sábado, 22 de janeiro de 2011

Shahadah - como uma pessoa se torna muçulmana


Pela primeira vez escrevo um post meio que "sob encomenda". Me foi perguntado o que se deve fazer para que uma pessoa se torne muçulmana.

Então eu prometi que escreveria sobre isto no meu blog, e aqui estou escrevendo.

Antes de explicar "como se faz", vamos falar primeiro de algumas considerações.

Em primeiro lugar, não usamos o termo "conversão" quando nos referimos ao Islam. No lugar de "conversão", usamos o termo "reversão". Então se diz "Reversão ao Islam", ou por exemplo "Eu procedi à minha reversão...", "sou revertida ao Islam há mais de 2 anos..." etc...

E qual a explicação disto? Simples, como tudo o que há no Islam: acreditamos e afirmamos que verdadeiramente só existe um Deus, só Ele é digno de adoração, Ele é o Criador de tudo o que existe, e portanto tudo e todos vêm dele. Se todos vêm dele, então todos nascem muçulmanos essencialmente. Ao longo da vida cada um toma o seu caminho, alguns permanecem monoteístas e muçulmanos, outros seguem diferentes direções.

Estes que seguem diferentes direções, quando se tornam muçulmanos, estão não verdade voltando a Deus, porque vieram Dele, se afastaram, e através do Islam estão de volta.

Então a reversão é o ato de voltar a Deus.

Esclarecido estes ponto, outra coisa que devemos nos lembrar é que o Islam veio para facilitar, e não para complicar. Neste sentido, as práticas na verdade são sempre simples, e todas têm sempre uma explicação ou conceito por trás delas.

O Islam é a fé inteligente. Nada há no Islam que seja meramente uma ordem sem que não se tenha acesso ao porque daquela ordem, ou conceito. Você nunca fica sem resposta.

Então podemos concluir aqui que para se tornar muçulmano não há um ritual elaborado e cheio de mistérios e segredos, o que conta aqui é a intenção verdadeira, a fé viva de fato, e a extrema ligação de amor e submissão a Allah.

Temos 5 pilares da religião no Islam, já explanados em outro post neste meu cantinho, e a reversão representada pela SHAHADAH, é um destes pilares.

Proceder à Shahadah é dar o seu testemunho de fé, testemunhar que existe apenas um Deus, que só ele é digno de adoração, e que Muhammad (saws) é o seu último mensageiro.

Como fazer? Basta que você diga com toda a fé em seu coração:

"La ilaha ila Allah Muhammad rasulu lah.

Testemunho que não há divindade além de Allah e Muhammad é seu mensageiro."


Diga a frase em árabe e a frase em português.


Onde fazer? Se você puder fazer em uma mesquita com o testemunho de outros muçulmanos, será bom. Mas pode ser feito até mesmo em sua casa, e sem testemunhas. O importante mesmo é ter consciência do que está afirmando perante o mundo, do que está testemunhando, o importante é que você saiba de coração o que está falando e que seja feito de coração, por verdadeira fé em sua afirmação.

Pronto! Só isto! A partir destes testemunho dado, você acaba de se tornar um muçulmano. E tem mais, fazendo aqui referências às palavras que ouvi de um Iman em um vídeo sobre Shahadah que muito me emocionou, neste momento de sua reversão você se torna o mais perfeito dos muçulmanos, porque todas as suas faltas anteriores estão perdoadas, todos os seus erros perante Allah estão perdoados, e você tem de fato uma vida nova a partir deste momento.

E depois? Bem, depois vá com calma, não queira fazer tudo correndo e mudar toda a sua vida e seus hábitos de um dia para o outro.

