segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

E eis que se aproxima o meu primeiro dia de Jejum

Quinta-feira desta semana é o dia 10 de MuHarram de 1432 A.H. no calendário islâmico. Ou seja é o dia 10 do primeiro mês do ano de 1432 depois da Hégira. E é o dia de Ashurah, o dia em que Moisés jejuou em agradecimento a Deus por ter livrado os Filhos de Israel de seus inimigos.

O profeta Muhammad (que a paz de Deus esteja sobre ele) jejuava nesta importante data e desta forma também o fazem os muçulmanos.

Será o meu primeiro jejum depois da minha Shahada. E eu esperava este dia com ansiedade, eu sabia que tinha um dia de jejum próximo mas só agora consegui descobrir o dia exato e o motivo do jejum.

Vai ser um dia especial para mim, eu nunca jejuei na vida...

Especialmente porque AINDA sou fumante =S... pretendo parar de fumar no Ramadan deste ano, e este dia será um teste, porque não se pode comer, beber, fumar e colocar qualquer coisa na boca desde o nascer do sol até o por do sol.

Ah sim e para quem não sabe:

01) O Ano Novo islâmico já passou, já estamos em um novo ano dentro do calendário islâmico;

02) Não. Não comemoramos o Ano Novo, nem dentro do calendário islâmico e muito menos o oficial;

03) e para os menos desavisados, não! Não comemoramos o Natal! Tem gente que ainda não sabe disto, comemoramos os Eid, e o Mês Sagrado, o Ramadan, o nono mês do calendário islâmico.

Depois escreverei aqui sobre este dia...

Salam!

Nenhum comentário: