segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de São Bernardo do Campo (SP)




Vamos conhecer neste post umas das mesquitas mais imponentes, em minha opinião, entre as Mesquitas do Brasil, emblemática, e facilmente reconhecível pelos seus dois robustos e harmônicos minaretes, a Mesquita Abu Bakr Assidik - a Mesquita de São Bernardo do Campo (SP).

A Mesquita de São Bernardo foi construída em 1984 mas pelo que eu pude constatar na internet, a conclusão de um dos dois minaretes só foi realizada a pouco tempo, ela se localiza na Rya Henrique Alves dos Santos, nº 205, no bairro Jardim das Américas em São Bernardo do Campo (SP) - telefone (11) 4337-3434 -  www.islambr.com.br .

Um dos traços mais marcantes da mesquita são os seus dois minaretes, com 27 metros de altura cada um, e encimados por cúpulas verdes.

Por dentro, um amplo salão que em alguns aspectos me lembra o salão de orações da minha mesquita, a Mesquita Salah el-Din, Mesquita do Pari, já retratada aqui na série MESQUITAS DO BRASIL, porque é um salão amplo, de desing clean, branco e claro, e guarnecido de vidraças transparentes que inundam o seu interior com a luz do sol.


Interior da Mesquita de São Bernardo visto à partir da "mesquita das mulheres" da mesquita.


O lindo lustre central da Mesquita de São Bernardo. Por detrás do lustre, podemos ver uma pequena parte do mimbar da mesquita.

Outra característica que lembra a Mesquita do Pari, é a "mesquita das mulheres" localizada acima do salão dos homens, como um mezanino, um tipo de arranjo muito prático e confortável.


O salão de orações para as mulheres da Mesquita de São Bernardo, em uma configuração que lembra a Mesquita do Pari.


Anexo à mesquita existe uma quadra e lindos e bem cuidados jardins.


Portão lateral da mesquita que dá acesso à quadra e a um estacionamento.


Detalhe do lindo e muito bem cuidado jardim da Mesquita de São Bernardo


A Mesquita de São Bernardo oferece aulas e cursos de religião e desenvolve inúmeras ações sociais.

As fotos deste post são de autoria da irmã Mariam Tieppo.


Mais detalhes do entorno da Mesquita, aqui é interessante observar o bonito trabalho que foi executado nos vidros das janelas.


Detalhe do jardim da mesquita com sua aconchegante iluminação.


Infelizmente eu não consegui localizar fotos do curioso mimbar da mesquita, executado em madeira em estilo tradicional, mas que contém também o mishrab. E também não encontrei uma foto sequer retratando a cúpula da mesquita, se alguém tiver fotos assim eu agradeço a colaboração =).


A Mesquita de São Bernardo adquire novas cores com o cair da noite e o acionamento de sua iluminação.



Não há uma sequência pré-determinada para a ordem das mesquitas a serem retratadas na série MESQUITAS DO BRASIL.

Eu comecei falando da Mesquita dos Malês, em Salvador (BA) que é considerada a primeira mesquita de que fato existiu no Brasil mas foi demolida, em seguida retratei a Mesquita Brasil, em São Paulo (SP) que é a mais antiga mesquita da América Latina já que a dos Malês não deixou sequer imagem ou localização precisa, e passei a retratar as mesquitas brasileiras a partir da cidade de São Paulo apenas por este fato e pelo fato de que eu sou paulistana, com a intenção de retratar todas as mesquitas do Brasil, ao menos as que eu sei de sua existência.

Mas eu vou quebrar a sequência paulista um pouco no próximo post e, à pedidos (e não foram poucos!), vamos conhecer a Mesquita do Rio de Janeiro!

Salam!

6 comentários:

Habibah L Ibrahim disse...

Assalamu Waleikum irmã.
Mashallah,é uma Mesquita muito bonita mesmo.
Quero te dar parabéns irmã pela sua excelente série sobre as Mesquitas do Brasil.Sua série é muito informativa,e assim podemos conhecer mais sobre as mesquitas do Brasil.
Eu conheço as de São Paulo capital,a Mogi das Cruzes,a de Curitiba,a do Rio,a de Florianópolis,de Fortaleza e a de Porto Alegre,e com sua série estou podendo conhecer as outras.
Parabéns!

Gisele Marie Rocha disse...

Aleikum Salam querida irmã!

Sim, a Mesquita de São Bernardo é linda Mashallah! E eu fico muito feliz por saber que você está gostando da série, meu objetivo é retratar todas as mesquitas do Brasil e inshallah eu vou conseguir =)

Que Allah te abençoe sempre, você é uma irmã muito querida por mim tá bom? =)

Salam!

Anônimo disse...

Como são as cerimônias religiosas realizadas no interior dessa mesquita ?? É que eu estou fazendo um trabalho e estou descrevendo justamente essa mesquita, mais preciso muito de saber como são as cerimônias religiosas que ocorrem no interior dessa mesquita. Por favor se puder me ajudar eu agradeço. Obrigado

Gisele Marie Rocha disse...

Salam, não há cerimônias religiosas no Islam, tá bom? Temos apenas as 5 orações diárias, e na sexta-feira acontece a Khutba, que é o sermão e a oração comunitária em torno do meio dia, e só.

O Islam é uma relação natural e simples da pessoa com Allah, não há símbolos secretos, dogmas, cerimônias simbólicas, ritos ou cultos demorados, nada disto, apenas as 5 orações diárias, inclusive na mesquita.

Anônimo disse...

Não haveria outras mesquitas no brasil?

Gisele Marie Rocha disse...

Salam, obrigada por visitar o meu blog.

Sobre sua pergunta, sim sim, existem mais de 100 mesquitas no Brasil.

A minha idéia original era usar esta série de posts para falar um pouquinho sobre todas elas.

Mas os meus compromissos profissionais, especialmente agora com o lançamento da minha nova banda, me impediram de ter tempo hábil para completar esta tarefa.

Eu espero, com o tempo, conseguir continuar a série sobre as MESQUITAS DO BRASIL, Insha Allah.

Que a paz esteja com você.