terça-feira, 19 de abril de 2011

Minha nova carteira de identidade - foto com hijab

Eu resolvi trocar a minha carteira de Identidade, porque como sou muçulmana eu queria que a minha identidade contivesse uma foto minha usando hijab.

E recebi ela hoje, a foto está aí do lado, lógico que sem mostrar o rosto porque sou uma munakaba, e não teria sentido colocar uma foto de rosto aqui no meu cantinho.

Nós muçulmanas temos este direito, e muitas irmãs não sabem disto.

Eu mesma não sabia, só soube disto depois que descobri que muitas amigas minhas têm a carteira de identidade assim.

Então resolvi fazer o mesmo, é bem melhor e de acordo com os nossos conceitos ter um documento assim.

Claro que eu não poderia por exemplo colocar uma foto usando niqab, porque senão não teria razão ter a foto, já que como munakaba me cubro inteira, mas de hijab pode sim, direito garantido à nós muçulmanas.

Como fazer?

Simples: vá à sua mesquita e peça na secretaria uma declaração em papel timbrado, assinada pelo Sheikh, de que você é muçulmana e frequenta a mesquita. Avise que o motivo do requerimento da declaração é para pedir uma nova carteira de identidade com foto com hijab. Isto deve constar na declaração.

De posse desta declaração emitida pela mesquita, dirija-se a uma unidade do Poupa-Tempo ou órgão responsável pela emissão das carteiras de identidade no seu município, já com a nova foto, e peça a nova identidade.

É necessário levar:

- Certidão de nascimento - original e 1 cópia autenticada;

- A foto com hijab;

- A declaração da mesquita;

- A carteira de documento que vai ser substituída.

A declaração fica anexada ao seu registro no órgão, é recolhida portanto, e pronto, então basta retirar a nova carteira de identidade no dia marcado.

Este é um direito que já temos no Brasil a muito tempo, e que a Argentina acaba de criar aprovando para isto uma excelente lei.

Palmas para o Brasil neste sentido.

Salam!


3 comentários:

A.Barros disse...

Ola Gisele,

amei seu blog,foi muito instrutivo e animador saber como é um pouquinho sa sua vida e de outras muçulmanas no Brasil.
Voce podia falar um pouquinho sobre como é no seu trabalho e a relação com seus colegas (na verdade nem sei se voce ja trabalha mas li que voce faz facul e acho que serviria-me saber como é o contato com colegas de turma)
Adorei o post que voce disse como virou muçulmana e por que.
Tenho grande admiração pelas vestes,cultura,idioma e religião islamica e acho,pelo menos me sinto,uma das bobonas que não conseguem tirar os olhos de uma muçulmana ao ve-las nas ruas,o que é bastante comum,uma vez que moro ao lado de Mogi das Cruzes e pego trem todos os dias para São Paulo e por aqui temos uma comunidade razoavel.Quem sabe um dia eu não faço uma visita a mesquita de mogi ou mesmo não me converta.Vontade não falta mas receio sobra um pouquinho.
Salam

Gisele Marie Rocha disse...

A.Barros,

Que a paz de Deus esteja com você.

Fico feliz por sua visita ao meu cantinho e porque você gostou dele tá bom? =)

Eu li o seu outro comentário e vou responder ele via mail sem publicá-lo já que vc menciona o seu mail e eu prefiro fazer assim para preservar a sua privacidade, mas achei interessante porque você me deu duas sugestões sobre posts para o blog que são úteis sim, acho que vou responder por meio de posts.

Mas olha, em geral as pessoas ao meu redor são muito simpáticas comigo em todos os ambientes que eu frequento, acho que é porque eu falo muito rs...

Isto inclui ambiente como faculdade e etc... sempre depende de você, como você dialoga com o mundo e como vc se relaciona com as pessoas, eu sou felizinha =D e sempre bem humorada, gosto de conversar e de ter amizades, então todos são simpáticos comigo tá bom?

Devemos sempre ter a serenidade em nossos corações se confiamos de verndade em Allah, Subhana wa Taala, pois Ele é o Único, o Senhor dos mundos, não há melhor Protetor e Provedor do que ele, neste sentido caem por terra todas as reações negativas e línguas feridas e que ferem, Allahu Akbar!

Eu tenho certeza de que você será muito bem recebida na linda Mesquita de Mogi, e eu peço a Allah que te encaminhe à senda reta, e que você se torne minha irmãzinha no Islam, eu ficaria muito feliz por isto! =)

Que Allah te abençoe sempre e facilite os seus passos.

Salam!

Unknown disse...

Salaam walaykum, irmã!
Tenho visto com frequencia aideia de que isso é um direito garantido. Por quem? Que lei?
Estou querendo fazer a minha id nova, mas tenho tido problema, o fato é que acho que pela repercussão do caso de Foz eles estão mais cautelosos.
Cê saberia me informar qual lei me garante esse direito?