terça-feira, 22 de novembro de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Brasília

Mais um post da série MESQUITAS DO BRASIL, e desta vez vamos conhecer a linda Mesquita de Brasília!

Mas bem, na verdade não vamos conhecer muita coisa porque simplesmente não existem informações e nem muitas fotos sobre a Mesquita de Brasília na internet.

Como eu já escrevi em outros posts, o fato é que carecemos muito de informações sobre as nossas mesquitas.

Geralmente, para cada post da série MESQUITAS DO BRASIL que escrevo, sou obrigada a me dedicar a um verdadeiro trabalho de garimpo à procura de fotos, fatos, e informações.

Em geral sou bem sucedida, depois de horas e mais horas de procura. Em alguns casos, me surpreendo! Por exemplo, confesso que eu esperava encontrar muitas dificuldades para achar informações e fotos sobre a Mesquita de São Miguel Paulista, pelo simples fato de que eu não sabia nada sobre ela. Mas no fim do trabalho de procura de informações, me surpreendi com uma bela e grande coleção de fotos e informações completas até sobre a fundação da mesma.

Já no caso da Mesquita de Brasília, infelizmente a surpresa foi o contrário do caso retratado acima, eu esperava encontrar muitas informações mas no fim acabei com pouquíssimas fotos do entorno da mesma e quase nada além do endereço dela.

Esta foi a única foto que eu encontrei retratando o interior da Mesquita de Brasília, ela mostra as portas de acesso ao salão de orações e o reservado para mulheres, mas não encontrei uma foto sequer do mishrab e do mimbar da mesquita...

O curioso é que existe uma outra mesquita em Brasília, localizada no terreno em frente à atual Mesquita do Centro Islâmico de Brasília, uma mesquita abandonada, em ruínas, e eu consegui mais informações e fotos dela do que da atual mesquita.

Tentei então conseguir informações com alguém de Brasília, mas estranhamente fui mal sucedida, fato aliás que achei estranho, e me fez suspeitar que existe algum tipo de problema na comunidade islâmica de lá.

Bem mas Allah sabe mais, e vamos então ao que eu consegui de fotos e informações...

A Mesquita do Centro Islâmico de Brasília fica na 712/713 Norte e chama a atenção pelo tamanho, acabamento claro e clean, com grande parte da mesquita e das edificações no seu entorno em cor branca e pela arquitetura, uma releitura "brasiliense" da arquitetura árabe.

Com área de 2,8 mil m², é considerada a maior mesquita da América Latina, com capacidade para mil pessoas.

Ela está aberta à visitação pública, faz parte de vários roteiros turísticos da cidade,  funciona todos os dias, das 9h às 17h, com exceção da sexta-feira. Nesse dia, a mesquita fica fechada para visitação pública e é reservada à Khutba (sermão de sexta-feira) e para o Salat Juma (oração de sexta-feira).

O minarete da Mesquita de Brasília tem 37 metros de altura.

O minarete da Mesquita de Brasília

No terreno em frente à mesquita existe uma mesquita abandonada, aparentemente ela é anterior á atual mesquita, não sei o que houve com ela, mas é uma mesquita realmente impressionante, com páteo interno dividido em dois páteos e de grandes dimensões.


Foto aérea mostrando a Mesquita de Brasília com sua cúpula azul, rodeada pelas outras edificações do amplo Centro Islâmico de Brasília, e a mesquita abandonada no terreno em frente.

No destaque, a mesquita abandonada, com sua cúpula verde. Esta é uma mesquita em configuração de páteo central, deve ser a única com esta configuração no Brasil, e ela é realmente enorme, maior do que a mesquita atual.

Aparentemente o terreno ainda pertence ao Centro Islâmico de Brasília.


O páteo interno da Mesquita de Brasília

No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos voltar à região sudeste.

Salam!

11 comentários:

Unknown disse...

Salam, irmã! Tenho boas dicas(apesar de não muitas)sobre a Mesquita de Brasília: algumas fotos (não muitas) no site seguinte : http://www.presencaarabe.com/#!(algumas fotos da galeria 1); o abandono do Centro Islâmico em frente a Mesquita: http://www.lugaresesquecidos.com.br/2011/03/centro-islamico-do-brasil-brasilia-df.html e dois videos no youtube sobre o mesmo tema: http://www.youtube.com/watch?v=BMF8_ztFrb0&feature=related e http://www.youtube.com/watch?v=SRMXRqZ1Rv0&feature=related. Algumas informações para complementar: A Mesquita "nova" é ampla, mas o minarete não é muito usado, pois a mesquita fica num local onde não existem muitas residencias, e a maioria dos muçulmanos de Brasília são das cidades satélites (mais ou menos a 30 km de distancia) ou então são membros de embaixadas ( que são muitas). A Mesquita foi construída com recursos vindos do Reino da Arábia Saudita e devido a dificuldade de comunicação ( são varias linguas), a comunicação é mais dificil. Espero ter ajudado um pouco!

