segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MESQUITAS DO BRASIL - Mesquita de Santos (SP)

Hoje vamos conhecer, dentro da série MESQUITAS DO BRASIL, a linda Mesquita de Santos, e eu estou feliz porque consegui achar muitas informações e fotos sobre esta mesquita na internet, o que facilitou o meu trabalho alhamdulillah!

A Mesquita de Santos é a sede da Sociedade Beneficente Islâmica do Litoral Paulista, e se localiza na Av. Afonso Pena, 309 - bairro Macucos - Em Santos (SP) - e-mail: islamica@uol.com.br .

A Sociedade Beneficente Islâmica do Litoral Paulista foi fundada em 9 de novembro de 1977, tendo como primeiro presidente, um de seus principais organizadores, Ahmad Ismail Assaf.

Inicialmente a sede da Sociedade se localizava em São Vicente, mas porteriormente foi adquirido o terreno em Santos, na Av. Afonso Pena, e as obras de construção da Mesquita foram iniciadas no começo da década de 80, sendo inaugurada em 1983. Este era um dos principais objetivos da Sociedade Beneficente Islâmica do Litoral Paulista, e a Mesquita de Santos hoje em dia oferece aulas de religião e árabe, além de biblioteca e atuação constante em inúmeros trabalhos de cunho social e assistencial.

O revestimento externo da mesquita é todo executado em mármore branco, e internamente ela se caracteriza pelo design clean e claro aliado ao bonito e exclusivo efeitos de tijolos de barro aparentes revestido de verniz.

A porta de entrada da Mesquita de Santos

A Ala reservada das mulheres é em configuração de mezanino, muito prático e semelhante ao encontrado na minha mesquita, a Mesquita do Pari.


Fotos da área das mulheres na mesquita de Santos, em configuração de mezanino, muito semelhante à Mesquita do Pari, um arranjo prático, que nos garante privacidade, e muito bonito.

O seu mimbar é executado em madeira e se assemelha aos mimbar tradicionais encontrados em mesquitas do Oriente Médio e algumas mesquitas brasileiras como a Mesquita Brasil, porém no caso do mimbar da mesquita de Santos, ele apresenta também um design único e diferenciado, que evoca o rústico e ao mesmo tempo atual.


O mimbar da Mesquita de Santos

É interessante observar que até o desenho do projeto da mesquita foi possível de ser localizado desta vez, e mostra que o projeto foi seguido exatamente como o planejado, com exceção de poucos detalhes como a troca dos vitraís amplos por outros menores.

O projeto da Mesquita de Santos


O amplo salão de orações da mesquita, mostrando o mishrab e o mimbar 


foto da fachada da mesquita, mostrando os seus imponentes minaretes

No Próximo post da série MESQUITAS DO BRASIL, vamos conhecer a Mesquita de São Miguel Paulista.

Algumas pessoas me perguntaram se eu vou falar apenas das mesquitas do estado de São Paulo. A resposta é: Não! Eu pretendo falar de todas as mesquitas do Brasil, já falei inclusive da Mesquita do Rio de Janeiro, a querida Masjid El Nur. Apenas segui uma ordem cronológica, falando primeiro da Mesquita dos Malês, em Salvador (BA) que não existe mais e é registrada como a primeira mesquita que teria sido construída no Brasil, e em seguida falei da Mesquita Brasil que é a mais antiga mesquita da América do Sul, e como já estava em São Paulo, continuei a série a partir daqui. Mas em breve estarei falando das outras mesquitas queridas de todas as cidades e estados do Brasil inshallah, são mais de 100 mesquitas espalhadas por todo o território nacional!

14 comentários:

Anônimo disse...

Salam, Gisele! Como vai vc?

Meus olhos estão quase bons...

Estou com saudades de seus comentários, o que vc acha das roupas sauditas que postei?

Já passei em Santos e conheci a mesquita, lindíssima!

Parabéns pelas belas reportagens,
Maa Salama.

Lucy Rajar disse...

Gisele, fico encantada de ler a respeito desta mesquita que é minha segunda casa. Sou de São Vicente e frequento a mesquita de Santos a muitos anos. A paz que sentimos nela é irradiante e não dá vontade de sair de lá. Que trabalho lindo o seu, como todos, Mabruck irmã

Gisele Marie Rocha disse...

Salam querida irmã Lucy Rajar!

Obrigada por sua visita ao meu cantinho, sua presença aqui certamente traz luz ao meu blog e vc é sempre bem vinda!

