sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita do Pari - São Paulo (SP)

Hoje vou falar de uma mesquita muito especial para mim, porque é a minha mesquita, a mesquita que eu frequento e onde eu "nasci" no Islam: a Mesquita do Pari.

Para quem não sabe, a Mesquita do Pari se chama "Mesquita Salah El-Din".

Ela foi inaugurada em 12 de janeiro de 1995 e é a sede da LIGA DA JUVENTUDE ISLÂMICA BENEFICENTE DO BRASIL.

A Mesquita do Pari possui características únicas. Começo falando da aparência externa da Mesquita, ela é estilizada e não se parece à primeira vista com o modelo tradicional de mesquita pelo qual estamos acostumados a ver.

Externamente ela se assemelha a um prédio, mas em minha visão eu consigo enxergar que a parte da sua fachada que é destacada do corpo principal da edificação se assemelha a um minarete estilizado, não sei se foi esta a intenção do design mas é o que me parece à primeira vista.

Bem ampla, a Mesquita do Pari possui 4 andares e vários ambientes que a tornam muito prática e confortável.


Foto do interior da Mesquita do Pari, mostrando ao fundo o mishrab e o mimbar da mesquita


Foto do interior da mesquita. A parte superior é a mesquita das mulheres, que se projeta como um mezanino sobre o salão dos homens, em um arranjo realmente prático e muito bonito.


No andar térreo temos o portão de acesso ao salão de oração dos homens, onde se localiza no fundo o mishrab e o mimbar da mesquita. Este merece destaque especial porque é muito bonito e inteligente, sua escada passa por detrás do mishrab em elegante arranjo combinando de forma perfeita com todo o lay-out harmonioso e clean que caracteriza esta mesquita.

O Salão de orações da mesquita das mulheres na Mesquita do Pari

Vista do salão dos homens a partir do salão de orações reservado às mulheres

o primeiro pavimento é a mesquita das mulheres, cujo salão de oração se projeta como um mezanino por sobre o salão de oração destinados aos homens. Além do salão de oração, contamos com uma sala social e um lavabo para a ablução totalmente isolados do resto da mesquita, algo realmente prático e confortável e que garante para nós mulheres a devida privacidade.

o segundo pavimento é o salão de eventos da mesquita, e o terceiro pavimento é composto por salas de aula e reuniões.

A mesquita oferece aulas gratuitas de religião e de língua árabe aos sábados, e está sempre movimentada durante os fins de semana.

Temos ainda um quarto pavimento que originalmente foi destinado para ser a residência do Sheikh da mesquita, e a secretaria anexa a mais um amplo e bonito salão no subsolo que também pode ser usado para eventos e reuniões.

A característica principal da mesquita é seu desing moderno e claro, limpo, clean. O branco é a cor predominante no seu interior e, combinado com o fato de que esta é uma mesquita realmente iluminada, contando com amplos vitrais transparentes que inundam o salão principal com a luz do sol, este design traz uma sensação indescritível de paz e calma em seu interior.

O lindo lustre da Mesquita do Pari aceso, pendendo da cúpula da mesquita

Eu nunca vou me esquecer das sensações ao entrar pela primeira vez na mesquita, eu senti uma paz tão grande, que até mesmo o meu nervosismo e timidez acabaram indo embora por conta disto.

A Mesquita do Pari se localiza na Rua Barão de Ladário, 922 - Pari - São Paulo (SP) (http://www.ligaislamica.org.br/index.htm).





Espero que todos estejam gostando da série MESQUITAS DO BRASIL que eu estou publicando aqui no meu cantinho.

No próximo post da série, eu vou falar sobre a Mesquita do Brás, que se localiza perto da Mesquita do Pari, em São Paulo.

Salam!


3 comentários:

Neide B. disse...

Muito linda a sua mesquita.

Andreza Gomes disse...

Salam Waleikum irma, como a mesquita do Pari é linda :O Allahu Akbar!!
Eu to gostando da série sobre as mesquitas sim.

bjiimm e ótima 6ª feira

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com

http://muslimahfashionn.blogspot.com/

Anônimo disse...

Allah é maior