terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como cuidar do seu Alcorão


Eu não sei se este post é direcionado propriamente para muçulmanos, mas pode ser útil para quem é recém-revertido. Porém escrevo aqui pensando em quem não é muçulmano, ou ainda não é.

Eu estava lendo um tópico em uma das comunidades islâmicas do Orkut na qual estou, sobre o lançamento do Jornal A Folha de São Paulo, o Alcorão, dentro da coleção LIVROS QUE MUDARAM O MUNDO, e um irmão mostrou lá grande preocupação sobre o cuidado com o Livro por parte das pessoas que não são muçulmanas, e isto me fez pensar.

Eu mesma propaguei a notícia sobre a chegada às bancas do Alcorão editado pela folha, então resolvi escrever falando um pouco sobre isto.

Bem, pelo que estou sabendo as vendas foram realmente fenomenais. O rapaz que é o dono da banca onde comprei o meu, aqui pertinho de casa, disse que já fez o terceiro pedido de exemplares para a Editora, porque os dois primeiros se esgotaram de forma rápida, isto só na banca dele.

Então vamos lá, você foi á banca e adquiriu o seu exemplar. Ótimo, eu fico muito feliz que tenha feito isto porque o Alcorão é o Livro Sagrado para toda a humanidade, e elevo minhas súplicas a Allah para que te encaminhe à senda reta, certamente trará para você tanta luz quanto trouxe para mim, inshallah!

Mas de qualquer maneira, lembre-se de que este Livro não é um livro comum, ele é A Palavra de Deus, o Livro que confirma todos os outros livros sagrados, que os completa, o último Livro de Deus.

Então trate-o com a distinção que ele merece.

Nós muçulmanos dispensamos a ele o maior respeito possível, é sempre recomendável fazer a purificação antes de manuseá-lo (wudu), ter cuidado com seu armazenamento, e respeito, não o levando por exemplo para se ler no banheiro, e sempre o apoiando em ambiente limpo para a leitura.

Em minha casa, o Alcorão fica em um lugar só dele, o lugar de maior destaque na casa, sobre uma estante especial e cercado de carinho e reverência. Ele não fica armazenado na estante como os outros livros, e eu sempre faço wudu para lê-lo.

Eu leio o Alcorão todos os dias, ao menos uma Surata. e sempre me certifico de que a leitura será feita com a maior reverência e higiene possível, nunca o coloco sobre a mesa sem antes verificar se a mesma está limpa, nunca coloco minhas mãos em suas folhas sem antes estar purificada.

Na casa de uma pessoa que seja muçulmana, o Alcorão nunca fica também exposto como enfeite, aberto em determinada folha e ali estando sem se mover, como vemos algumas vezes em casas de outras religiões de Livros.

Ao contrário, o Alcorão é um Livro vivo! Sempre consultado, lido, e sempre em comunicação na casa que o acolhe da maneira certa.

Então lembre-se disto, e por favor eu lhe peço, tenha respeito e reverência com o Alcorão.

Nenhum comentário: