sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os simples desejos de consumo de uma muçulmana brasileira 01 - HALAL

Eu, sempre que tenho tempo, como agora enquanto estou de férias, gosto de navegar na net e pesquisar sobre assuntos que me interessam.

Ontem eu estava mergulhada em mais uma destas pesquisas quando topei com um blog que sinceramente me fez me morder de invejinha. Tratava-se de um blog de uma muçulmana dos EUA.

A primeira coisa que notei ao ler o blog foi que, de fato, o Islam está mesmo em crescimento acentuado por lá, e isto é ótimo. Pelo que sei os EUA é o país com o maior número de muçulmano nas Américas, algo em torno de 5 milhões, seguido pelo Brasil que já tem em torno de 1 milhão e meio de muçulmanos, e isto está provocando muitas mudanças naquele país.

Uma destas mudanças retratadas pelo blog é o fato de que, de uma hora para outra, alimentos Halal se tornaram um bom negócio nos EUA, tanto que a maioria das grandes marcas do setor alimentício já estão oferecendo linhas de produtos com certificado Halal, e pelo que percebi isto está se espalhando para todos os setores da produção de bens de consumo, de carne a refrigerantes, fast-foods, cosméticos, roupas, e outros inúmeros ítens. Mas o que me deu mesmo inveja foi ver a foto que eu publiquei aqui. Os supermercados e lojas estão abrindo sistematicamente setores de prateleiras dedicados exclusivamente a alimentos Halal! E estão fazendo isto porque estes produtos estão sendo cada vez mais procurados!

E nós aqui? =(

Nós aqui = NADA!

Será que já não está na hora das empresas do setor alimentício no Brasil reverem suas políticas? Já somos mais de 1 milhão e meio de muçulmanos, e o Islam está em franca expansão no Brasil, como consumidora eu afirmo tranquilamente, se no Brasil encontrássemos a oferta de alimentos halal, eu só compraria estes produtos, exclusivamente, e digo mais, acho que eu compraria mesmo se não fosse uma muçulmana, mas porque?

E afinal, o que é halal?

Vamos lá dar uma explicação compacta sobre o assunto.

Halal é o que é lícito, permitido. Neste contexto um alimento halal é aquele alimento que está de acordo com os conceitos islâmicos sobre alimentação, e estes conceitos versam sobre alguns assuntos bem interessantes e muito atuais: HIGIENE, E PRODUÇÃO NATURAL, portanto LIVRE DE CONTAMINANTES E SUBSTÂNCIAS QUE POSSAM FAZER MAL AO ORGANISMO E AO MEIO AMBIENTE.

O conceito Halal mostra como o Islam é de fato avançado, e afinado com a realidade em que vivemos, porque enquanto Din (modo de vida) ele traz conceitos que são de fato de vanguarda!

Neste sentido o alimento halal é controlado desde a sua origem para conseguir ter o certificado Halal.

Agora vamos falar sobre carne halal, quais são as suas condições para ser certificada?

Para receber o certificado halal, a carne deve comprovadamente vir de um animal cuja criação se deu em seu ambiente natural. Este animal deve ter sido criado também com alimentação correta sem adição de hormônios para provocar o crescimento e sem adição de nenhuma substância que o contamine e agrida o organismo humano em seu consumo.

O animal deve ter sido tratado de forma correta, estar bem alimentado, bem nutrido de água, e não deve sentir dor na hora do abate. O abate deve ser voltado para Makka, em ambiente extremamente higiênico, com faca exclusiva para este abate.

O abate deve ser realizado por funcionário muçulmano habilitado para o serviço.

Existe o corte apropriado para o abate halal, um corte que "desliga" automaticamente o animal, e um jeito certo de se fazer este corte, onde a lâmina da faca não é retirada após o rompimento da carne, a fim de minimizar ao máximo o sofrimento do animal.

Em seguida, ele deve ser inteiramente drenado de seu sangue, já que o sangue está entre o ilícito para consumo vetado por Allah em suas palavras no Alcorão.

O resultado é uma carne de sabor e saúde realmente diferenciados, de abate limpo e higiênico e que provoca o menor sofrimento possível no animal a ser abatido.

Então mesmo que eu não fosse muçulmana eu consumiria alimento halal, porque é garantia de qualidade e higiene, e todo o processo de produção é fiscalizado pela entidade islâmica que fornece o certificado, sendo rigorosa a fiscalização.

A algumas semanas atrás eu ganhei de presente do marido de uma grande amiga minha um frango halal, produzido no Brasil. Ele fez sucesso aqui em casa, nossa que sabor, e maciez, uma coisa realmente diferente, e eu fiquei feliz porque estava consumindo um produto totalmente de acordo com os conceitos da minha religião, o Islam.

O pior de tudo é que o Brasil produz sim alimentos halal, e para falar a verdade em grande escala! Verdadeiras mega-estruturas foram montadas dentro das fábricas do setor alimentício para o processamento e produção de alimentos halal e o setor está empregando muçulmanos habilitados para estes setores!

Mas infelizmente toda a produção é exportada para os países do Oriente Médio, não fica nada aqui!

Acho que já está mais do que na hora do Brasil também oferecer a seus consumidores a opção de alimentos halal, e não pensem que o não oferecimento deste tipo de produto faz com que as pessoas consumam a carne mesmo assim, sem ser halal.

A verdade é que, por conta desta triste realidade no Brasil, muitos muçulmanos acabam optando por não consumir carne, preferindo alimentos vegetarianos ou então como fazemos aqui em casa. Aqui não entra carne vermelha de forma alguma, só peixe!

E de vez em quando frango, mas procuramos ao menos dar preferência às marcas que produzem frango halal para exportação. Mas carne vermelha, seja de boi ou cordeiro, nem pensar!

Então este é um dos meus desejos de consumo atual, um sonho: chegar ao supermercado onde faço compras, e encontrar um setor de alimentos halal! =)

Salam!

Nenhum comentário: