quinta-feira, 10 de março de 2011

Munakabe - Ontem eu me senti sem roupa =S...


A foto acima retrata o tipo de chador, ou isdel, que eu escolhi para mim. Combinado com este tipo de niqab:



Dá o efeito "ninja" retratado acima.

Continuo na minha caminhada para me tornar uma "munakabe". Mas estou percorrendo este caminho com muito cuidado, muita reflexão, muita paciência e sem pressa, no ritmo certo.

Esta semana que está terminando tivemos o feriadão do Carnaval aqui no Brasil e o país para durante todo este tempo.

Bem eu não curto Carnaval.

Não é só por causa do Islam, agora então mais ainda, mas é que realmente não tem a ver comigo, com o meu jeito de ser, eu sou mais quietinha no meu canto e prefiro passeios mais "intimistas" e tranquilos.

Mas agora então, sendo uma muçulmana, é que eu não vou pular carnaval por aí porque ele é a negação de muitas coisas que defendo e que pratico em minha vida... quando novinha eu já curti sim carnaval, mas faz muito tempo que não, prefiro me manter afastada da bagunça.

Mas este Carnaval foi ótimo porque eu aproveitei o feriado para continuar a fazer minhas experiências com chador e niqab junto com a minha querida irmã Halima. Algumas vezes contamos com a presença da irmã Priscilla e de outra irmã também.

Foi ótimo, a Halima me emprestou um de seus chadors e niqabs, já que os meus ainda não estão prontos, e passeamos bastante, fomos à parques, bibliotecas (mas estava fechada =(...) supermercado, Av. Paulista, Livraria Fenac, andamos muito de metrô, e tudo isto é importante para ver como nos sentimos e como dialogamos com o mundo assim.

Aí ontem fiquei em casa, e saí com uma de minhas filhinhas fofas. Em casa ainda não tenho chador e niqab, porque como disse aí em cima, os meus ainda não estão prontos.

E sabem? Eu me senti deslocada, e estranhamente exposta, e "nua" =O!!!

Foi uma sensação tão estranha porque eu estava de fato toda coberta sim, com minhas roupinhas apropriadas, hijab, saia comprida até os pés, batinha de manga comprida, estava toda de acordo com o modo como uma muçulmana deve ser vestir, mas a sensação foi a de estar exposta por estar sem o niqab e o chador!

É muito bom estar de chador e niqab, sei que há muita controvérsia à respeito do uso de véu no rosto, muitas pessoas defendem até a visão de que não só é recomendável como seria obrigatório para toda muçulmana, eu acho que é Sunnah, é recomendável, e é minha escolha me cobrir inteira.

Mas defendo a idéia de que além de todo o conceito por detrás de se usar niqab e chador, como sempre repetindo: recato, modéstia, submissão somente a Allah, respeito, distinção enquanto muçulmana, o chador e o niqab servem também como Dawah, porque as pessoas tendem a falar conosco.

E usar chador e niqab não nos impede de nada, eu dirigo tranquilamente com niqab e chador, tomamos café, comemos, passeamos, andamos de metrô, nos divertimos muito, rimos sim, e estamos sempre bem.

Inshallah eu possa ter logo o meu chador em casa, e os meus niqabs.

E quando isto acontecer, apagarei todas as minhas fotos de rosto, e só sairei de casa com o rosto coberto por véu. Isto se chama coerência!

Salam!

Nenhum comentário: