quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Santo Amaro - São Paulo (SP)


Esta é a última das 4 grandes mesquitas de São Paulo a ser retratada aqui na série MESQUITAS DO BRASIL, no próximo post eu vou falar da Mesquita de Jundiaí, e então vamos conhecer outras mesquitas de outras cidades do Brasil.

Assim como as outras mesquitas, eu encontro pouca informação sobre a história da Mesquita de Santo Amaro, a não ser uma menção sobre a data de sua fundação: 1982.

Ela se localiza na Av. Yervant Kissijkian, 106 - no bairro de Santo Amaro em  São Paulo - SP e é também a sede da FAMBRAS - FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES MUÇULMANAS BRASILEIRAS (http://www.fambras.org.br/).

Uma característica muito interessante à respeito da Mesquita de Santo Amaro é o seu acabamento externo todo executado em ladrilhos multicoloridos que compõem lindos mosaicos e motivos islâmicos, dando à mesquita um colorido especial, além dos dois lindos minaretes que a completam.

O acabamento da Mesquita de Santo Amaro, lindos ladrilhos que compõem lindos mosaicos e arabescos em todo o seu exterior 

Os dois minaretes da Mesquita de Santo Amaro

dentro, um magnífico salão de orações todo ornamentado por finas pinturas e arabescos, encimado por linda e magnífica cúpula inteiramente pintada.


O Magnífico salão de orações da Mesquita de Santo Amaro 

Detalhe da cúpula da Mesquita de Santo Amaro 

Detalhe do acabamento interno da Mesquita de Santo Amaro 

O mishrab e o mimbar da Mesquita de Santo Amaro, em estilo tradicional 

A mesquita possui salão de eventos anexo e um lindo jardim lateral, e é palco de inúmeros cursos, eventos e reuniões.


Foto mostrando o jardim lateral à Mesquita de Santo Amaro, onde se vê também a magnífica cúpula da mesquita

Com esta linda mesquita, eu encerro então a série das grandes mesquitas da cidade de São Paulo, perfazendo um total de 4 mesquitas.

ALÉM DESTAS

Temos a dádiva de ter na cidade de São Paulo inúmeras mussalas, que são pequenas mesquitas ou salas de oração, como a Mussala da Praça da República e a Mussala do Paraíso.

 Como exemplo cito aqui a querida Mussala do Paraíso, que eu também costumo frequentar durante a semana. E as fotos que se seguem foram tiradas no interior da Mussala, durante a halaqa que sempre acontece na mussala a cada 15 dias, sempre aos domingos.

Mussala do Paraíso colorida pela presença de muitas irmãs queridas e lindas. Eu sou a munaqaba láá no fundo. esta cortina delimita do reservado para mulheres que está à frente, sendo que além delas é o salão reservado para os homens. 

Foto que mostra o mimbar e parte do mishrab da mesquita, lateral ao mimbar

A Masjid Al Firdaus (Mussala do Paraíso) localiza-se à Rua Estela, 64 - no bairro da Vila Mariana.

Entre mesquitas e mussalas, a cidade de São Paulo tem em torno de 10 mesquitas no total. Mashallah!

No próximo post da série, como eu disse no começo deste, vamos conhecer a Mesquita de Jundiaí.

Salam!

8 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Gisele!
Uma das minhas mesquitas prediletas é a de Sto. Amaro, linda!
Amei vê-la novamente...
As irmãs parecem estar bem contentes nas fotos, um abraço a todas e a vc, claro.

Visite o meu blog, veja se gostou do presente (um desenho que postei) para as hijabistas.

Um ótimo final de semana!
http://denisebomfim.blogspot.com

Anderson Marcelino Pereira disse...

Salam

Gostaria de saber os dias que a mesquita em Santo Amaro atende novo convertidos e que não falam árabe.
Quais os dias e horários que podemos ir na mesquita e sem tem aulas de religião e de árabe para novos convertidos?

Gisele Marie Rocha disse...

Wa Aleikum Salam Anderson, que a paz esteja com você.

Obrigada por sua visita ao meu blog, e quanto á sua pergunta, uma mesquita está sempre aberta para receber a todos, sendo estes muçulmanos ou não muçulmanos, tá bom?

Eu recomendo em especial que você vá à mesquita nos horários de oração, e nós muçulmanos temos 5 orações por dia, desde o Salat Fajr bem de manhãzinha até o Salat Isha que é a oração da noite.

Que Allah te abençoe sempre.

Salam

Unknown disse...

Bom dia e me perdoe por não saber ainda me comunicar ainda como um crente muçulmano,pois,me converti pouco mais de um ano,porém,ainda tenho dificuldades nesta longa caminhada!Minha esposa é protestante e está feliz e admirada em como eu melhorei depois de me tornar um crente ao ISLÃ,onde,gostaria de saber dos dias que posso orar na mesquita situada na AV.YERVANT KISSAJIKIAN,EM quais dias e horários!Que a paz esteja sempre com todos nós,pois,ALAH(CLEMENTE E MISERICORDIOSO)nunca nos abandonará...

Gisele Marie Rocha disse...

Assalam Waleikum Rogério de Moura, obrigada por visitar o meu blog, que Allah te abençoe sempre e facilite os seus passos, tá bom?

Sobre horários, todas as mesquitas estão sempre abertas durante os horários das 5 orações diárias (salat), e muitas permanecem abertas durante o dia todo de sábado, quando geralmente há aulas e cursos de religião e língua árabe entre as orações, então sábado a tarde por exemplo seria um bom dia para visitar uma mesquita.

Eu espero ter te ajudado.

Salam

Saudi disse...

Wa a'assalamu alaikum, gostei desse bolg, já passei inúmeras vezes perto desta Mesquita. Porém só precisava conhecê-la, gosto do islamismo, até porque é uma religião que me interessa, tem bons conceitos. Queria saber os horários que a Mesquita disponibiliza, para que possa visitá-la e conhecer. Tem curso de idioma árabe? Agradeço desde já. Salam shukron!

Gisele Marie Rocha disse...

Wa Aleikum Salam Saudi, muito feliz por você visitar o meu blog, e gostar dele, todos os louvores sempre para Allah, tá bom? =)

Sobre o que você me pergunta, basta acessar o link da Fambras que você encontrará os dados para contato com a Mesquita. Todas as mesquitas sempre estão abertas para todas as pessoas, sejam estas muçulmanos ou não, e sim, em geral há aula de religião e também de língua árabe, e elas costumam acontecer aos sábados à tarde na mesquita, este é um bom dia e horário para ir à mesquita, porque em geral há pessoas na mesquita a tarde toda.

Que Allah te encaminhe à senda reta.

Assalam Waleikum.

bancada livre disse...

Maravilha estou me preparando para me converter esse blog ajuda muito ...que allah guie todos vcs a senda reta