Em nome de Allah, o Misericordioso, o Misericordiador, o Senhor dos Mundos, não há outro Deus além de Allah, o único, e Muhammad é seu mensageiro...
Eu já falei sobre Shahada aqui no meu blog e resolvi escrever este artigo motivada por dúvidas que eu venho encontrando entre pessoas que me perguntam à respeito e também porque eu tenho ensinado com o pouco que eu sei para algumas irmãs revertidas e percebo que alguns aspectos da Shahada são recebidos como uma novidade mesmo por algumas irmãs que já fizeram a Shahada a um certo tempo.
Então vamos lá! Yalla binna! =)
A Shahada é o testemundo de fé, que pode sempre ser pronunciado e que marca a reversão de uma pessoa ao Islam.
Ela é um dos 5 pilares do Islam, sendo que os outros pilares são:
- Fazer as 5 orações diárias;
- Jejuar no Ramadan, o Mês Sagrado;
- Fazer o Hajj, a peregrinação à Makka; (tendo a pessoa condição de saúde e condição financeira para isto)
- Pagar o Zaqat, a caridade no fim do ano; (2,5% do ganho anual de quem tem condições, dados em caridade DIRETAMENTE para pessoas necessitadas)
Quando uma pessoa decide voltar-se à Allah Subhana wa taala (louvado seja), e decide portanto se tornar muçulmana, ela simboliza esta volta à Allah, o que chamamos de REVERSÃO (pois é voltar a Deus no sentido de que toda pessoa nasce muçulmana pois é criação de Deus), pronunciando a Shahada.
Ela então diz em voz alta:
Ash hadu an la Ilaha Ila Allah, wa ash hadu ana Muhammadan Rasulullah
لا إله إلا الله محمد رسول الله
"Testemunho que não há divindade além de Allah, e testemunho que Muhammad é seu mensageiro"
Este testemunho pode ser pronunciado na mesquita, com testemunhas e com o Sheikh da mesquita, mas também pode ser pronunciado em qualquer lugar, com ou sem testemunhas. Este testemunho pode inclusive ser pronunciado em casa, e hoje temos casos de pessoas que fazem a sua Shahada até mesmo na internet.
Porque? Porque esta aparente "facilidade"?
Simples: porque o Islam não veio para complicar, veio para simplificar a relação direta com Allah. O Islam é um modo de vida completo e perfeito e uma relação direta com Allah, o Profeta Muhammad (saws) sempre nos ensinou "Simplifiquem, não compliquem!"
Neste sentido, o que conta mesmo é a sinceridade das palavras proferidas e a sinceridade de seu coração, esta é a parte que se exige de verdade, quanto ao resto, o mundo e todos os mundos são criação de Allah e Allah conhece de fato o nosso coração e as nossas intenções, então é isto que importa, coerência, sinceridade, fé, amor e temência por Allah...
A Shahada é de fato um momento de renascimento, uma nova vida, e como tal deve ser lembrada e considerada sempre.
É muito comum a pessoa adotar um novo nome, islâmico, depois da Shahada. Isto não é obrigatório, e é recomendável quando o nome da pessoa tem origem pagã ou em idolatria, mas a motivação para isto é que para um muçulmano de fato a Shahada é um divisor de águas na sua vida, uma nova e linda manhã, um novo dia, um novo livro a ser aberto...
E quem nasce em uma família islâmica? Quem nasce em uma família islâmica e é criado dentro do modo de vida islâmico nasce muçulmano como todos nascemos e não se afasta do estado de submissão a Allah, é por isso que não há esta passagem, mas em sua vida também pronuncia e dá provas de sua Shahada, apenas não tem a Shahada como reversão, e sim como testemunho de fé. Depois da Shahada, todos são muçulmanos, irmãos, iguais, e o que diferencia é apenas isto, a reversão de alguém que nasceu muçulmano, como todos, se afasta de Deus, e depois volta-se a Ele.
É por isso que deve-se pronunciar a Shahada quando já se tem a certeza em seu coração, de sua convicção.
Sim, é importante ser no momento certo!
Mas, nunca adie a Shahada se você já tem esta certeza em seu coração. Se há em seu coração a fé em Allah, a certeza de que só existe Um Deus, e que Muhammad é seu último mensageiro, faça a Shahada o quanto antes, porque só a Allah cabe o conhecimento do que Ele determinou para nós, porque só a Allah cabe o conhecimento da hora de cada um, eu posso estar escrevendo aqui agora e no minuto seguinte posso já ter partido desta vida, e eu não sei quando será, então é recomendável não adiar a Shahada porque nada melhor do que terminar os seus dias aqui nesta vida como temente e submisso à Allah Subhana wa taala.
Não adie nunca a sua Shahada, se seu coração pede, faça!
E depois? Depois saiba dar a devida importância e respeito à Shahada.
Esta importância é tão grande que NUNCA um muçulmano tem o direito de dizer que outra pessoa não é muçulmana!! Isto é grave e volta-se contra quem assim o faz.
Explicando melhor este ponto, com um exemplo, você pode um dia ver um homem que faz negócios excusos, que não vive de acordo com o modo de vida islâmica, que bebe bebida alcoólica, que tem uma vida em total desacordo com o que Allah determina para nós. Sim, MAS SE ELE FEZ A SHAHADA, ELE É SIM UM MUÇULMANO e ai de quem dizer que ele não é, cuidado! Isto pode voltar-se contra você mesmo(a)...
Ele pode ser um MAL MUÇULMANO, sim pode ser, mas ainda assim é um muçulmano.
Você pode conhecer uma irmã que infelizmente está se desviando do caminho, ela provoca discórdia entre irmãs na mesquita e espalha a fitnah como poeira lançada de sua língua por onde ela passa, ela julga as outras e em sua intimidade nem se preocupa em fazer as orações diárias... mas MESMO ASSIM ELA É MUÇULMANA, e ai de quem declarar que ela não é muçulmana! Ela pode ser uma má muçulmana, você pode dizer que ela é hipócrita, em momentos de irritação pode até falar que ela é mentirosa e falsa e outras coisa mas NUNCA VOCÊ PODERÁ DIZER QUE ELA NÃO É MUÇULMANA, isto pode voltar-se contra você, você é quem pode estar tendo a sua SHAHADA quebrada, porque só a Allah cabe o julgamento de cada um, e uma Shahada é o testemunho perante Allah, portanto não cabe a nós seres humanos o julgamento de sua validade ou não.
Espero ter contribuído para esclarecer sobre a Shahada, que Allah nos conserve no caminho da senda reta, e abençoe todos nós.
Salam =)