segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

É, realmente a Globo nunca me decepciona...

Assisti hoje ao primeiro capítulo da novela "O Clone".

E cheguei à conclusão de que a Rede Globo é realmente maravilhosa! Ela nunca me decepciona, nunca me deixa com a sensação de que minha expectativas restaram frustradas, ela sempre corresponde àquilo que espero dela, e portanto é realmente a certeza de que estarei satisfeita!

Não! Não estou fora de meu juízo normal! Ao contrário, acho que com a Globo eu aprendi a chegar ao meu máximo de lucidez, porque vejam só: se eu tivesse alguma expectativa de que a emissora iria me surpreender com um padrão fora do comum em sua produção televisiva, se eu esperasse algo que tivesse realmente conotação com a realidade, que fosse embasado em pesquisa séria, em elementos verídicos, em excelência em matéria de retratar de fato, e não de forma fantasiosa e estereotipada aquilo ao qual supostamente se propõe, eu correria o risco de ficar realmente decepcionada, chateada, e até irritada com o que vi.

Mas no meu caso não, é o contrário! Com o tempo aprendi a esperar da emissora sempre o pior, o estereótipo, o engano, o fantasioso que sim deve ser elemento presente na concepção do que é diversão mas não à ponto de ser alienante como é, de forma a calar a mente de toda uma nação com a burrice explícita!

E neste sentido, ela nunca me decepciona não? Espero o pior, e ela me dá o pior!

A primeira impressão ao ver o início da novela foi "Em que planeta eu estava nesta época porque realmente nunca vi nada disto!". Esta parte eu não sei explicar, olha não sei se na época estava fazendo cursinho, ou por outra razão qualquer, apesar de ser fato que nunca fui fã da emissora e de TV em geral, mas o fato é que eu nunca vi nem sequer a abertura desta novela, nunca havia ouvido a música tema, nunca vi sequer uma cena, tenho certeza disto!

E fui lá conferir e, meus caríssimos, confesso que foi difícil aguentar até o final viu? Porque só no primeiro capítulo, o que eu mais fiz no início foi rir! Sim rir, como se estivesse assistindo a um filme de comédia, e confesso que em vários momentos é como me parecia ser, um filme de comédia, ou um daqueles maravilhosos programas humorísticos da emissora cuja única diferença de um para outro é o nome e a época, pois o resto é tudo igual.

A primeira aparição então da personagem principal, me provocou cólicas de tanto rir! Depois de um diálogo super interessante entre a tal de Jade, e a mãe dela, de hijab preto dentro de casa, sendo que só haviam as duas ali, e nenhum homem por perto, um diálogo sobre a "nossa religião" segundo elas, que proibia a Jade de fazer qualquer coisa, o que a deixava com uma carinha triste de mulher oprimida, e em que a mãe recomendava que ela não fosse a uma danceteria com amigas, porque não é um ambiente propício para uma muçulmana, ela diz conformada com a opressão que vai à praia, a mãe sorri, e diz "cuidado com o sol" e então aparece ela em plena praia do Rio de Janeiro de maiô! Aí eu pensei "Mas nossa não pode nada né? Mas ficar seminua na praia pode né? Ah que bom..." ou seja, não era melhor ela ir para a danceteria segundo os conceitos das duas? Hahahahaha...

Ah só para explicar para quem não entende, estou criticando o diálogo tresloucado, e não o maiô.

Mas depois de um tempo eu já não aguentava mais, sabem? O padrão Globo me satura, me irrita, porque é realmente um fast-food, onde todos os pratos têm o mesmo gosto e só muda a cor ou o nome, onde tudo já vem mastigado e vazio, sem substância, onde se coloca o cérebro de férias, ou em um estado de letargia que dá até sono.

Mas eu resisti! Bravamente foi até o fim! Pensei "OK, já que a novela realmente superou minhas piores expectativas deixe-me ao menos me entreter com uma ou outra música que se salvava e com lugares e cenas de rua do Cairo e do Marrocos..."

E foi assim, um show de enganos e desenganos. Até o fim! E realmente foi o fim para mim, porque só um capítulo já me basta.

Bom né? Isto quer dizer que posso usar este horário da novela para algo mais útil... =)

Salam!

Um comentário:

maria helena disse...

salam aleikom!!!!
eu assisti à novela na época da exibição, em 2002, quando estava recém realizando meu sonho de aprender a dança do ventre.
ainda bem que eu não achei suficientes as informações sobre o mundo islâmico vindas da novela, e fui pesquisar....
aí hoje, 9 anos depois, começo a assistir a reprise da novela, e tb me espanto com certas coisas, tipo a jade não pode nada, tem que ficar só dentro de casa, então não deveria nem ir à escola!!!!
e achei totalmente errada a postura do tio ali, o modo como ele castigou a jade naquela cena em que o bocó do lucas entra na sala onde a jade tava dançando... até parece que não se ia ter bom senso de ver que a culpa não foi da jade!!!!
enfim, pelo que tenho aprendido nestes anos de estudo da cultura árabe e muçulmana, é o contrário do que está sendo mostrado na novela, especialmente em relação à jade.
como é bom que eu tenha estudado, para hoje poder ter esta postura crítica e esclarecer muitos amigos e amigas quando me perguntam sobre alguns aspectos do mundo árabe.