segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

19/02/32 A.H. (23/01/11) ISLÃ: ARTE E CIVILIZAÇÃO – Conclusão

Saguão de entrada do CCBB SP, visto do alto, retratando o lindo e singelo chafariz e o piso da Mostra. O Prédio que já é lindo, se enfeitou todo para a exposição.

A MOSTRA – Muito bem montada e interessante, a Mostra Islã: Arte e Civilização tomou conta de 5 pavimentos do lindíssimo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo.
Em exposição, exemplos da arte e cultura islâmica, tapeçaria, objetos variados, roupas, invenções da época de ouro do Islam, alguns exemplos de alvenaria, jóias, painéis explicativos e um conjunto em geral de peças e ambientes que vale a pena serem vistos.
Muito interessante um ambiente em que se podia selecionar algumas mesquitas e ter uma visão panorâmica da mesma, como a Mesquita Al Haram, a Mesquita dos Ômiadas, a Mesquita Al Aqsa, e outras.
Também achei muito interessante uma tela digital em que se podia criar com o dedo tocando na tela, o seu próprio grafismo islâmico, composto de elementos geométricos e cores variadas. Algumas roupas femininas também encheram meus olhos com sua beleza e singularidade. Muito semelhantes às abayas de hoje em dia, algumas continham um interessante prolongamento das mangas em forma de faixas que pendiam dos pulsos, realmente muito bonitas.
Outro ponto a se destacar é o belo e explicativo material gráfico composto de um Caderno de Mediação com fotos lindas e belo texto, e um lindo folheto de 8 folhas ricamente ilustrado e com texto em português e inglês sobre a mostra e sobre o Islam.
Certamente recomendo, vale a pena visitar a Mostra.

Halima, eu, e a Priscila, três muçulmanas brasileiras.

A EXPERIÊNCIA – A minha avaliação é de que foi altamente positiva, em vários aspectos. Em primeiro lugar porque eu agora sei que quero de fato adotar o chador e o niqab de forma permanente, e na medida do possível tudo farei para alcançar este objetivo.
Eu me senti muito bem vestida assim, me senti muito bem mesmo! Não senti metade do calor que pensei que sentiria, estava realmente confortável, feliz por estar assim, é um verdadeiro diálogo pacífico com o mundo à minha volta, e um direito que eu exerci de me cobrir de acordo com os conceitos de minha religião e do que elegi como minha meta, estava recatada, distinguida enquanto muçulmana, fui respeitada, e esta experiência me mostrou que é possível sim se vestir assim no Brasil.
Mas mostrou muito mais, mostrou que além de tudo, é mais uma forma de fazer Dawah! E isto foi algo muito bom de se comprovar, porque as pessoas vinham conversar conosco, querer saber mais sobre o Islam! Fomos até parados na rua por pessoas que estavam na Mostra e fizeram questão de vir conversar conosco, fomos fotografadas, e tenho certeza de que acabamos por deixar a experiência da mostra mais completa para muitas pessoas, afinal elas foram para lá ver uma mostra sobre o Islam, e lá chegando, além da mostra viram muçulmanos, e conversaram com muçulmanos, então eu acho que sim é válido e digo que daqui a pouco tempo não seremos assim tão raras pelas ruas do Brasil, muçulmanas inteiramente cobertas, insha Allah, e certamente eu serei uma delas... =)


Salam!

Nenhum comentário: