quarta-feira, 20 de março de 2013

Alguns esclarecimentos sobre nós mulheres muçulmanas


Bismillah... que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre o nosso amado Profeta Muhammad (salallahu alaihin wa salam).

A inspiração para escrever sempre me vem naturalmente e sempre me faz parar para escrever senão eu perco o fio da meada e eu agradeço a Allah, Subhana wa Taala, porque me inspira a escrever fazendo assim de mim instrumento de propagação do conhecimento acessível para todos, mesmo o pouco conhecimento que eu possuo até hoje, tá bom?

Este post provavelmente restará incompleto, ou provavelmente terá posteriormente algum complemento, eu não sei, sei apenas que escrevo para todos entenderem, de maneira simples e direta e sem complicar ou colocar muitas citações e coisas assim porque eu acho que na verdade o meu blog não se destina apenas à leitura do muçulmano que já construiu o seu conhecimento sobre o Islam mas principalmente para quem não conhece o Islam ou está conhecendo agora, ou talvez para quem acaba de se reverter ou está no caminho determinado por Allah para a Shahada.

Desta vez escrevo baseada em minhas experiências de sociabilização e eu percebo que muitas pessoas não sabem muito sobre nós mulheres muçulmanas em vários aspectos, vamos falar um pouco destes aspectos agora.

A primeira coisa que vou falar é sobre o ponto que mais chama a atenção sobre nós aqui no Ocidente: as nossas roupas.

Afinal de conta porque nos cobrimos? Porque usamos véus, roupas compridas, porque muitas vezes algumas de nós como eu mesma chegam a se cobrir inteiras deixando apenas os olhos à mostra?

Allah, Louvado seja, determinou para nós que seguimos o caminho da senda reta, homens e mulheres, a modéstia. Isto não é exclusivo para nós mulheres, mas também para os homens. Uma mulher tem em si por obra e determinação de Allah a personificação por inteiro do que chamamos de "awrah" e isto é determinado por Allah.

"Awrah", assim como todas as palavras em árabe, tem suas raízes em outros termos e você pode ler um pouco sobre a palavra aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Intimate_parts_(Islam) (texto em inglês) mas, em resumo, são as partes do corpo que não devem ser expostas publicamente por vários motivos e um destes motivos são os "atrativos" e sim, sim, Allah nos constituiu para sermos fisicamente "atraentes", além de outras coisas.

Neste sentido, enquanto homens são atraentes por outros motivos para nós, nós temos cabelos, corpos, e todos os atrativos que uma mulher tem, então nos cobrimos por modéstia, por recato sim, porque Allah assim determinou, em suas palavras no Alcorão, para sermos distinguidas enquanto religiosas, para sermos respeitadas, e somente por estes motivos.

Outras mulheres religiosas se cobrem também. Freiras se cobrem, monjas se cobrem, e isto é hábito de recato e modéstia. Homens também se cobrem ou deveriam se cobrir, segundo o que determina Allah, apenas não precisam de cobrir os cabelos, e muitas partes do corpo que nós precisamos.

Tá, mas e o rosto e as mãos? Bem, aí é outra história e não vou entrar nisto agora porque não há consenso no Islam sobre isto. Eu sou uma munaqaba, eu escolhi com muita consciência, alegria em meu coração e por vontade própria, cobrir o meu rosto e as minhas mãos, outras munaqabat não cobrem as mãos, e eu poderia muito bem ilustrar este post com a imagem de uma irmã sem niqab, não nenhum desmérito nisto, apenas ilustrei com a imagem de munaqabat porque eu sou uma munaqaba, tá bom?

Então se você ainda pensa que é opressão, esqueça!! Temos orgulho de nossas roupas, amamos os nossos véus, e eu nunca poderia sequer me imaginar sem as minhas roupinhas islâmicas fofas e confortáveis, Alhamdulillah!

Depois disto, vou falar sobre duas coisas específicas para homens que não são muçulmanos.

A primeira delas é: você não deve cumprimentar uma mulher muçulmana com beijo, ou com aperto de mão.

A regra é: um homem NUNCA toca uma mulher muçulmana. NUNCA MESMO. 

Eu convivo com muitas pessoas de diferentes nacionalidades e orientações religiosas no meu dia-a-dia, em especial no meu trabalho, e sempre noto que alguns homens ficam totalmente desconcertados e sem jeito quando estendem a mão para mim e eu me recuso a estender a mão também.

Em geral, em seguida eu dou a minha explicação e a maioria entende mas sempre fica aquela dúvida "será que ele vai ficar pensando que eu sou grossa ou mal educada?"

