quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ashurah

Cumpri hoje o meu primeiro jejum depois de minha Shahada, depois do momento em que me tornei muçulmana.

Foi um dia muito especial e deixo aqui registrado em meu cantinho.

Cumpri o jejum de Ashurah à risca, acordei bem cedinho, fiz um ótimo café da manhã, às 04:47hs. eu fiz a minha oração da Aurora, o Sallah fajr, e desde então não coloquei nada em minha boca até passar o Sallah maghrib, a oração do crepúsculo.

A primeira coisa que tenho a narrar sobre isto é que não foi fácil, certamente não foi fácil. Até porque hoje não foi um dia fácil para mim, em certos momentos eu senti como uma provação mesmo de minha fé, não tive assim problemas pessoais ou fatos ruins, apenas complicadores.

Hoje foi também meu último dia de faculdade neste semestre, prova de neurofisiologia, e para completar São Paulo amanheceu debaixo de chuva e com sérios problemas no Metrô, o que fez com que os trens demorassem mais para circular e chegar nas estações. Quando isto acontece, acumula passageiros e portanto eu acabei pegando um trem realmente lotado, me lembrou os trens da CPTM em horário de pico de movimento.

Ao chegar para fazer a prova eu estava realmente tonta. Mas fiz todas as minhas obrigações, e voltei para casa para passar o resto do dia entre minhas orações e leituras do Alcorão e de livros islâmicos que ganhei de presente de uma amiga querida.

O complicador no meu caso foi o fato de que eu ainda não parei de fumar, eu fumo desde a adolescência e sempre pensei que um dia eu iria parar, mas nunca parei, nunca fui de ficar falando que iria parar, nunca colecionei tentativas frustradas de parar, sempre foi assim: no dia que eu falar que devo parar eu vou parar e pronto, na minha vida sempre foi assim.

Fumar não é haram, mas não é recomendado e sinceramente não acho nem um pouco apropriada a visão de mim inteira de hijab e roupas lícitas, toda recatada, e com um cigarro aceso na mão, tanto que desde que me tornei muçulmana eu não fumo mais na rua, eu acho que represento também o Islam já que sou uma muçulmana e uso hijab, e não acho bonito.

Mas ainda não parei de fumar, estabeleci que vou parar de fumar no meu primeiro Ramadan e mantenho esta firme determinação. Então foi difícil e eu senti até tontura, mas resisti e cumpri à risca o meu primeiro jejum de Ashurah.

As lições aprendidas são muitas, eu me sinto fortalecida em minha fé, e em minha inclusão na grande Nação Islâmica espalhada ao redor do mundo.

Eu também me sinto feliz e realizada por seguir o exemplo do profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja sobre ele), que dava especial importância ao jejum deste dia.

Me sinto especialmente realizada por ter feito este jejum em ato de adoração a Allah, o Único que é digno de adoração!

Existem aqueles dentro do Islam que se lembram desta data por outro motivo e praticam atos como auto-flagelação e coisas assim. Eu não, eu sou sunita. Procuro humildemente a prática do Islam puro, de acordo com o Alcorão, e com a Sunnah, como foi originalmente ensinado a nós pelo profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja com ele), e dou especial importância ao fato do Islam ser de fato conservado como no início, do Alcorão ser um livro imaculado, mantido exatamente como o original.

inshallah todos os meus irmãos e irmãs tenham tido um bom dia de Ashurah ao redor do mundo e tenham feito um bom jejum.

Salam!

Nenhum comentário: