segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Meu Primeiro Iftar na Mesquita


Hummmm.... nada melhor para ilustrar este post do que uma linda e grande bandeja de tâmaras fofas e doces =)

E eu gosto muito muito mesmo mesmo de tâmaras mechy?

São lindas e nutritivas e docinhas e uma verdadeira dádiva de Allah, eu nunca comi uma fresca, a rutah, apenas a ballah ou tamr que são as em forma de passas, mas elas são realmente apetitosas e eu gosto muito! Ana ba'heb el tamr awy! =P

Eu tive a alegria de passar o meu primeiro iftar na minha querida Mesquita do Pari neste sábado agora, e eu nunca mais vou me esquecer deste dia.

O iftar é a quebra do jejum que acontece depois do Maghrib, a oração do crepúsculo, por volta das 18 horas (dependendo do dia).

Como fazemos o iftar? É assim: entra o horário da oração (atham, o canto de chamado para a oração) e então quebramos o jejum com tâmaras e água.

Em seguida fazemos a oração. E depois da oração comemos. E isto acontece todos os dias do mês sagrado de Ramadan.

O Ramadan é muito importante para nós muçulmanos, é o mês em que dedicamos á adoração a Allah e à lembrança de que foi neste mês que o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (saws).

E o último dia do Ramadan é o Eid al-Firth, o dia mais importante para nós, uma data que seria importante equivalentemente ao Natal para os cristãos. Mas o significado é outro, não confundam o significado, não tem nada a ver.

Este é o meu primeiro Ramadan! Sim eu sou novinha no Islam! =)

E além disso, marca exato 1 ano de minha reversão porque eu me reverti logo depois do Eid do ano passado.

Me lembro que eu estava prestes a fazer a minha Shahada e me deliciei com as fotos do Eid veiculadas na net, em sites e blogs de pessoas que eu nem imaginava que um dia seriam minhas amigas como são hoje, eu nem as conhecia. Ah! Como senti vontade de estar lá também!!! Foi uma vontade que me envolveu de verdade.

Este ano estarei no Eid inshallah!

Como é tudo novo para mim, vou me acostumando com o clima, os aromas, os gostos, as orações e tudo no que se refere ao Ramadan. E uma coisa marcante foi chegar na mesquita e sentir o delicioso e delicado aroma das comidinhas que estavam sendo preparadas na cozinha do salão de eventos da mesquita, um cheiro inconfundível que tomou toda a mesquita!

A mesquita estava cheia! Muitas irmãs e muitos irmãos se encontravam lá. Eu fico muito feliz quando vejo a mesquita assim! É uma confraternização de fato, muitas irmãs e amigas queridas, meu coração sempre sorri quando nos cumprimentamos e nos abraçamos em fraternidade verdadeira, cada uma mais linda do que a outra com suas roupas e véus islâmicos, estou entre iguais, é muito bom me sentir assim!

Eu cheguei à tarde e rezamos o Asr. Logo depois do Asr, teve a recitação do Alcorão e para variar eu me emocionei e chorei de emoção. Eu sempre me emociono com a recitação do Alcorão, é algo que me faz sentir de fato a fé em Allah e que marca de fato o Islam.

Então fiquei em companhia das minhas irmãs queridas na mesquita das mulheres da Mesquita do Pari, e quando entrou o Maghrib, surgiu uma linda bandeja cheia de tâmaras como a que ilustra este post, lindas e deliciosas!

Quebramos o jejum e fizemos a oração, o Maghrib. A mesquita estava toda iluminada, acenderam as luzes verdes da cúpula e por detrás do mishrab, e tudo estava envolvido por um clima especial no ar.

Depois da oração, subimos para o salão da mesquita para a refeição da quebra de jejum, uma delícia, comidinhas árabes e a companhia das irmãs e dos irmãos de fé! Algo realmente especial.

Voltei para casa muito feliz, sorrindo no carro, e vontade de participar de mais dias como este até o Eid.

O Ramadan está sendo de fato um Ramadan lindo e especial para mim alhamdulillah.

Que Allah abençoe a todos nós muçulmanos em nosso esforço e em nossas orações.

Salam!

2 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Gisele!
Amei o seu relato e mais ainda sentir como vc está feliz!
Mash´Allah!

Um abraço fraterno,
http://denisebomfim.blogspot.com

renata cristina disse...

Salam irmã....
Eu também tenho um ano de Islã...somos apenas dois bebes na religião rsrsrsr....
Minha Sharada foi em 09/09/2010, no dia do Eid....foi maravilhoso !!!
Allah me abençoou muito aquele dia, jamais esquecerei.
Esse também é meu primeiro Ramadan e estou muito feliz, e graças a Allah está indo tudo bem rsrsrsr....salam irmã querida, fique com Deus !!!