segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Dia de Ashurah


Dia 10 do mês sagrado de Muharram é o dia em que comemoramos o Dia de Ashurah, mas neste ano de 1433 AH, por meio de decreto da Arábia Saudita, o Dia de Ashurah será na terça dia 11 de Muharram.

O Dia de Ashurah é o dia em que em que o Profeta Moisés (a paz esteja com ele) jejuou em agradecimento a Allah, Louvado seja, por ter livrado o seu povo dos seus inimigos, e o Profeta Muhammad (saws) dava especial importância a este dia, jejuando.

Portanto, nós muçulmanos no mundo todo seguimos o seu exemplo e jejuamos também. É sunnah jejuar um dia antes do Dia de Ashurah, e durante o Dia de Ashurah, portanto amanhã, dia 10 de Muharram, e depois de amanhã, dia 11 de Muharram, estaremos em jejum e orações, e que Allah, Louvado seja, abençoe o nosso esforço e aceite o nosso jejum e as nossas orações.

Eu tenho motivos especiais para este dia, e portanto resolvi passar a noite de hoje em vigília de oração até o Fajr, pois só tenho a agradecer a Allah por todas as dádivas que Ele em sua grande misericórdia tem me concedido em minha vida toda e em especial neste último ano que se passou, o meu primeiro ano como muçulmana, e tenho também um pedido especial para fazer, para que Ele me encaminhe à melhor decisão sobre uma questão.

Eu me lembro do meu primeiro jejum no Dia de Ashurah do ano passado, e como foi complicado aquele jejum afinal eu estava em pleno período de provas finais de semestre na minha faculdade, o Dia de Ashurah foi o dia da minha última prova, mas foi muito recompensador porque eu consegui fazer o jejum e me senti muito felizinha por isto, eu havia acabado de me tornar muçulmana e havia acabado de conhecer a minha querida mesquita.

Este ano teremos a tradicional quebra de jejum (iftar) na mesquita, espero conseguir participar na terça-feira, mas estou aqui pronta para mais um Dia de Ashurah.

A imprensa ocidental sensacionalista como sempre dá toda atenção as comemorações do Dia de Ashurah por parte dos Shia (xiitas) mesmo sendo eles cerca de 20% apenas do número de muçulmanos no mundo todo, porque para eles, o dia de Ashurah é também lembrado como o martírio dos Imans Hussein e Hassam, e há cenas de auto-flagelo e sofrimento, e isto é tudo o que a mídia sensacionalista quer mostrar.

Eu respeito os irmãos Shia sim, o que eu não respeito é a imprensa rs... e embasada em uma única razão: eu sou pela VERDADE, E PELA ÉTICA, coisas estranhas à mídia ocidental né?

Mas a verdade é que para 80% dos muçulmanos do mundo, o Dia de Ashurah é um dia de jejum e orações pois seguimos o exemplo deixado para nós pelo Profeta Muhammad (saws) que dava especial importância a este dia.

Que Allah nos abençoe sempre e aceite o nosso jejum.

Salam!

2 comentários:

Malik disse...

السلام عليكم و رحمة الله و بركاته أختي جزال

para o jejum do dia do Muharram, o Profeta Mohamed salla Allah alaihi wa sallam recomanded jejuar os dias 9 e no dia 10 de Muharram ou a 10 ª ea 11 ª.
sheikh Ibn Al-kayyim disse que o jejum deste dia pode ser em 3 formas:
9 e 10 º 10 e 11. 9 e 10 e 11.
para os xiitas, eu concordo que media ocidentais se concentram apenas no lado da prática dos xiitas neste dia, mas também Shia exagerar, criando uma nova prática na religião "bid'a" ou uma inovação que nem o porphet salla Allah 3alahi wa sallam nem os compagnons fez isso, e até mesmo a sua pela morte de Al-Hussein a manifestação de tristeza não pode ser como que com fazer as coisas proibidas de chorar alto, e fazer danos ao seu corpo (até mesmo para o chidren) e auto-flagelação, e espadas usando.

nosso amado profeta salla Allah alaihi wa sallam recommanded para nós ser paciente quando tempos difíceis ou incidências veio até nós, e ser agradecidos a Deus azza wa jall. e Allah diz no Alcorão: "" Fazei dispêndios pela causa de Deus, sem permitir que as vossas mão contribuam para vossa destruição, e praticai obem, porque Deus aprecia os benfeitores." Al-Baqara 195.

E Allah diz :" Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos - Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados." Al-Baqara versos 156, 157.

Que Deus guiá-los e mostrar-lhes o caminho certo a seguir e trazê-los de volta para o Alcorão ea Sunnah. Amiiiiiiiiiine :).

Gisele Marie Rocha disse...

Assalam waleikum irmão Malik,

Obrigada por sua contribuição ao meu post sobre o Dia de Ashurah!

Eu quero dizer que sua presença no meu blog certamente sempre traz luz para mim e para todos, e que eu fico muito feliz porque você ajuda a enriquecer o meu cantinho tá bom? =)

Que Allah te abençoe sempre e te recompense por isto.

Salam =)