Salam!!

Aminah disse...

Salam Waleikum irmã, tudo bem? A tempos atrás te prometi algumas fotos da minha Mesquita (Mesquita de Maringá). Mas sempre me esquecia de fotografá-a rsrsr.
Agora já tenho algumas fotos, mas quero conseguir todas as informações para te passar.
Acho lindo essa séria de post que você faz sobre As Mesquitas do Brasil.
Vou te enviar as fotos por email e vou me esforçar para o mais rápido colher todas as informações sobre a data de fundação, número de muçulmanos, e tudo mais.
Inshallah logo terás um post com minha Mesquita ,já tão amada por mim.
Allah Hafiz,
Aminah

Anônimo disse...

Salam irmã, eu moro na frente da mesquita...como vc disse Allah sabe de todas as coisa...e por incrível que pareça, busquei hoje uma foto, para me sentir na mesquita....incrível né? então oro para Deus transformar tudo que obscurece nosso templo , uma pena...só lamento, nossa única mesquita...linda...isolada....e ainda cenário de abandono..tenho vontade de escrever a imprensa...já que tenho acesso fácil...poderia contar algumas historias bem tristes...mas estamos em oração Allah cuida para transformar e devolver aos que querem a mesquita para louvar !...vc disse pouco mas deu as palavras...tão difícil foi acessar alguma informação...o que será que passa ? só Deus! nesse meu primeiro Kamadan tem sido meu fogo de clamor a Deus...pela mesquita de Brasília !

Anônimo disse...

Quero agradecer pelo lindo blog..linda músicas..que me aproximou hoje (mesmo estando a apenas um bloco), da Mesquita de Brasilia.

Salam

Anônimo disse...

http://youtu.be/BMF8_ztFrb0

Anônimo disse...

a Mesquita velha (abandonada), que está ao lado da nova....dentro do terreno onde vivem os administradores....pasmem!

http://youtu.be/BMF8_ztFrb0

Hoje no último dia do Ramadan, Clamo a Allah para que limpe as impurezas da matéria e do espirito que rondam o local...Allah tenha misericórdia dos que se passam por muçulmanos e só prejudicam sua casa e sua palavra.

Perdão por publicar ...mas estou muito triste...e seu post me deu essa oportunidade de falar mesmo que anônima...o que a Embaixada faz..é saber de tudo e compactuar com as impurezas ..em todos sentidos, uma vergonha para a cidade, os muçulmanos e a comunidade diplomática árabe ...Salam

Unknown disse...

Assalamu Aleikum wa rahma!

Preciso muito de um favor de Algum irmao residente em Brasilia! Poderia me ajudar Irma ?

Jazak Allah Khairan . Meu email é berbertl@yahoo.co.uk

Khadijah Abdul!
Muito obrigado.

Gisele Marie Rocha disse...

Wa Aleikum Salam Wa Rahmatullah Wa Barakatuh!

Irmã, reenviei a sua mensagem e e-mail para um irmão de Brasília religioso e temente a Allah, eu acho que ele deve entrar em contato com você, tá bom?

Que Allah te abençoe sempre.

Salam

Diego Del Barco disse...

Boa tarde.

Gostaria de saber se há aula de árabe na Mesquita. Caso positivo, como faço para entrar em contato, seja e-mail ou telefone. Grato

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Diego, obrigada por sua visita ao meu blog.

Olha, geralmente há aulas de árabe e de religião em todas as mesquitas, mas eu não sei se tem na Mesquita de Brasília, minha sugestão é que você vá a Mesquita e pergunte, eu garanto que você vai ser muito bem recebido lá, tá bom? =)

Que a paz de Deus esteja com você.

Anônimo disse...

Desculpe, não sou islâmico, sou de Brasilia. Desejo aprender musica árabe. Canto especialmente. Alguém pode me indicar um material didático ? Ou uma escola? Meu e-mail é Ivaldounb@gmail.com