sábado, 6 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita do Brás - São Paulo (SP)


Estou animada com a repercussão à respeito da série de posts retratando as mesquitas brasileiras que eu revolvi publicar aqui no meu cantinho =)

Meu coração sorri porque muitas pessoas estão me escrevendo, e expressam a sua satisfação com a série MESQUITAS DO BRASIL.

Barakallah fiki! Que Allah abençoe a todos.

Então sem perder tempo, vamos a mais uma mesquita: e desta vez eu vou falar da Mesquita Mohammad Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), a MESQUITA DO BRÁS.

É muito difícil garimpar a história das mesquitas do Brasil, a única coisa que eu achei foi uma data de inauguração: 1987. E ela passou por restauração em 2001.

Mas no caso da Mesquita do Brás eu tenho um referencial interessante porque eu vi esta mesquita ser construída, já que ela se localiza no final da Rua São Caetano, em São Paulo, um lugar muito frequentado pelo meu pai na década de 80 e 90.

Eu era pequena, naquela época nunca poderia imaginar que um dia eu andaria de niqab no rosto e seria uma muçulmana, me lembro até hoje do dia em que vi a mesquita pela primeira vez na vida, uma caixa de cimento, imensa, sem janelas, o que será que era aquilo? Eu não sabia...

Em minha cabeça, pensei tratar-se de um prédio, e ele não tinha janelas porque iriam abrir os buracos das janelas só depois de terminarem a construção do prédio, antes do acabamento.


A Mesquita do Brás sendo construída durante os anos 80, tal como eu a vi pela primeira vez. Nesta foto pode-se ver que o arco da fachada estava pronto, e foi ele que me fez descobrir espantada que aquele prédio era na verdade uma mesquita...

Eu só fui entender que tratava-se de uma mesquita quando vi o arco principal da fachada ser construído. O formato me atraiu como nunca! Na hora em que vi eu reconheci o traçado do arco, aquilo era árabe, e se era árabe, só podia ser uma mesquita!

Porque sempre tive o Islam e a cultura árabe presentes em minha vida, desde pequena, seja através de livros, de culinária já que meu pai era grande admirador da comida árabe e a minha mãe sempre fez deliciosos pratos árabes em nossa casa, seja através do que o meu pai dizia, e do que eu imaginava em minha cabeça, além do fato de que sempre passávamos em frente á Mesquita Brasil ao menos uma vez por mês.

Com o tempo, a Mesquita do Brás foi tomando forma e sendo concluída.

Foto do interior da mesquita, onde se vê claramente o mishrab lateral ao antigo grande mishrab. Ela não possui mimbar na forma como normalmente se vê em outras mesquitas. 

Vitral sobre a porta principal de acesso da mesquita 

Vista do salão de orações da mesquita, onde se vê o reservado para mulheres, e a orientação para a oração.

Alguns dados curiosos sobre a Mesquita do Brás:

01) Ela é a única mesquita xiita de São Paulo, e se eu não me engano, uma das duas mesquitas xiitas do Brasil;

02) Por ocasião da sua construção, foi construído um grande e magnífico mishrab mas anos depois verificou-se que ele estava em posição errada, não estava orientado para Makka (Meca). Então construíram um mishrab menor e ao lado do grande mishrab, e mudaram a posição de orientação para as orações no salão da mesquita.

 Esta é uma foto antiga que mostra o mishrab anterior da Mesquita do Brás, mas posteriormente foi constatado o erro no posicionamento do mesmo que foi corrigido...

...conforme podemos verificar nesta foto.

A Mesquita do Brás é muito bonita, possui dois grandes minaretes que podem ser avistados do Metrô Armênia.

Ela é a sede da ABIB - Associação Beneficente Islâmica do Brasil, e localiza-se na Rua Elisa Whitaker, 17 - Brás - São Paulo (SP) - http://www.mesquitadobras.org.br/ 

A cúpula e o Lustre da Mesquita do Brás

No próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vou falar da MESQUITA DE SANTO AMARO, a última das grandes mesquitas de São Paulo, e então vamos conhecer também as mesquitas de outras cidades do Brasil.

Salam!

9 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Gisele!

Belíssima mesquita!

um beijo no coração.

Anônimo disse...

Fora essa do Brás nem sabia que haviam outras tão perto de casa . Soube agora vendo seu blog.

Lucy Rajar disse...

Morei a uma quadra desta linda mesquita e de casa podia ouvir os cinco chamados para oração (que a mesquita dispunha em alto falantes) era tão gratificante a sensação de estar morando em um país islâmico e estar ao mesmo tempo no centro de são paulo

renata cristina disse...

estou adorando a série....e esperando pra ver minha mesquita aqui também...Mesquita de Mogi das Cruzes....Salam fique com Deus

Gisele Marie Rocha disse...

Assalam Waleikum irmã, eu fico muito feliz por que muitas pessoas estão gostando da série MESQUITAS DO BRASIL =)

A Mesquita de Mogi das Cruzes é linda Mashallah! E você não vai ter de esperar muito por ela não, será uma das próximas a ser retratada na série por mim.

Que Allah abençoe sempre a sua vida.

Salam

Unknown disse...

Ola quero me converter ao islam, como eu faço??

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Juliana, que a paz de Deus esteja com você, e muito obrigada por sua visita ao meu blog.

Sobre a sua pergunta, eu recomendo que você vá a uma mesquita para isto, mas de qualquer maneira, para se "converter", que nós muçulmanos falamos em nos REVERTER pois é uma volta a Allah, o Criador de todos os mundos e de todas as coisas, basta crer em seu coração, e proferir a Shahada, que é dizer em voz alta "Ash hadu an la ilaha ila Allah, wa ash hadu ana Muhammadan rasul lullah (Eu testemunho que não há outro além de Allah, e eu testemunho que Muhammad é o mensageiro de Allah)".

Isto pode ser feito na mesquita perante um Sheikh e testemunhas. Se você não tiver uma mesquita perto de você, pode fazer perante testemunhas que sejam muçulmanos. Se você não tiver muçulmanos perto de você, pode fazer inclusive sozinha em sua casa, tá bom?

Espero ter te ajudado, e que Allah te encaminhe à senda reta e facilite os seus passos, tá bom? =)

Salam

Anônimo disse...

Salam Aleikum! Eu gostaria de saber se essa mesquita realiza casamento Mutah (temporário). Obrigada.

Gisele Marie Rocha disse...

Wa Aleikum Salam, obrigada por visitar o meu blog, tá bom?

Sobre Mutah na Mesquita do Brás, eu realmente não sei porque eu não sou shia, sou sunni.

Mas eu recomendo que você procure informações na própria Mesquita, eu tenho certeza de que eles te atenderão e esclarecerão a sua dúvida, tá bom?