Espero conhecer um dia a linda Mesquita de Santos insha Allah, e quanto ao trabalho que eu realizo, irmã todos os louvores são sempre para Allah que me fez capaz de realizá-lo, e inspirada para escrever com o coração e com a alma, todos os louvores são sempre para Allah =)

Que Allah te abençoe sempre.

Salam!

Unknown disse...

Olá Gisele! Me chamo Alessandra, não sou uma muçulmana mas gosto e respeito à religião. Tenho uma dúvida é gostaria de lhe pedir por favor se pode me responder...Eu não sendo muçulmana eu posso visitar uma Mesquita?Desde já agradeço a atenção.

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Alessandra Santos, a paz esteja com você, e obrigada por visitar o meu blog, tá bom? =)

Quanto à sua pergunta, sim sim, você pode visitar uma Mesquita, todas as mesquitas no mundo todo estão sempre abertas para todas as pessoas, independente de serem estas pessoas muçulmanas ou não, tá bom?

Vá sim, eu tenho certeza de que você será muito bem recebida, tá bom?

Salam

Unknown disse...

Olá de novo Gisele Marie!
Agradeço imensamente a sua atenção e fiquei muito feliz em saber que mesmo não sendo uma muçulmana posso ir visitar uma Mesquita e com certeza irei sim.
Obrigada de novo.
Deus lhe abençoe sempre!!!

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Alessandra Santos,

Disponha, fico muito felizinha em ajudar, tá bom? =)

Que a paz de Deus esteja com você e que você seja sempre abençoada também.

Salam =)

Unknown disse...

Gisele boa tarde, gostaria de saber se é fácil de comprar o alcorão aqui na baixada santista gostaria muito de saber mais sobre a religião. Obrigada!!!

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Ana Paula, obrigada por visitar o meu blog e me perdoe pela demora em responder.

Eu recomendo a você que visite a MESQUITA DE SANTOS, especialmente aos sábados, nos horários da oração.

Lá você poderá ter acesso ao Alcorão, que não é vendido, mas sim presenteado, porque a Palavra de Allah é para toda a humanidade, e não deve ser vendida, tá bom? =)

Aqui mesmo no meu blog, você poderá encontrar um post sobre a MESQUITA DE SANTOS, basta procurar pelos posts em que eu falo das MESQUITAS DO BRASIL.

Que a paz esteja com você.

Unknown disse...

Oi, Gisele. Que Allah esteja convosco.
Eu gostaria de saber se para visitar a mesquita teria que vestir a roupa igual dos mulcumanos ou poderia usar vestido comprido e de mangas longas, cobrindo o cabelo com lenço comumente usado. É também gostaria de saber onde são vendidos as roupas e lenços da religião . Muito obrigada.

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Drika, tudo bem? =)

Obrigada por visitar o meu blog, e sobre a sua pergunta, vc não precisa vestir uma roupa islâmica para ir a uma mesquita, tá bom? =)

Vc pode ir com as suas roupas mesmo, basta apenas usar roupas que vc usaria normalmente ao visitar qualquer lugar de culto.

Sobre onde se vende roupas islâmicas, temos diversas irmãs que produzem e vendem roupas assim, e eu acredito que quando você for à Mesquita, poderá ter informações sobre isto.

Que a paz esteja sempre com vc.

Salam

Unknown disse...

Muito obrigada! Vou visitar a mesquita com certeza! Estou fazendo jejum e fazendo as orações!
Eu gostaria muito de conhecer alguma mulcumana que pudesse me ajudar , pois só estou estudando sozinha no momento é tenho alguns amigos mulcumanos que moram fora do país.
Que Allah esteja convosco !

Unknown disse...

Boa tarde gostaria de saber se posso fazer uma visita e quais dias posso estar visitando. Obrigada.

Gisele Marie Rocha disse...

Salam Cicera, obrigada por visitar o meu blog e eu espero que você esteja gostando dele, tá bom? =)

Sim sim, você pode visitar esta mesquita, e todas as mesquitas. Todas as mesquitas estão sempre abertas para todas as pessoas, independente da religião da pessoa, tá bom?

Sobre os horários, escolha os horários de oração, mas eu recomendo os sábados à tarde, porque sempre há cursos e atividades nas mesquitas e você poderá encontrar muitas pessoas por lá, tá bom?

Eu tenho certeza de que você será muito bem recebida.

Que a paz esteja sempre com você. =)