Aos poucos, vá promovendo mudanças em sua vida. Começe por exemplo fazendo as 5 orações diárias, os Salats. Depois, aos poucos você pode ir mudando seus hábitos de vestimenta, roupas, e também de consumo, porque nós muçulmanos não bebemos bebidas alcoólicas, não usamos drogas, não nos entorpecemos já que temos 5 momentos para louvar a Allah por dia e você não vai se dirigir A Allah entorpecido, não comemos carne de porco, não consumimos sangue e derivados, e carne maturada (carniça). Mas vá aos poucos, e sempre, melhor ir devagar e com qualidade e consciência do que fazer tudo com pressa e de forma superficial, além de ser mais saudável para você, e ser saudável é também uma forma de louvar à Allah.

Entenda que o Islam é um sistema de vida, um modo de vida completo e perfeito, este é um grande conceito, o Din. E estude sempre! É dever do muçulmano e da muçulmana, buscar o conhecimento do berço ao túmulo, leia o Alcorão e a Sunnah, e procure sempre construir o seu conhecimento à respeito da sua religião.

Bem, espero ter respondido à questão sobre a qual me propuz a dar a resposta com este post.

Que Allah abençoe a todos, seus passos, seus caminhos e a sua família, que sejas conduzido à senda reta.

Salam!

5 comentários:

nina disse...

olá gisele.

sou nina do rj,tenho buscado conhecimento sobre sua religião,e gosto muito dos ensinamentos.
perdi alguns amigos por querer me tornar uma muçulmana.
não concordo com muita coisa na religião em que meu irmão quer pra mim.
ele me foraça a uma coisa que não quero,não quero ser evangélica.
sinto que ainda me falta algo pra ser feliz,e me identifiquei muito com os muçulmanos.
se puder me ajudar te agradeço.

Gisele Marie Rocha disse...

Nina,

Que a paz de Deus esteja com você.

Fico muito feliz por sua visita ao meu cantinho, que Allah te encaminhe à senda reta e abençoe todos os seus dias, conta comigo para o que você precisar que eu te ajudo sim.

É interessante observar como somos nós muçulmanos de fato escolhidos, chamados, para a religião de Deus, neste sentido é válida a frase que diz que "A pessoa não escolhe o Islam, é o Islam que escolhe a pessoa..."

Salam!

Rosa Pugno disse...

Assalam waleikum, querida!
Eu de novo com perguntas básicas, mas vamos lá!
Bem, eu acho muito difícil falar árabe... até me inscrevi nas aulas de árabe na mesquita que eu vou, de vez em quando e começam em janeiro/2012. Eu posso fazer minhas orações em português, pelo menos por enquanto?
Outra coisa, onde eu encontro uma bússola que indique o sentido de Meca???
Obrigada desde já! Parece básico, mas para quem está engatinhando nesta religião, são coisas primordiais, porque as orações devem ser feitas diariamente e eu não as faço porque não sei a direção de Meca e em segundo, porque me disseram que elas tem que ser feitas em árabe e eu não sei falar nada em árabe!
Gratíssima querida e como sempre, seus posts perfeitos! E com um português perfeito também! hehe
Salam! :)

Gisele Marie Rocha disse...

Aleikum Salam Rosa Pugno

Tem sim como você fazer as orações mesmo antes de aprender a falar árabe através de transliteração, eu vou enviar para vc dois arquivos que vão te ajudar com isto tá bom?

Sobre a direção de Makka, entre no site www.islamicfinder.org e baixe o programa Athan Software, ele é muito fácil de instalar e não só informa a direção de Makka a partir da sua cidade como também avisa os horários da oração com o Azan, e traz aplicativos muito bons.

Espero ter te ajudado tá bom? =) Que Allah te abençoe sempre.

Salam

Rosa Pugno disse...

Mais uma vez, muito obrigada, irmã.
Eu recebi seu email e já baixei os arquivos e quanto ao link que você me mandou, vou baixar agora... Será realmente de grande ajuda porque eu desejo mesmo fazer as orações nos horários certos e ser uma muçulmana cada vez melhor...
Agradeço desde já pela sua atenção e seu carinho e ajuda.
Salam!