segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mitos, mitos e mais mitos rs...

O simpático bichinho retratado aí em cima é um mandruvá.

Quando eu era pequena eu ouvia histórias e mais histórias sobre o mandruvá, porque ele faz parte do folclore do interior do Brasil.

Outra coisa que me deixava muito intrigada era a Mula Sem Cabeça! Não eu não tinha medo dela! Eu queria era ver uma para entender duas coisas que eu pequena que era não conseguia entender como:

01) Como a Mula Sem Cabeça solta fogo pelas narinas, se o nariz fica na cabeça e ela não tem cabeça?

02) Como a Mula Sem Cabeça come se ela não tem cabeça e portanto não tem boca?

São mitos não? São lendas...

Pois é, da mesma forma existem muito MITOS e LENDAS sobre o Islam! E em particular, existem muitos mitos e lendas sobre as mulheres no Islam, sobre nós, muçulmanas.

Eu não vou fazer uma lista aqui mas a medida que eu for topando com estes mitos e lendas eu vou escrever aqui esclarecendo.

Hoje vou falar de alguns.

É assim: uma amiga minha me disse que um amigo dela falou que provavelmente eu não encontro lojas de roupas para muçulmanas em São Paulo porque dentro do Islam só os homens podem realizar transações comerciais.

ISTO É TÃO VERDADE QUANTO A MULA SEM CABEÇA, OU AS HISTÓRIAS SOBRE O MANDRUVÁ!

Se fosse assim eu não teria quase nenhum hijab, porque a maioria dos meus hijabs eu comprei de irmãs de fé que vendem!

Não vou citar trechos do Alcorão aqui, porque sabem eu ainda estou estudando e não me sinto à altura disto (aliás se alguma irmã quiser ajudar com comentários, sempre serão bem vindos) mas eu estou estudando como disse e já sei um pouquinho.

Então esclarecendo algumas coisinhas sobre nós muçulmanas:

Há mais de 1400 anos atrás está estabelecido por Deus através de sua Palavra expressa no Alcorão que a mulher tem o direito de trabalhar, de possuir bens e negócios próprios e fazer o que bem entender deles, tem o direito a voto, voz na sociedade, e tem o direito de receber herança.

Há um conceito muito claro dentro do Islam, o conceito de EQUIDADE, que é diferente do conceito de IGUALDADE no seguinte sentido: perante Deus homens e mulheres são iguais no sentido de valor e importância, um não é mais do que o outro.

Reconhece-se sim que homens e mulheres são diferentes ou seja, cada um tem a sua parcela de deveres e papéis definidos no sentido da vida, mas os dois são iguais perante Deus, isto é algo saudável do meu ponto de vista.

Um exemplo na prática: ao homem cabe a obrigação do sustento da casa. Uma mulher casada pode trabalhar se ela quiser, pode contribuir com o sustento da casa se ela quiser, mas ela não é obrigada a isto.

E à mulher cabe a criação dos filhos, e a administração da casa, tarefa que esta sim é sua obrigação. Os dois juntos, de forma equilibrada, garantem com sua parceria sincera, uma vida sem atribulações para a família.

Apenas ao homem cabe sim a chefia da família, mas isto não quer dizer que ele é mais do que a sua esposa ou pode tripudiar sobre ela ou achar que ela é menos do que ele.

Tudo o que eu disse aqui não é OPINIÃO. Tudo o que eu mencionei aqui está EXPRESSO DE FORMA CLARA no Alcorão!

Então SIM, A MULHER PODE REALIZAR TRANSAÇÃO COMERCIAL SIM! rs...

Você tem de conhecer de verdade o Islam para poder ter sua opinião.

Como se pode julgar algo que não se conhece? O Islam não é de forma alguma machista, opressor em relação a nós, isto tudo é lenda, somos protegidas, respeitadas, somos especiais...

A prova disto é que a grande maioria das pessoas que se volta para o Islam é composta de mulheres. E não tem como dizer que estas pessoas, eu inclusive, foram obrigadas a fazer isto, se se voltam ao Islam é de vontade própria, e eu acho que são todas estas pessoas tão apaixonadas pelo Islam quanto eu sou...

Fica a dica...

Nenhum comentário: