é de fato algo palpável e impressionante.

Outra característica interessante, que talvez explique o que eu escrevi aí em cima, é o fato de que o Islam é uma religião extremamente simples, direta, muito natural porque é da natureza do ser humano louvar a Allah, e isto está naturalmente dentro de nós, Ele criou todas as coisas, viemos Dele e para Ele nos voltamos.

Não temos no Islam rituais complicados, símbolos e imagens cheias de significados secretos, nada disto, temos um conjunto de regras para VIVER, viver de acordo com o que Allah nos determina, e de acordo com tudo o que Ele nos provém. E estas regras são sempre naturais também, e sempre visam o bem estar e a saúde da pessoa, mas saúde aqui não só física, mas também espiritual, moral, psicológica, e social.

O Islam tem uma visão muito avançada sobre o ser humano, não o vê dentro da ótica dualista de alma e corpo, espiritual e material, ao contrário, o Islam vê o ser humano como uma unidade, onde não se dissocia o louvor do viver, e sim vive-se em louvor constante a Allah, da mesma forma que viver com saúde, se alimentar bem, cuidar de si, é também uma forma de louvar a Allah.

O Islam é também uma religião perfeitamente alinhada com o ideal de se conservar e preservar o meio ambiente.

Há mais de 1.400 anos atrás, o Profeta Muhammad (que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele) nos ensinava em seus ditos e suas práticas, a não desperdiçar água em nossa abluções, a ter higiene com o nosso corpo e alimentos, a não maltratar os animais. A ter cuidado e respeito por todos os animais que estão sob os cuidados humanos, inclusive pelos animais que são lícitos de serem consumidos como alimento.

Vejam por exemplo, o sistema de abate dentro dos conceitos islâmicos, o Abate Halal. Em primeiro lugar é preciso saber que para tanto o animal tem de ser bem tratado, criado em ambiente natural ou próximo de seu ambiente natural, com boa alimentação sem elementos que façam mal tanto a ele quanto a nós, não pode passar sede, e nem fome. Portanto ele é bem cuidado e controlado desde a origem!

O abate tem de ser higiênico, e tem de provocar o menor sofrimento possível, ser rápido e piedoso, existe um modo de abater o animal de forma rápida e certeira, como se o desligasse com o corte certo, e a faca exclusiva para isto deve permanecer no corte minimizando assim ao máximo qualquer possibilidade de sofrimento.

O Islam é também chamado de "a fé inteligente" porque tudo é fundamentado, tudo tem explicação, tudo tem um conceito, você nunca fica sem uma resposta a uma pergunta dentro do Islam.

Estas características fazem do Islam uma religião equilibrada, a Religião de Deus, perfeita como todas as coisas que Allah nos provém, perfeita como Sua criação.

Sou verdadeiramente muito feliz por ser muçulmana =), e de fato apaixonada pela minha linda religião!

Eu acho que sempre escreverei aqui no meu cantinho baseada em vivência e sentimento, emoções. Talvez seja esta a minha característica principal.

Com o tempo talvez eu passe a escrever mais textos sobre teorias e citações do Alcorão e da Sunnah, mas vejo que tenho irmãos e irmãs que fazem isto com maestria, meu blog é mais voltado para o que eu sinto, e para o que eu vivencio, e com isto tento passar um pouquinho do que é ser uma muçulmana, e do que é o Islam de verdade, o Islam verdadeiro.

Salam!

Nenhum comentário: