sábado, 3 de setembro de 2011

O Clone - não não é a novela, mas a comunidade...

Eu já escrevi, não sei se foi neste blog ou no meu blog anterior, sobre a novela O CLONE, e confesso que já escrevi até de forma muito crítica porque era crítico o meu olhar.

Mas aconteceu algo comigo que me fez mudar não só a visão sobre a novela como também me fez participar de algo muito bom, a comunidade O CLONE - A NOVELA, no orkut.

Eu vou contar aqui um resumo de toda a história da minha participação nesta comunidade e depois explicar porque estou escrevendo este tópico.

Tudo começou em fevereiro deste ano, 2011, quando um membro de uma das comunidades islâmicas do orkut escreveu um post falando da comunidde O CLONE - A NOVELA, e dizendo que estavam escrevendo algumas coisas lá sobre o Islam, e ele não sabia se estava certo. Neste post ele sugeriu que alguns muçulmanos participassem da comunidade para falar sobre o Islam de verdade e, como eu me dedico à Dawah (divulgação do Islam) em tudo na minha vida, inclusive neste blog e na internet em geral, e também como amo o Islam e sempre defendo o Islam e todos os meus atos, decidi dar uma conferida... e bem... eu nunca mais saí de lá!

Quando eu fui ver a comunidade, descobri que era a maior comunidade sobre a novela O Clone, e mais do que isto, que havia na comunidade a participação de pesquisadores e pessoas sérias, além da visível organização que diferenciava esta de outras comunidades.

Havia inclusive a participação da Professora Ludmila Pena Fuzzi, uma das fundadoras do Instituto de Pesquita Histórica Ambiental Regional - IPHAR, e pesquisadora do Islamismo e da cultura árabe, e eu confesso que isto me animou, e eu acabei entrando na comunidade.

Desde então eu e outros irmãos e irmãs queridas temos desenvolvido nesta comunidade um importante trabalho de Dawah, através do tópico Dúvidas sobre o Islamismo, pergunte aos Muçulmanos, aberto em 23 de fevereiro de 2011.

Este trabalho de Dawah se tornou também uma espécie de "consultoria islâmica" dentro do contexto da novela O Clone, e eu acredito que com isto contribuimos para o enriquecimento da experiência de assistir à novela para grande parte dos mais de 21.414 membros da comunidade (número de membros na data de hoje). Um número realmente expressivo para uma novela que voltou a ser exibida, pela segunda vez, no programa Vale a Pena Ver de Novo da Rede Globo, durante a semana, à tarde!

Vejam, a novela chegou a alcançar 35 pontos de audiência durante o período de reapresentação em um horário nada favorável em que grande parte das pessoas está ou trabalhando ou ocupada com serviços domésticos! Em alguns dias esta audiência chegou a encostar muito perto na audiência da novela das 21 horas atual da Rede Globo!

É realmente algo impressionante, digno de nota! E seria absurdo perder a oportunidade de falar sobre o Islam para um público deste tamanho que estava diariamente tomando contato com o Islam através da novela.

Eu devo dizer que o resultado foi altamente positivo, porque eu aprendi muito, ensinei o que eu pude ensinar, falamos muito sobre o Islam, foi também um aprendizado sobre as principais dúvidas das pessoas em relação ao Islam e a nós muçulmanos, fiz boas amizades, e fiquei impressionada com a atuação da moderação e com a organização exemplar e o alto nível da comunidade O CLONE - A NOVELA.

Agora a novela está na sua reta final, a semana que vem será a última semana da reapresentação, e me foi sugerido escrever alguma coisa sobre as respostas que eu lá escrevi para que as mesmas possam ser lidas por quem não tem orkut, e se interessa por saber.

É por esta razão que estou escrevendo este tópico.

Bem eu não sei ainda como fazer isto mas vamos experimentar com uma pergunta feita que mereceu uma resposta longa de minha parte.

Mas antes disto, eu quero deixar aqui registrado os meus agradecimentos pessoais a todos os moderadores da comunidade O CLONE pelo suporte, apoio, pelo belo trabalho realizado, pela competência, pela atuação exemplar, pela simpatia e carisma de cada um, pelo clima de fraternidade que se desenvolveu dentro da comunidade e sobretudo pela dedicação, que Allah abençoe sempre a casa e a vida de cada um de vocês e os recompense por isto, porque sem o trabalho de vocês e sem o apoio de vocês, certamente eu não poderia junto com os meus irmãos e irmãs, desenvolver um trabalho tão bonito e importante também dentro da comunidade!

Então agradeço à (lembrete são nicks de perfis do Orkut) G. Antonelli (Dona da comunidade), Khadijah, Balelah Sah, Paulo, Pequeno Príncipe, Maysa, Dilla, Jade, Elizabeth, -Larissa e Dani.

Parabéns pelo trabalho de vocês! Mabrouk!

Agradeço também aos amigos e amigas que conheci na comunidade, a todos.

E vamos tentar então a primeira transcrição das respostas do tópico "Dúvidas sobre o Islamismo, pergunte aos muçulmanos" da comunidade O CLONE- A NOVELA, no Orkut, no post a seguir.

Nenhum comentário: