quarta-feira, 23 de março de 2011

Indicação de Livro - Riadhussálihin - O Jardim dos Virtuosos


Hoje vou falar de um lindo e importante presente que eu ganhei de uma querida irmã e amiga de fé.

Trata-se do Riadhussálihin - O Jardim dos Virtuosos, do Iman Abu Zakaria Yahia Ibn Charaf An Nawawi.

A capa da edição que eu ganhei segue aí em cima ilustrando este post. Apresentado em belíssimo trabalho de editoração, com capa dura de luxo e em magnífica edição bilíngue (Português - árabe), este é mais um lindo trabalho de tradução e adaptação do Professor Samir El Hayek, e curiosamente parece ser ele também o editor desta edição, já que no meu livro não há indicação nenhuma de editora.

Um lindo presente realmente, que tem lugar especial na minha casa.

Vamos falar um pouco deste livro e do porque eu o recomendo.

Citando o seu prefácio, "A majestade e a importância dos ahádice (plural de hadice), os ditos ou tradições do Profeta do Islam, Mohammad (saws), além de seu valor moral, podem ser inteiramente apreciados apenas quando alguém se conscientiza de que toda a estrutura religiosa, moral, social, econômica e política de mais de um quinto da humanidade assenta-se no Alcorão Sagrado e nos ditos ou atos, ou Sunna, do Profeta Muhammad (saws)."

Allah, Louvado seja, nos diz claramente em suas palavras no Alcorão:

"Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo" (Alcorão, 33:21)

O grande líder indiano Mahatma Ghandi considerava os ahádice como entre "...os tesouros da humanidade, e não são apenas muçulmanos." (segundo suas palavras em introdução ao livro de Abdullah Al Mamun Al Suharawardy "Os Ditos de Mohammad")

E é exatamente ahadice que o Riadhussalihin nos apresenta, em coleção cuidadosa e criteriosa e sábia organização do Imam Al Nawawi.

O Imam Al Nawawi, falecido em 676 A.H. (1277 DC), colecionou muitas tradições do Profeta (saws) e as organizou em um livro que é um dos melhores e mais bem escritos no campo da moralidade islâmica nos trazendo um guia seguro para a vida pessoal e social.

Neste aspecto, o livro é muito importante porque é uma das fontes da Sunnah Profética, abrangendo toda a vida do muçulmano desde o nascimento até a morte e é um orientador para todos, para o aluno, para o professor, para o sábio, para aquele que já vive o Islam de fato, para aquele que começa a trilhar os seus caminhos.

Então eu recomendo e acho que é uma boa maneira de começar a conhecer a Sunnah e as obras que juntas deram origem à Sharia, a jurisprudência islâmica, pois a Sharia é fundamentada no Alcorão, e na Sunna, os ditos do Profeta (saws).

Bem mas o livro não é fácil de se encontrar por aí.

Mas eu achei uma boa solução para quem se interessar pelo Riadhussálihin! Eu encontrei ele disponível para download gratuito na net =)... não é ótimo?

Então para quem tiver interesse, basta acessar este link aqui: http://www.islamicbulletin.org/portuguese/details.aspx?id=31 

Aliás o site deste link, THE ISLAMIC BULLETIN, que consta da lista de sites recomendados do meu blog, é muito bom, possui livros islâmicos gratuitos em várias línguas, inclusive em Português, e eu também o recomendo.

Boa leitura e....

Salam!

6 comentários:

Patricia disse...

Eu também já conhecia este download disponível mana. Ele só contém 13o capítulos, sendo que o livro tem 372 capítulos. É praticamente 1/3 do livro. Mas pra quem ainda não tem o livro completo é muito bom, já garante a leitura de boa parte dele.
Assalamu Aleikum

Naufal disse...

Onde posso obter o link para fazer download deste livro completo, refiro-me as 800 paginas que compoe o livro.
contacte : Naufal786@gmail.com

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Naufal, obrigada por sua visita e pelo seu comentário no meu blog. Eu sinceramente não sei onde tem link para o download completo deste livro, eu tenho o livro mesmo, que ganhei de presente, tá bom?

Sobre o livro, você pode conseguir um exemplar dele em associações islâmicas ou mesquitas, eu sei que a Mussala do Paraíso costuma ter este livro disponível.

Que a paz de Deus esteja com você.

Unknown disse...

Assalamu aleikum, irmã.

Será que sua amiga consegue um exemplar desse livro pra mim? Estou a procura faz tempo, mas não acho em nenhum lugar. Eu pago frete e o que mais for necessário. :D

Gisele Marie Rocha disse...

Wa Aleikum Salam irmã.

Obrigada por sua visita ao meu blog, que Allah te abençoe sempre, tá bom?

Eu não sei onde tem o livro a estas alturas, talvez via site da FAMBRAS, porque a edição que me motivou a escrever este post, pelo que eu sei, se esgotou aqui no Brasil, mas vale a pena dar uma olhadinha no site da FAMBRAS, tá bom?

Carla disse...

Assalamu aleikum irmães e irmãos

Já visitei vários sites ds rede e só consta esse de 200 e poucas páginas, não encontrei- o completo. Caso alguém o encontre contacte- me ou se descobrirem o site à venda ( nem sei se este livro pode vender ) avise- me por gentileza.

daudtt@gmail.com

Que a paz de Deus esteja convosco!