sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Masjid Al Sakhrah - Domo da Rocha


E esta é a Mesquita al Sakhrah, conhecida também como o Domo da Rocha, uma mesquita muito retratada porque a sua cúpula dourada se sobressai sobre a paisagem de Jerusalém. Dentro dela está localizada a rocha relacionada com a ascenção aos céus do Profeta Muhammad (que a paz e as bençãos de Deus estejam sobre ele).

Eu vou aproveitar o post para falar um pouco mais sobre mesquitas.

Muitas pessoas que não são muçulmanas pensam que a mesquita é a "igreja dos muçulmanos". Mas na verdade a mesquita é muito mais do que isto, ela é um centro de convivência, um centro de estudos, de oração, onde ouvimos o sermão da sexta-feira e onde fazemos as orações em congregação.

A mesquita sempre está aberta a todos, se você tem curiosidade e quer aprender mais sobre o Islam, sobre muçulmanos, é um local indicado para ir.

Recomenda-se apenas o uso de roupas mais adequadas como mangas compridas, roupas mais folgadinhas como batinhas indianas para a mulheres e o uso do véu, se você não tiver um véu e quer ir à mesquita, em geral há na mesquita véus para serem usados pelas mulheres.

Eu tenho notado que as irmãs que são novas na religião (não sei quanto aos irmãos) sentem um pouco de receio de ir à mesquita logo de início e curiosamente eu senti este receio no começo.

Vou tentar descrever o que aconteceu comigo. Eu fiz a minha Shahada no dia 17 de outubro e segui a recomendação de não querer mudar toda a minha vida de um dia para o outro, então aos poucos fui promovendo adaptações e alterações em meu dia-a-dia e em meus hábitos.

Assim foi com roupas, com o uso do hijab, com as 5 orações diárias, e também com a frequência à mesquita.

Mas eu sou tímida. Muito tímida! Embora aparentemente talvez não pareça ser eu sou sim =O... então eu precisei me preparar para ir pela primeira vez à mesquita mas ao mesmo tempo mesmo depois de ver vídeos no Youtube e ler textos que falavam que a mesquita era aberta a todos eu ainda não me sentia confortável porque tinha receio de:

a) cometer alguma gafe (e sendo tímida isto seria terrível);

b) ser vista como "intrusa" - não sei porque mas senti isto.

E então fui me preparando me preparando até o dia em que uma irmã de fé, que se tornou uma amiga querida muito importante para mim, me convidou para ir com ela à Mesquita do Pari.

E foi realmente um dia muito especial para mim, porque eu me senti acolhida e bem recebida, e desde então eu frequento sempre a Mesquita do Pari.

Então é assim: vá a mesquita. Se você acaba de se tornar muçulmana e ainda não foi, vá sim porque é importante ir, fazer parte da Ummah, e é muito gratificante estar entre pessoas que compartilham com você a mesma fé, e os mesmos ideais.

Se possível peça a uma irmã mais experiente para te acompanhar, mas se não conhecer uma irmã para te acompanhar vá mesmo assim, tenho certeza de que será um dia único e, assim como eu senti, você vai sentir que é de fato parte de uma grande Nação, a Nação Islâmica.

Mas se você não é muçulmano e quer conhecer de fato o Islam e saber mais sobre a religião e sobre nós, muçulmanos, vá também, eu garanto que você será sim muito bem recebido.



Nenhum comentário: