quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fé - Como está sendo o meu Ramadan


Estamos chegando hoje ao quarto dia do mês de Ramadan, porque o dia islâmico começa com o Salat Maghrib, que hoje entrou às 17:46hs.

Como eu havia previsto, este seria um Ramadan especial para mim, já que é o meu primeiro Ramadan, e realmente está sendo um momento muito especial da minha vida.

Eu confesso que fazer o jejum do Ramadan não foi nada fácil nos primeiros dois dias. Eu me senti tonta, com dor de cabeça e com tendência à irritação.

Na terça-feira, tudo culminou com uma crise de choro longa e agoniada que veio com o véu da noite, mas agora estou me sentindo bem, e serena, em paz.

Meu Ramadan tem-se caracterizado até agora por silêncio e introspecção.

Como o Brasil não é ainda um país de maioria islâmica, creio que só sentimos de fato a coletividade real do Mês Sagrado quando estamos em comunidade, ou seja, na mesquita.

E ele começou de forma coletiva, já que tivemos halaqa na Mussala do Paraíso e foi muito bom iniciar o Ramadan ao lado de tantas irmãs queridas.

Mas depois veio o silêncio, e os momentos de reflexão profunda, nada disto é negativo mas sim altamente positivo para mim, estou tendo a oportunidade de vivenciar de forma mais forte ainda a minha fé, estou tendo a oportunidade de cumprir um dos 5 pilares do Islam que é o jejum do Ramadan prescrito para nós por Allah no Alcorão de forma clara, e estou tendo a oportunidade de refletir sobre minhas ações, sobre a minha história até aqui, sobre a minha vivência do Islam e a minha relação com Allah.

Allah tem me abençoado ao longo do meu caminho, e é particularmente estranho para quem está ao meu redor ler isto, já que meu caminho de vida tem sido marcado por tantos acidentes e tantas crateras...

Mas é justamente aí que eu encontro os sinais de que Ele tem me abençoado, porque é nestes abismos pelos quais passei que encontro os sinais claros de Suas dádivas, quando percebo que fui resgatada, quando percebo que fui reconstruída e revivida, quando percebo que sim eu tive algumas queimaduras devido aos acidentes mas não fui destruída de uma maneira irreversível, e eu sei que se isto aconteceu é porque eu fui conduzida, e abençoada...

Não conto isto como quem conta uma vantagem, eu sou a menor das flores de Allah! Mas conto isto como mais um testemunho de vida e de fé.

O Ramadan está me dando a oportunidade de vivenciar um processo bem interessante que está acontecendo comigo neste momento! Em psicologia dizemos que existe a "aquisição de si mesmo", que é quando um indivíduo toma consciência de si mesmo e passa a se perceber como individualidade.

E isto está acontecendo comigo agora. Porque até então tratava-se do caminho de uma aprendiz pura e simplesmente, e eu ainda sou uma aprendiz, é claro, mas agora eu já me sinto reforçada em minha fé e de fato inserida dentro do Islam de uma forma mais palpável e definitiva! É realmente algo muito bom de sentir!

Eu estou mais uma vez emocionada com a minha religião! O Islam me emociona! Me emociona deste a primeira vez em que eu coloquei meus olhos nas palavras de Allah expressas no Alcorão.

Esta emoção, esta paixão, não decaiu com o tempo, ao contrário se mantém viva como brasa em uma noite escura soprada pelo vento.

Um dia eu li o Livro, e toda a minha vida mudou....

Foi como chegar finalmente a um lugar para o qual eu fui levada por tão hábil e cuidadosa Mão.

Ainda choro de emoção ao ouvir o chamado da oração, ainda choro de emoção ao ler as suratas do Alcorão, não são poucas as vezes em que me emociono em minha orações, e acho que vou me emocionar para sempre, inshallah!

Continuo aqui em minhas pétalas, sentindo, refletindo e pedindo a Allah para que o Ramadan seja especial para todas as minhas irmãs, e para todos os meus irmãos!

Ramadan Kareen!

Salam!

Um comentário:

Habibah Ibrahim disse...

Salam Waleikum irmã.
MashAllah,primeiro Ramadan é sempre uma benção,um momento muito especial!
Os primeiros dias são os mais difíceis,mas depois acostuma.
Irmã,eu também chorei ao ouvir o adhan!Não precisa de muita coisa pra me fazer chorar,o Adhan então,imagina rsrs.Eu choro quando vejo alguma foto de um muçulmano brasileiro/conhecido em Makkah,fico muito emocionada,imagino a pessoa lá,na Kaabah.Quando eu for,InshAllah um dia irei,vou chorar rios rsrsrs.
Ramadan Karim!