Não, eu não sou grossa nem mal educada, o que acontece é que nós mulheres dentro do Islam somos consideradas como uma jóia preciosa sim, ao contrário do que o que a mídia propaga, no Islam somos respeitadas, preservadas, e tratadas com muita proteção e respeito. A rigor não temos sequer a obrigação de responder ao cumprimento de um homem muçulmano desconhecido na rua, embora eu não pratique isto porque acho importante a união do cumprimento segundo o que nos ensinou o nosso amado Profeta Muhammad (saws). Ele nos ensinou que nos reconheceríamos no mundo todo pelo nosso cumprimento entre nós ("Assalam Waleikum" e "Wa Aleikum Salam"), e eu procuro SEMPRE praticar isto COM TODOS.

Mas, a regra para todos os homens, muçulmanos e não muçulmanos é: NUNCA TOQUE UMA MULHER MUÇULMANA, a não ser que você seja o marido dela, ou um parente como o pai, o irmão, etc...

Além disso, se você não é muçulmano e por alguma razão sente uma vontade imensa de "puxar conversa" com uma mulher muçulmana, se aproximar, enfim falando diretamente "jogar cantada" em uma mulher muçulmana, DESISTA, tá bom?

Porque nós mulheres muçulmanas

01) NÃO "FICAMOS";

02) NÃO NAMORAMOS, AO CONTRÁRIO NOIVAMOS, porque não existe o namoro no Islam, isto é haram (pecado);

e, finalmente...

03) ALÉM DE NÃO NAMORARMOS E NÃO FICARMOS MAS SIM NOIVARMOS, só nos relacionamos exclusivamente com HOMENS MUÇULMANOS, tá bom?

Então, desista, você não vai se aproximar de uma mulher muçulmana se não for um muçulmano, ponto e acabou.

Porque? Porque isto está determinado por Allah, Louvado Seja, no Alcorão.

A primeira vista, você que me lê pode achar que isto é desnecessário de se escrever... então tá, seja uma mulher muçulmana e vai andar na rua para você ver a quantidade de "cantadas" que ouvimos, além de outras coisas, tá bom?

Eu reajo de maneira simples, IGNORO COMPLETAMENTE. Se o sujeito insistir ou me incomodar, simples, eu chamo a polícia e ponto.

Bem, agora vamos a alguns esclarecimentos.

01) É preciso sempre lembrar que eu falo aqui do ISLAM, e de como é ser uma muçulmana que vive segundo o modo de vida islâmico. Se alguém não se comporta assim, Allah sabe mais e cabe somente a Ele o julgamento, mas é assim que deve ser segundo o que Ele determina para nós;

02) É importante esclarecer que o Islam não é uma religião, o Islam é o "Deen" e este conceito é algo um pouco confuso na cabeça de quem habita as terras ocidentas rs... Mais do que uma religião, o Islam é um modo de vida mesmo, completo, perfeito, equilibrado, ou seja, não sou muçulmanas apenas quando eu faço as minhas orações ou estou na mesquita, eu sou muçulmana até dormindo, comendo, vivendo, tá bom?

03) Existem muitos outros aspectos para falar sobre nós mulheres muçulmanas, e ao longo do tempo eu vou falando um pouco mais sobre isto

E ah, sim: não, não passamos o tempo todo rodeadas de ouro e dançando a dança do ventre, tá bom? =D

Que Allah abençoe a todos e os encaminhe à senda reta.

Salam =)

3 comentários:

ATÉ TÚ BRUTUS ? disse...

Sim,não se assuste, não sou homem eu sou tão recatada que uso um pseudônimo para me proteger mesmo deste mundo louco,eu seria fácilmente atraída ao modo de vida de vocês pois amo as vestimentas eu detestoo a maneira com as mulheres do Brasil se veste, práticamente nuas, seios de fora,nádegas de fora mesmo com calça comprida mas fica de fora quandose abaixam ou quado estão com aquelas calças apertadíssimas desenhando todas as curvas de seu corpo.Uma amiga muçulmana me ensinou a usar o véu mas eu me esqueci,usaria sem a menor restrição para me proteger das maldades que ha nos olhos do mundo, vocês são lindas, e adimiráveis .Allah te conceda a Paz a felicidade e todo amor.Thais

Gisele Marie disse...

Salam Thais, obrigada por visitar o meu blog e eu fico feliz por vc estar aqui, tá bom? =)

Que você seja sempre abençoada.

Joao m313.Ramos disse...

👳🙏