sexta-feira, 10 de junho de 2011

Halaqa


Halaqa.

Halaqa é uma reunião ou "roda" de pessoas com a finalidade de estudar e conversar sobre o Islam.

É uma tradição do Islam. E é tradicional em todas as mequitas, acontecerem halaqas de mulheres também.

Eu tive a alegria de participar de uma halaqa no dia 05 de junho na Mesquita do Paraíso, a sempre simpática e acolhedora Mesquita do Paraíso, que na verdade é uma Mussala, ou uma pequena mesquita ou sala de orações, e foi uma experiência realmente engrandecedora e muito agradável. Fizemos lá a nossa halaqa, só mulheres.

E a idéia é manter esta reunião ao menos a cada 15 dias, espero que seja mantida inshallah.

Foi uma linda tarde de muita simpatia, união, amizade e confraternização entre irmãs. Tivemos o estudo de ahadith da Sunnah constantes do livro Rhiadussálihin, uma compilação de Ahadith realmente excelente, conversamos muito, tivemos um chá deliciososo e fizemos nossas orações.

Eu acho que deveríamos ter mais halaqas e atividades como esta.

Aliás eu acho que deveríamos ter atividades como a halaqa em todas as mesquitas do Brasil.

Mas infelizmente isto nem sempre pode acontecer, o que é um contrasenso e uma limitação da real função de uma mesquita.

É preciso entender que não há nada no mundo que se compare a uma mesquita. E eu não estou falando isto porque sou muçulmana, e tampouco sou a única detentora desta opinião.

Henri Stierlin, que não é muçulmano,  em seu livro ISLÃO - DE BAGDADE À CÓRDOVA (2009 - Taschen GmBH), por diversas vezes fala sobre isto ao longo do texto: A mesquita é um espaço único e incomparável, tanto em termos humanos e sociais quanto em termos arquitetônicos.

Engana-se quem pensa que uma mesquita se assemelha a uma igreja ou templo. Ela é um organismo vivo!! E a vida inunda a mesquita assim como a luz do sol por entre as suas janelas e mocaicos.

Em primeiro lugar é preciso se considerar que a mesquita foi gerada na casa do Profeta Muhammad (saws) em Madina. E neste sentido ela tinha um plano único e diversas funções, servia até como abrigo para visitantes e viajantes, era local de oração e reunião.

Seu traçado constituia de um páteo central rodeado por uma área coberta com palmeiras de tamareiras e colunas de troncos da mesma árvore. Em um primeiro momento havia uma cobertura na direção de Jerusalém. Posteriormente o Profeta (saws) e seus companheiros (que Allah esteja satisfeito com todos eles) construíram uma nova cobertura no lado oposto, na direção de Makka, que depois foi ampliada e finalmente recebeu ligações com a primeira cobertura.

Esta primeira e Sagrada Mesquita cuja área foi encampada pela Grande Sagrada Mesquita Al-Nabawi atual em Madina, e cujo local é demarcado pela conhecida cúpula verde da mesma, serviu de modelo para todas as mesquitas posteriores e marca inclusive a planta da própria Mesquita Al-Haram em Makka, a nossa principal mesquita e o centro da fé Islâmica, o maior local de peregrinação religiosa do mundo todo.

A mesquita tem então inúmeras funções, inclusive de local de encontro e confraternização, serve de pouso para viajantes, e também é um centro de estudos islâmicos.

O mais certo e tradicional é a mesquita estar SEMPRE aberta. E sempre ter a condição de acolher quem quer conversar e estudar sobre o Islam.

Eu fico triste quando constato que algumas aqui no Brasil se limitam a estar em atividade apenas na sexta-feira. É o que constato por exemplo na linda e imponente Mesquita Brasil. Estive lá em um sábado chuvoso com minhas queridas irmãs de fé Halima e Najla, queríamos visitar a mesquita e rezar o Maghrib, demos com portas fechadas, o local estava deserto.

E eu fico triste quando vejo que nem sempre temos condições "políticas" para realizar halaqas em mesquitas, porque de certa forma isto pode incomodar sabe?

Sem isto, as mesquitas se tornam meras estátuas mortas ou fósseis de algo que já existiu.

Precisamos dar vida de verdade às nossas mesquitas, e o Brasil tem uma verdadeira coleção de lindas e imponentes mesquitas espalhadas pelo território nacional, só em São Paulo são 4 grandiosas mesquitas além de inúmeras mussalas perfazendo um número toda de impressionantes 22 locais.

É orientado ao muçulmano e à muçulmana a busca do conhecimento, do berço ao túmulo. E vivemos um momento em que cada vez mais temos novos irmãos e irmãs ma sha Allah!! O Islam cresce de forma impressionante no Brasil e no mundo, desde a minha reversão eu tenho visto Shahadas todas as semanas na mesquita.

Temos o dever de orientar os novos irmãos e irmãs no sentido de estudar, de adquirir o conhecimento sempre, e a halaqa desempenha importante papel nisto, principalmente ao integrar e estimular o estudo.

Salam!

2 comentários:

Minhas Minimulheres disse...

As Salamu Alaikum Wr Wb!

É muito bom essas reuniões, aqui onde eu moro também "tinha halaqa", mais uma irmã desistiu a outra foi parando até que chegou em apenas 2 irmãs, apesar que aqui não te muitas, mas 5 irmãs reunidas já é um grande passo... Infelizmente acabou de vez,fazer o que não podemos obrigar as demais irmãs voltar a se reunir.
Beijokass... Maa Salama

✿Hanan Mustafa e as Florzinhas✿
www.trakinandocommamae.blogspot.com

Halima disse...

Assalam waleykum mana Gi!

Subhanallah eh mesmo uma pena que a politica de algumas mesquitas seja proibir essa reuniao entre irmaos ao invez de incentivar... Algumas mesquitas servem hoje em dia apenas para encontro de elites.

Eh mesmo muito triste...
Inshallah que nossa Ummah um dia tome conciencia de que a busca do conecimento eh fundamental e que esse tipo de incentivo eh recomendar o bem...

maa salama