quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Jundiaí (SP)


A linda mesquita retratada na foto acima é o Centro Islâmico e Mesquita de Jundiaí (SP).

A Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz se localiza na Rua José do Patrocínio, 165 - Vila Argos Velha - Jundiaí (SP) e os telefones de contato da Mesquita são os seguintes: (11) 4583-9417 e 4586-7990 (o DDD de Jundiaí é o mesmo de São Paulo mas deve ser discado para permitir ligações da capital para lá).

A Mesquita não possui site, ao menos eu não consegui localizar o site da mesquita depois de extensa pesquisa na net.

E assim como outras mesquitas do Brasil, nada achei sobre a sua história, neste caso nem ao menos o ano de sua inauguração.

Bem bem, temos de nos acostumar a isto. Sabem eu procuro fazer esta série com o maior carinho e atenção, mas faltam muitas informações sobre as mesquitas e eu sei que haverá vezes em que eu terei apenas fotos para motrar, talvez nem isto.

O pouco que sei sobre esta mesquita é através de relatos de amigas e o que eu li na net.

Uma amiga me contou que ela possui dois mishrabs, porque assim como outros casos, houve um erro no cálculo da posição de Makka em sua construção, então foi construído um segundo mishrab que é o usado hoje em dia posteriormente.

Vista do interior da Mesquita de Jundiaí, retratando o lindo entalhe em madeira do segundo pavimento, o lustre da mesquita, e atrás do mesmo podemos ver o parte do mimbar também em madeira, e o mishrab ao seu lado.

Eu li algo na net que me fez entender que o Centro Islâmico de Jundiaí possui um time de futebol! Sim sim e o nome do time seria "Mesquita de Jundiaí". Mas eu não tenho certeza a respeito disto.

Mas, uma coisa que é muito falada, é o famoso lustre da Mesquita de Jundiaí. Ele é realmente impressionante não só no tamanho como também na aparência, pende do centro da igualmente impressionante "Cúpula dupla" da mesquita, uma grande cúpula que é encimada por outra cúpula central menor, ambas totalmente pintadas à mão.



Outro detalhe que merece destaque é o acamento em madeira do segundo pavimento do salão de orações.

De fato uma linda mesquita, eu não a conheço ainda, espero conhecê-la em breve.


Vista do salão de orações da Mesquita de Jundiaí




No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos conhecer a linda e simpática Mesquita de Mogi das Cruzes.

Salam!

5 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Gisele! Lembra que na minha homenagem às hijabistas, no mangá não havia ninguém com um niqab? Pois bem, inspirei-me a fazer uma homenagem especial para você, espero que gostes...Confira no meu blog.
Um abraço fraterno,
http://denisebomfim.blogspot.com

P.S.: Achei a mesquita de Jundiaí bem moderna em termos de arquitetura, gostei.

Gisele Marie Rocha disse...

Salam irmão Denise

Eu fico feliz e agradecida e vou correndinha conferir a matéria do seu blog tá bom? =)

A Mesquita de Jundiaí é mesmo muito linda e de arquitetura moderna, eu tinha uma foto que mostrava todo o esplendor da cúpula dela mas não consigo achar aqui no meu computador, é uma cúpula com outra menor no centro, muito linda mesmo.

Que Allah te abençoe sempre...

Maa Salama

Anônimo disse...

Salamu Alaikum,

Site da mesquita: www.islamjundiai.com
No site será possível conhecer um pouco da estoria da mesquita e aprender sobre o islam.

Facebook: Mesquita Jundiai

Que Allah abençoe todos vocês

Ma Salamah

Unknown disse...

Em agosto estarei morando em jundiai gostaria de conhecer a mesquita.
Quem não é muçulmana pode visita-lá.

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Vera Lucia, obrigada por visitar o meu blog e eu espero que você goste dele. =)

Sim sim, você pode visitar a Mesquita de Judiaí que, por sinal, é realmente linda, e esta é uma visita que vale a pena, tá bom? =)

Todas as mesquitas do mundo todo estão sempre abertas para receber todas as pessoas, independente de sua fé, crença, religião.

E eu tenho certeza de que você será muito bem recebida na linda Mesquita de Jundiaí.

Que a paz esteja sempre com você. =)