quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Os cinco pilares do Islam


Se tem uma coisa com a qual eu me preocupo muito, esta é a Dawah.

Dawah é a divulgação à respeito do Islam, e é obrigação de todo muçulmano realizar esta divulgação. Eu acho este um aspecto muito importante e que deve ser levado sempre em consideração, principalmente se você é uma mulher muçulmana!

Porque?

Simples, porque nós quando estamos em público, na rua, em ambientes externos à nossa casa, em termos de referência visual somos as primeiras a ser reconhecidas como pessoas que têm o Islam como religião. Afinal nosso modo de vestir nos define como tal. Sempre estamos cobertas, usando hijab ou outro tipo de véu sobre a cabeça, com roupas com as quais se espera que uma muçulmana esteja vestida, e deste modo somos diretamente associadas ao Islam.

Isto significa que existe aí, além do nosso direito de nos cobrir, além da nossa opção, além da beleza que muitas pessoas enxergam em nossos véus e roupas, também uma responsabilidade a ser sempre levada em consideração!

Afinal quando eu estou na rua, em público, sou eu e sou também a representação da minha religião, acabo representando perante o outro o próprio Islam!

Ou seja, meu modo de me portar, minhas ações, o modo como eu falo com outras pessoas, são associados diretamente ao Islam. Se me porto mal, não vão apenas falar de mim, mas de todos os muçulmanos, de todas as minhas irmãs e irmãos. Do mesmo modo se eu só pratico boas ações, se me porto de maneira lícita e correta, então na visão do outro é também ponto positivo para o Islam.

Portanto em minha humilde visão, quando me porto bem, quando sou simpática, quando só pratico boas ações, estou também praticando uma de minhas obrigações enquanto uma muçulmana que sou: a Dawah.

Conversar também sobre, explicar corretamente, atender à solicitação de explicação das pessoas, acolher o outro que quer saber sobre o Islam, também é praticar a Dawah.

Ser atenciosa e paciente com as pessoas que levantam questões à respeito do Islam em comunidades islâmicas do orkut é outra maneira de praticar a Dawah, acho que precisamos sempre nos lembrar disto nas comunidades: ter paciência, estarmos dispostos a explicar sim, mesmo que seja para alguém cujas intenções são duvidosas, mesmo que façam perguntas maliciosas com a intenção de criticar ou difamar, mas quando você responde com simpatia, de forma pacífica, com paciência e de forma assertiva, correta, você ganha a razão para você, mostra que realmente ser muçulmano é ser diferente, e está divulgando sim afinal não é só aquela pessoa que vai ler, outras pessoas lerão o que você escreve na comunidade, é importante lembrar disto.

Outra forma de se fazer a Dawah é como eu faço e outros irmãos e irmãs queridas fazem: escrever sobre o Islam em nossos blogs e sites.

É o que eu faço aqui, mesmo que meu blog seja islâmico por consequência (afinal a dona do blog é muçulmana), no fim é de fato Dawah também.

Então, importante lembrar disto: praticar a Dawah é obrigação de todo muçulmano, e é importante seguir esta orientação da forma mais correta possível.

Bem, depois de tudo isto, vou falar um pouquinho à respeito dos 5 pilares do Islam.

Temos no Islam os 5 pilares da prática da religião e os 6 pilares da fé. Estes eu falarei sobre eles em um outro tópico.

Quais são os 5 pilares do Islam? São os seguintes:

01. Shahada - é o testemunho de fé. É feito no ato da reversão ao Islam e sempre. É quando damos o nosso testemunho, quando expressamos a nossa fé em Allah como o Único Deus, o Único digno de adoração, e em Muhammad (que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) como seu último mensageiro, o Selo da Mensagem de Allah.

02. Sallah - são as nossa orações diárias. É quando temos um momento com Allah, um momento de louvar a Allah. São 5 orações diárias à saber:

Fajr - a oração da aurora, feita antes do nascer do Sol;
Dhur - a oração do meio-dia, feita após o Sol passar a metade do disco celeste;
Asr - a oração da tarde, feita antes do início do crepúsculo;
Maghrib - a oração do crepúsculo, feita antes da noite cobrir o céu;
Isha - a oração da noite, recomenda-se que se realize esta oração antes da meia-noite.

Em geral existem os horários para o Azan, a chamada da oração. Nos países onde a maioria da população é de muçulmanos é algo realmente lindo ouvir o Azan ecoar em toda a cidade, e um dia espero estar lá para ouvir porque até hoje só vi em vídeo, o Azan é entoado como um canto.

03. Zacat - a caridade. recomenda-se praticar sempre a caridade, mas o Zacat está relacionado diretamente à caridade do fim do ano, quando se destina 2,5% do ganho anual para a caridade. É importante esclarecer dois pontos: o primeiro deles é que o Zacat é destinado para uma pessoa necessitada de livre escolha da pessoa que faz a caridade. Pode ser também destinado à uma associação que se encarrega de distribuir benefícios, mas também pode ser feito de forma aleatória, se a pessoa conhece alguém que é necessitado e quiser ajudar com o Zacat, está correto. Sempre de forma anônima, sutil, é de fato com a intenção de ajudar, praticar o ato de caridade, distribuir o que Allah nos dá.

04. Ramadan - observar o jejum durante o mês de Ramadan. Não colocar nada na boca, nem comida, nem bebida, nem cigarro, nada, desde o nascer do sol até o poente. O Ramadan é o mês sagrado para nós muçulmanos, e o jejum é mais do que ficar sem comer e sem beber, é o jejum da língua também, das intenções, não basta não comer, e não beber, se não controlamos nossas atitudes, se não purificamos nossa alma, se não purificamos nossas ações.

05. Hajj - todo muçulmano deve, ao menos uma vez na vida, fazer a peregrinação á Meca, e visitar a Qiblah, ou Caaba, a Casa de Deus, o primeiro santuário erguido por Ibrahim e Ismail (Abraão e Ismael). Isto se: tiver condição financeira para tal, e tiver saúde para empreender tal viagem.

Estes são os 5 pilares do Islam.

E de todos eles, apenas um é mais rígido, a obrigação de fazer as 5 orações diárias.

Todos os outros são maleáveis, mesmo dentro do Sallah existe a maleabilidade, sempre levando em consideração a pessoa.

o Hajj deve ser realizado quando a pessoa puder, e se ela puder. Da mesma forma o Zacat também é realizado se a pessoa tiver condições. Se uma pessoa se encontra enferma e não pode realizar os movimentos da oração (rakáh), ela pode rezar deitada em seu leito, e assim por diante.

O Islam é a fé racional, e não sem razão.

O Islam é a religião que facilita, que é simples, direta. A intenção é FACILITAR, e não COMPLICAR.

Nenhum comentário: