quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E a Música?


Eu quero parar para estudar árabe mas quando o "bichinho das palavras" começa a falar no meu ouvido eu não consigo ficar quieta até que escreva tudo o que preciso escrever!

Eu preciso escrever!

É uma necessidade vital para mim, criar, me comunicar, algo que faz com que eu me conecte ao mundo e me expresse da maneira que eu sei fazer, que é escrever...

Hoje eu quero falar de um tema que me foi pedido e eu não vi. =S

Só depois que eu vi este pedido no meio dos meus scraps no orkut, foi a Mauren quem me pediu para falar sobre isto e eu vou aproveitar o pedido e fazer uma espécie de mix de post!

Vou falar sobre a música no Islam, para isto vou citar um post da minha querida irmã e amiga Habibah Ibrahim em seu excelente blog O ISLAM É..., e já que estamos falando sobre a minha reversão nos últimos dois blogs, falar um pouquinho também sobre algo que foi marcante e importante demais para mim durante 20 anos da minha vida, e como tudo isto ficou para trás por conta de uma nova identidade, existência pessoal, e social. De fato uma nova construção...

Em primeiro lugar, vamos conceituar a música dentro do Islam, e para isto eu vou citar as mesmas citações da minha querida irmã Habibah.

A música, segundo os conceitos islâmicos e segundo o ideal de vida islâmica, não é recomendada.

Muitos Sheikhs e sábios devidamente habilitados para tal, dão a interpretação de que ela é mesmo proibida!

Interpretação? Interpretação do que?

Interpretação do Alcorão, a Mensagem de Allah para toda a humanidade revelada através do Anjo Gabriel para o Profeta Muhammad (saws), e da Sunnah, os ditos e feitos do Profeta (saws). Porque em ambos os casos, há citações referentes à esta proibição ou mesmo não recomendação. E no Islam, são os sábios, os Sheikhs, os estudiosos que têm a habilitação necessária para dar a interpretação sobre isto. A explicação é simples, eles estudam no mínimo 8 anos (eu disse no mínimo) para isto, são realmente habilitados para tal tarefa.

Vejamos as citações, coladas do post da minha querida irmã:

“E, dentre os homens, há quem compre falsas narrativas, para, sem ciência, descaminhar os outros do caminho de Allah…” (Qur’an 31:6)

Sobre o comentário deste verso, Ibn Baaz (raw) disse: “’Falsas narrativas’ refere-se à música e coisas relacionadas com ela”.

"'E provoca/seduz, com a tua voz, aqueles que puderes, dentre eles; aturde-os com a tua cavalaria e infantaria; associa-te a eles nos bens e nos filhos, e faze-lhes promessas! Qual! Satanás nada lhes promete, além de quimeras'. (Qur’an 17:64)

A frase: 'E provoca/seduz, com a tua voz, aqueles que puderes…'  foi comentada pelo Imam Mujahid: 'A voz refere-se a música'. (Ruhul Maani)

O Profeta (sws) ainda menciona: 'A música cresce hipocrisia no coração tal como água faz crescer a colheita'.

Então,aqui está a prova concreta que a música é sim proibida no Islam.O único instrumento que é permitido é o 'daff' ,mas ele só pode ser usado em ocasiões especiais,como Eids e casamentos."

Porque? Porque a música leva à perda de tempo, porque a música é recheada de comportamentos letras e gestos inadequados hoje em dia, traz em geral letras ilícitas que falam de sexo, perdição, depravação, consumo de drogas, orgias, suicídio, malícia, violência...

E quando não fala sobre isto? Aí depende, muitas vezes uma música instrumental pode levar a pessoa a desenvolver sentimentos, muitas vezes uma música pode paralizar a pessoa fazendo com que ela perca tempo em sua vida, muitas vezes uma melodia pode ser o instrumento do shaytan para desviar a atenção da pessoa e seu comportamento.

Eu não critico aqui quem defende que tá ela não é recomendada mas pode ser ouvida com muito "filtro" e atenção no que se ouve, e eu não estou dando a minha opinião mas sim escrevendo sobre o que diz o Islam sobre a música.

Agora, eu fui "radical" em minha vida, eu só ouço nasheed.

Nasheed é música vocálica, portanto sem instrumentos melodiosos, em geral contando apenas com percurssão mas muitas vezes nem isto, com arranjos apenas de voz humana, masculina em sua grande maioria, com temas lícitos e religiosos.

Se você está lendo o meu blog, você certamente está ouvindo nasheed neste exato momento, porque toda a trilha sonora do meu blog é composta exclusivamente de nasheed. Além de nasheed tem recitações do Alcorão e o Adham, o canto de chamado para as orações.

E isto é algo impressionante de se constatar, porque durante mais de 20 anos a minha vida foi dentro da música! Eu ouço heavy metal desde pequena, e acabei desenvolvendo um apurado e seletivo gosto musical, também eclético, indo de Pagannini à Mutantes, de Egberto Gismonti à Paco de Lucia, de Yes à Black Sabbath.

Além disso, eu já toquei guitarra! E durante muito tempo! Então a música era a minha vida!

Foi difícil deixar a música? Olha foi sim! Não foi fácil não, mas a minha sorte é que eu me apaixonei por nasheed, então substituí a minha necessidade de ouvir música por nasheed, e eu consegui fazer isto, o que parecia impossível!

Eu me lembro agora de um dos inúmeros mails que eu troquei antes da minha reversão com a irmã Marian, do blog A Mulher no Islam, uma irmã a quem eu serei eternamente grata porque ela me ajudou muito, eu nada sabia e ela se prontamente me ofereceu ajuda para esclarecer as minha primeiras dúvidas sobre o Islam, e em um de seus preciosos mails para mim ela me disse uma frase que só depois eu entenderia:

"Eu nunca pensei que seria capaz de abrir mão de coisas das quais abri mão por causa do Islam!"

Pois hoje eu repito esta frase, eu nunca poderia imaginar que um dia eu abriria mão totalmente da música como eu abri mão, por causa do Islam. Digo de ouvir música, porque muito antes eu já havia parado de tocar, desde que comecei a minha faculdade.

Então eu acho que é assim: cabe apenas a Allah o julgamento, e Ele conhece o coração e as intenções reais de cada um de nós melhor do que nós mesmos. Existe a orientação à respeito disto, e a interpretação desta orientação, eu não ouço, tem muitos irmãos e irmãs sim que ouvem, não sou melhor do que eles e eles não são melhores do que eu, convivemos pacificamente com esta questão, apenas eu sigo esta orientação, e outras pessoas já ponderam que a música não sendo ilícita pode ser ouvida.

Espero que o post seja útil e traga conhecimento inshallah!

Salam! =)

Um comentário:

Juliana Vetromille disse...

Oi Gisele,
To adorando esse "enchurrada" de posts! rsrs
Como já disse antes, passo por aqui todos os dias e seu blog só me traz paz e muitas informações valiosas!
Umas das coisas que mais gosto por aqui são justamente os nasheeds, se vou fazer faxina na casa, entro no blog e deixo rolando os nasheeds, se vou ler alguma coisa na net, tb fico ouvindo os nasheeds com seu blog aberto, rsrsrsr. Gosto mais dos que são em inglês, pois consigo entender as letras, mas todos são lindos, o mais bonito é um que começa com "Allah hu akbar".
Ouvir os nasheeds, mesmo não entendendo o que se fala, me faz sentir muita paz, não só em mim, mas minha casa se enche de paz tb!
Obrigada por disponibilizar em seu blog esse lindo repertório!
Salam
Juliana Vetromille