quinta-feira, 10 de março de 2011

Instituto de Pesquisa Histórica Regional lança projeto de página sobre o Islam


Eu tenho participado ativamente de uma comunidade sobre a novela "O Clone" no orkut, acho que é a maior comunidade sobre a novela, e uma comunidade realmente diferenciada porque tem a participação de pesquisadores e de um grupo de muçulmanos, eu inclusive, que complementa a novela com conhecimento e vivência sobre o Islam, além do trabalho impecável do corpo e moderadores da comunidade que a mantém em alto nível e realmente organizada e livre de interferências negativas, o que muito contribui para a sua altíssima qualidade.

São mais de 15.000 membros nesta comunidade e a experiência está sendo altamente gratificante porque todos têm interesse em conhecer o Islam de verdade e esclarecer dúvidas à respeito do que é apresentado na novela.

Aliás uma bela lição a ser seguida por moderadores de comunidades islâmicas no orkut, que infelizmente estão infestadas de trolls e fakes que agridem e deturpam o Islam abertamente sendo que ninguém faz nada contra isto, uma verdadeira vergonha.

Tanto que estou praticamente participando só desta comunidade, me recuso a participar de comunidades que deveriam ser sites de informação REAL E SEGURA sobre o Islam na net mas que, infelizmente, se tornaram território dominado por desinformação, ofensas contra o Islam e contra o Profeta Muhammad (saws), agressões contra os muçulmanos e deturpações do Alcorão sem que ninguém tome qualquer medida para resolver este problema.

Todo este "pacote" da comunidade "O Clone - a Novela" acabou provocando algo raro e único, a comunidade acabou se tornando um referencial cultural e isto é realmente raro e algo talvez único até.

E uma das grandes satisfações que tive ao participar desta comunidade foi conhecer a Professora Ludmila Pena Fuzzi, especializada em História Oriental e que desenvolve um trabalho de pesquisa sobre o Islam no Brasil e sobre muçulmanos, em especial nós muçulmanas, já a 5 anos.

A Professora Ludmila é também fundadora e presidente do Instituto de Pesquisa Histórica Regional, e o Instituto acaba de lançar o projeto de uma página interativa sobre o Islam. A intenção do projeto é iniciar um diálogo dentro da academia sobre o VERDADEIRO conceito histórico, filosófico e religioso do Islam, combatendo com isto os crimes de discriminação e a divulgação de estereótipos e mentiras das quais o Islam e todos os muçulmanos são vítimas hoje em dia.

A notícia está no site do Instituto.

Este é um importante projeto, assim como o trabalho de pesquisa da Professora Ludmila Pena Fuzzi é um trabalho de suma importância.

Ambos têm o meu total apoio e penso que todo muçulmano deve apoiar estas importantes iniciativas que servem como resposta à todos aqueles que trabalham insensantemente à favor da mentira, da calúnia, e da agressão discriminatória e desinformação, que são as armas daqueles cujas atitudes mostram a total falta de caráter e a opção por interesses excusos.

Que Allah abençoe este lindo trabalho que se inicia, espero poder contribuir da melhor maneira possível com este trabalho.

Salam!

2 comentários:

Muslimah Brasileira disse...

Assalamo aleikom irmã Gisele !
Acabei de entrar na comunidade da novela, que eu já era membro por sinal e nem me lembrava mais rsrs e já estou no tópico sobre as dúvidas em relação ao Islam. Realmente, o tópico está sensacional !!!!!!!!! Muitas pessoas fazendo perguntas bastante pertinentes, alhamdulillah !!! O difícil vai ser largar esse computador pra dormir hoje porque isso me dá muita felicidade em ver tanta gente interessada em aprender a verdade, mashaAllah ! Que Allah Misericordiosíssimo guie a todos a senda reta !!
Salam !

Gisele Marie Rocha disse...

Aleikom salam irmã Maryanna!

Que felicidade receber a sua simpática visitinha em meu cantinho, seja sempre bem vinda! =)

Está sendo realmente uma ótima experiência participar da comunidade O Clone - A Novela alhamdulillah!!

Além da simpatia e interesse de todos, há também muito respeito e interesse pelo Islam e com isto conseguimos algo realmente único, um polo de cultura e informação dentro de uma comunidade do orkut, que inclusive conta com a participação de pesquisadores do meio acadêmico e que está sendo reconhecida oficialmente por isto.

Que Allah te abençoe sempre e participe sim conosco, tenho certeza de que sua presença enriquecerá demais a nossa participação na comunidade! =)

Salam!